Apresentamos
esta carta da forma como nos chegou: em duas versões, uma curta (mais
próxima ao original, segundo os pesquisadores) e outra um pouco mais
longa. É um documento importante no estudo da Eclesiologia, pois aqui se
comprova que a Hierarquia da Igreja, embasada no sacramento da Ordem, já
naquela época estava estruturada em três graus como ainda é
hoje: bispos, presbíteros e diáconos, sendo que ao bispo cabe a
presidência e a ele todos devem estar
submissos (caps. II a V).Também aqui se nota a estrita observância do
Domingo pelos cristãos, ao contrário do que defendia a seita dos
judaizantes: "não observamos mais o sábado, mas o Dia do Senhor"
(cap. IX), de onde se conclui, pela antiguidade da fonte, que essa norma
é, de fato, instituição apostólica. Inácio é enfaticamente contra os
costumes judaicos: "É absurdo professar Cristo Jesus e judaizar. O Cristianismo não
precisa abraçar o Judaísmo, mas o Judaísmo deve abraçar o Cristianismo"
(cap. X), texto que na versão longa
contém uma expressão mais contundente: "o Judaísmo agora chegou ao
fim", profetiza o santo Padre.
VERSÃO CURTA
Saudação
Inácio,
também chamado Teóforo, à [Igreja] abençoada na graça de Deus Pai, em Jesus
Cristo nosso Salvador, com quem eu saúdo a Igreja que está na Magnésia, próxima
ao [rio] Meandro, e desejo a ela grande alegria em Deus Pai e em Jesus Cristo.
Amor
na unidade
I. ¹Tendo sido informado sobre o vosso
amor devoto e perfeito alegrei-me profundamente e resolvi comunicar-me convosco
na fé em Jesus Cristo. ²Para aquele que pensa ser digno de portar o mais
honrável de todos os nomes, nestas cadeias que ora carrego, louvo as igrejas, nas
quais oro pela união entre o corpo e o espírito de Jesus Cristo, fonte
constante da nossa vida, da fé e do amor, e para as quais nada pode ser
especialmente preferível a Jesus e ao Pai; certamente encontraremos a Deus se
resistirmos a todos os assaltos do príncipe deste mundo.
2. ¹Portanto, já que tive a honra de vos
ver na pessoa de Damas, vosso ilustre bispo, e de vossos ilustres presbíteros,
Basso e Apolônio, bem como do diácono Zótio, meu companheiro de serviço, cuja
amizade espero sempre possuir - já que ele é submisso ao bispo como à graça de
Deus e ao presbitério como à lei de Jesus Cristo - [passo agora a vos
escrever]:
Respeito pelo bispo
3. ¹Não deveis tratar vosso bispo com
tanta familiaridade em razão de sua juventude, mas deveis tratá-lo com toda a
reverência, respeitando ao poder de Deus Pai, assim como fazem os santos presbíteros
- como fiquei sabendo - que não o julgaram imprudentemente, a partir de
sua aparência jovem claramente manifesta, mas, sendo prudentes em Deus,
submeteram-se a ele, ou melhor, não a ele, mas ao Pai de Jesus Cristo, que é o Bispo
de todos nós. ²Assim, é adequado a vós, sem qualquer hipocrisia, obedecerdes
[ao vosso bispo], em honra d´Aquele que nos amou tanto, já que[pela falsa
conduta] não setenta enganar ao bispo visível, mas Àquele que é invisível. E,
com tal conduta, não se faz referência ao homem, mas a Deus, que conhece todos
os segredos.
4. ¹É adequado, então, não apenas ser chamados
"cristãos", mas sê-lo também de verdade: como alguém reconhece outro
com o título de bispo e depois faz todas as coisas sem ele? Tais pessoas
parecem-me desprovidas de boa consciência, visto que se reúnem em desconformidade
com o mandamento.
5. ¹Visto, então, que todas as coisas têm
um fim, estas duas coisas são simultaneamente à nossa frente: a morte e a vida;
todos encontrarão seu próprio lugar. ²É como se fossem dois tipos de moedas: a
de Deus e a do mundo, cada qual com suas próprias características estampadas
nelas. O descrente é deste mundo, mas o crente tem, no amor, a característica
de Deus Pai, por Jesus Cristo; se não estivermos prontos para morrerem Sua
Paixão, Sua vida não estará em nós.
6. ¹Nas pessoas acima mencionadas pude
observar, na fé e no amor, toda a vossa comunidade; assim, exorto-vos a estudarem
todas as coisas com divina harmonia, tendo vosso bispo presidindo no lugar de
Deus e vossos presbíteros no lugar da assembleia dos apóstolos, junto com seus
diáconos - que são muito queridos para mim -aos quais foi confiado o serviço de
Jesus Cristo, que estava com o Pai antes do início dos tempos e que por fim se
manifestou. ²Fazei tudo, então, imitando a mesma conduta divina, mantendo o
respeito uns pelos outros, não olhando para o seu próximo segundo a carne, mas amando-o
continuamente em Jesus Cristo. Que nada exista entre vós causando divisão, mas
sejais unidos ao vosso bispo e àqueles que vos presidem, como um sinal evidente
da vossa imortalidade.
7. ¹Assim como o Senhor nada fez sem o
Pai, ainda que estivesse unido a Ele, nem por si mesmo e nem pelos apóstolos,
também vós não deveis fazer nada sem o bispo e os presbíteros. Nem deveis
tentar fazer com que algo pareça razoável e justo para vós mesmos; mas,
reunindo-vos num mesmo lugar, orai uma única prece, fazei uma única súplica,
tenham uma única mente e esperança, no amor e na alegria imaculada. Há um só
Jesus Cristo e nada é melhor que Ele. ²Então, correi todos juntos ao único
templo de Deus, ao único altar, ao único Jesus Cristo, que procede do único
Pai, está com Ele e a Ele retornou.
Cuidado com os judaizantes
8. ¹Não sejais enganados por doutrinas
estranhas, nem por velhas fábulas, as quais são inúteis, pois se ainda vivemos
segundo a Lei dos judeus, devemos reconhecer que não recebemos a graça.²Ora, os
diviníssimos profetas viveram segundo Cristo Jesus e, por isso, acabaram sendo perseguidos,
pois eram inspirados por Sua graça a convencerem plenamente os descrentes de
que existe apenas um Deus, que Se manifestou por Jesus Cristo, Seu Filho, o
qual é o Seu Verbo eterno - não procedendo do silêncio - e que em todas as
coisas agradou Aquele que O enviou.
9. ¹Se, então, aqueles que eram educados
na antiga ordem das coisas se apossaram da nova esperança, não mais observando
o sábado, mas observando o Dia do Senhor, no qual também a nossa vida foi
libertada por Ele e por Sua morte -alguns negam que por tal mistério obtemos a
fé e que nele perseveramos para serem contados como discípulos de Jesus Cristo,
nosso único Mestre -²como seremos capazes de viver longe Dele, cujos discípulos
e os próprios profetas esperaram no Espírito para que Ele fosse o Instrutor
deles? Era Ele que certamente esperavam, pois vindo, os libertou da morte.
10. ¹Assim, não sejamos insensíveis à Sua
bondade. Se Ele nos recompensas se conforme as nossas obras, certamente
deixaríamos de existir. Porém, por termos tornado Seus discípulos, devemos
aprendera viver de acordo com os princípios do Cristianismo. Quem é chamado por
outro nome além deste não é de Deus. ²Abandonando, contudo, o mal, o passado,
as más influências, estais vós sendo chamados a mudar de comportamento, o qual
é de Jesus Cristo. Sede temperados Nele, para que ninguém entre vós seja corrompido,
já que por vosso sabor próprio seríeis condenados. ³É absurdo professar Cristo
Jesus e judaizar. O Cristianismo não precisa abraçar o Judaísmo, mas o Judaísmo
deve abraçar o Cristianismo, para que toda língua possa professar a companhia
de Deus.
11. ¹Amados: estas coisas [que vos escrevo]
- não que eu saiba algo sobre o vosso comportamento, mas por ser inferior a vós
– tem por objetivo preveni-los para que não sejais fisgados pelos anzóis da vã
doutrina, mas para que possais conquistar a segurança plena a respeito do
nascimento, paixão e ressurreição que ocorreram na época do governo de Pôncio Pilatos,
sendo verdadeiro e certo que tais eventos foram efetuados por Jesus Cristo,
nossa esperança, de quem jamais possais ser afastados.
Viver na fé e na unidade
12. ¹Que eu possa alegrar-me convosco em
todas as coisas, se o merecer! Mesmo acorrentado, não sou digno de ser
comparado a qualquer de vós que estais em liberdade. Sei que vós não estais inchados
de orgulho. Já que possuis Jesus Cristo em vós mesmos. E tudo o mais que louvo
em vós, sei que guardais com modéstia de espírito; como está escrito: "O
homem justo é seu próprio acusador".
13. ¹Portanto, estudai para manter-vos na
doutrina do Senhor e dos apóstolos, para que todas as coisas que fizerdes
possam prosperar tanto na carne quanto no espírito, na fé e no amor, no Filho e
no Pai e no Espírito, no princípio e no fim; unidos com o vosso admirável bispo,
com toda a preciosa coroa espiritual do vosso presbitério e com os diáconos que
estão em conformidade com Deus. Sejais submissos ao bispo e uns aos outros,
como Jesus Cristo é com o Pai, segundo a carne, e os apóstolos com Cristo, o
Pai e o Espírito. Que haja assim uma união entre a carne e o espírito.
Saudação Final
14. ¹Sei que estais repletos de Deus e, por
isso, exortei-vos brevemente. Lembrai-vos de mim em vossas orações, para que eu
possa alcançar a Deus. E [lembrai-vos também] da Igreja que está na Síria, já
que não sou digno de portá-la em meu nome. Necessito da vossa oração unida em Deus
e do vosso amor, para que a Igreja da Síria seja considerada digna de ser
refrescada pela vossa Igreja.
15. ¹Os efésios que habitam em Esmirna - de
onde eu vos escrevo - estão aqui para a glória de Deus, como vós também
fizestes; eles me reconfortam e vos saúdam juntamente com Policarpo, bispo dos esmirnicenses.
As demais igrejas, em honra de Jesus Cristo, também vos saúdam. Ficai bem na harmonia
de Deus, vós que obtivestes o Espírito inseparável que é Jesus Cristo.
VERSÃO LONGA
Inácio,
também chamado Teóforo, à [Igreja] abençoada na graça de Deus Pai, em Jesus
Cristo nosso Salvador, com quem eu saúdo a Igreja que está na Magnésia, próxima
ao [rio] Meandro, e desejo a ela grande alegria em Deus Pai e em Jesus Cristo,
nosso Senhor, em quem vocês poderão encontrar grande alegria.
I. ¹Tendo sido informado sobre o vosso
amor devoto e perfeito, alegrei-me profundamente e resolvi comunicar-me
convosco na fé em Jesus Cristo. ² Para aquele que pensa ser digno de portar um
nome divino e desejável, nestas cadeias que ora carrego, louvo as igrejas, nas
quais oro pela união entre o corpo e o espírito de Jesus Cristo, "que é o
Salvador de todos os homens, mas especialmente daqueles que crêem, por cujo
sangue vós todos fostes redimidos e por quem pudestes conhecer a Deus, isto é,
fostes conhecidos por Ele; resistindo com Ele, escapareis de todos os assaltos
deste mundo, pois 'Ele é fiel e não permitirá que sejais tentados acima do que
puderdes resistir'".
II. ¹Portanto, já que tive a honra de vos
verna pessoa de Damas, vosso ilustre bispo, e de vossos ilustres presbíteros,
Basso e Apolônio, bem como do diácono Zótio, meu companheiro de serviço, cuja
amizade espero sempre possuir - já que ele é submisso ao bispo como à graça de
Deus e ao presbitério como à lei de Jesus Cristo - [passo agora avos escrever]:
III.
Não
deveis desprezar a idade do vosso bispo, mas tratá-lo com toda a reverência,
conforme o desejo de Deus Pai, assim como fazem os santos presbíteros - como
fiquei sabendo - não observando a sua manifesta juventude, mas o seu
conhecimento sobre Deus, já que "não é o ancião [necessariamente] sábio,
nem significa que o idoso possua prudência; o que importa é o espírito dos homens". Daniel,
o sábio, aos doze anos de idade, foi possuído pelo Espírito divino, e condenou
os anciãos - que em vão carregavam seus cabelos grisalhos - por acusarem em
falso e cobiçarem a esposa de um homem. Também Samuel, quando ainda era uma
pequena criança, reprovou Eli, que tinha 90 anos de idade, por honrar mais a
seus filhos do que a Deus. Da mesma maneira, também Jeremias recebeu esta mensagem
de Deus: "Não diga nada. Eu sou uma criança". Também Salomão e
Josias. O primeiro, sendo rei aos doze anos de idade, deu a terrível e difícil
sentença no caso das duas mulheres que disputavam pela mesma criança. O último,
subindo ao trono com oito anos de idade, ordenou a derrubada dos altares e
templos [dos ídolos], e a queima dos bosques dedicados aos demônios e não a
Deus. E ele destruiu os falsos sacerdotes, como impostores e corruptores dos
homens, mas não os adoradores da Deidade. Logo, a juventude não é para ser
desprezada quando é devotada a Deus. Mas deve ser desprezado aquilo que vier de
uma mente malvada, ainda que a pessoa seja anciã e experimentada. Timóteo, que
pregou sobre Cristo, era jovem quando ouviu seu mestre ensinar-lhe: "Não
deixe nenhum homem desprezar tua juventude, mas sejas tu um exemplo entre os
crentes, tanto na palavra quanto na conduta". Por isso, é coisa terrível
contradizer qualquer pessoa com a mesma semelhança. [Pela conduta] não se tenta
enganar aquele que é visível, mas [na realidade] zombar d'Aquele que é invisível,
e que, contudo, não pode ser zombado por ninguém. E tal conduta diz respeito
não ao homem, mas a Deus. Deus disse a Samuel: "Eles não zombaram de ti,
mas de Mim". E Moisés declarou: "O murmúrio deles não é contra nós,
mas contra o Senhor Deus". [De fato,] nenhum deles ficou sem punição,
porque se levantaram contra seus superiores. Datan e Abirão não falaram contra
a Lei, mas contra Moisés, e foram arremessados vivos no Hades. O mesmo ocorreu
com Corá e 250 indivíduos que conspiraram com ele contra Aarão: foram
destruídos pelo fogo. Ainda Absalão, que foi morto por seu irmão, foi suspenso
numa árvore e seu coração mau foi atravessado por flechas. Também Abedadan foi
decapitado pelo mesmo motivo. Uzias, quando ousou se opor aos sacerdotes e ao
sacerdócio, foi ferido pela lepra. Saul também foi desonrado por não conduzir
Samuel ao sumo-sacerdócio. Portanto, é vosso dever reverenciar os vossos
superiores.
IV. É adequado, então, não apenas ser
chamados "cristãos", mas sê-lo também de verdade. Não basta assim ser
apenas chamado, mas é necessário sê-lo também, como se passa com um homem
abençoado. Àqueles que falam do bispo, mas fazem todas as coisas sem ele,
declarará Aquele que é o verdadeiro e primeiro Bispo e único Sumo Sacerdote por
natureza: "Por que me chamais de 'Meu Senhor' se não fazeis oque vos
digo?". Tais pessoas parecem-me desprovidas de boa consciência; são
dissimuladoras e hipócritas.
V. Visto, então, que todas as coisas têm
um fim, é-nos colocada diante de nós a vida, fruto da nossa observância [aos
preceitos de Deus], e a morte, como resultado da desobediência; todos -
conforme a escolha que fizer - encontrarão seu próprio lugar, permitindo
escapar da morte e optar pela vida. Observo que duas características diferentes
são encontradas nos homens: a verdadeira moeda e a espúria. O verdadeiro fiel é
o tipo verdadeiro de moeda, cunhada pelo próprio Deus. O infiel, por sua vez, é
uma moeda falsa, ilegal, espúria, falsificada, cunhada não por Deus, mas pelo
diabo. Não estou querendo dizer que existem duas naturezas humanas diferentes;
existe apenas uma única humanidade que, às vezes, pertence a Deus, e outras
vezes, ao diabo. Se alguém é verdadeiramente religioso, será também homem de
Deus; mas, se não for religioso, será homem do diabo, não por sua natureza, mas
por sua própria escolha. O descrente possui a imagem do príncipe da maldade; o
crente possui a imagem do seu Príncipe, Deus Pai e Jesus Cristo; se não estivermos
prontos para morrer pela verdade em Sua Paixão, Sua vida não estará em nós.
VI. Nas pessoas acima mencionadas, pude observar,
na fé e no amor, toda a vossa comunidade; assim, exorto-vos a estudarem todas
as coisas com divina harmonia, tendo vosso bispo presidindo no lugar de Deus e vossos
presbíteros no lugar da assembleia dos apóstolos, junto com seus diáconos que
são muito queridos para mim – aos quais foi confiado o serviço de Jesus Cristo.
Ele, sendo estando com o Pai antes do início dos tempos, era o Verbo, o único Filho
gerado, e permanece o mesmo para sempre; e "o Seu reino não terá
fim", diz o profeta Daniel. Vamos todos, então, amar uns aos outros em
harmonia e que ninguém olhe para o seu próximo segundo a carne, mas em Cristo
Jesus. Que nada exista entre vós causando a divisão, mas sejais unidos ao vosso
bispo, e, através dele, submissos a Deus em Cristo.
VII Assim como o Senhor nada faz sem o Pai,
pois Ele diz: "Por Mim mesmo nada posso fazer", também assim deveis proceder;
nem o presbítero, nem o diácono, nem o leigo deve fazer algo sem o bispo. Nem
mesmo deveis fazer algo recomendável sem a sua aprovação. Pois tais coisas são
pecaminosas e se opõem a [o desejo] de Deus. Deveis todos juntos ir a um mesmo
lugar para orar. Deveis ser uma só
súplica comum, uma só mente, uma só esperança, mantendo uma fé sólida em Cristo
Jesus, pois não há nada melhor. Que vós todos sejais como um só homem, correndo
juntos para o templo de Deus, para o único altar, o único Jesus Cristo, Sumo
Sacerdote do Deus não gerado.
VIII. Não sejais enganados por doutrinas
estranhas, "nem prestai atenção a fábulas e genealogias intermináveis",
e em outras coisas que os judeus ostentarem. "As velhas coisas se
passaram; observai, pois, todas as coisas se tornaram novas". Se
vivêssemos ainda segundo a Lei dos judeus e a circuncisão da carne, teríamos
que negar a graça que recebemos. Ora, os divinos profetas viveram de acordo com
Jesus Cristo e, por isso, acabaram sendo perseguidos, pois eram inspirados pela
graça a convencerem plenamente os descrentes de que existe apenas um Deus, o
todo-poderoso, que Se manifestou por Jesus Cristo Seu Filho, que é Seu Verbo,
não expressado mas essencial. Com efeito, Ele não é a voz de uma expressão
articulada, mas uma substância gerada pelo poder divino, e que em todas as
coisas agradou Aquele que O enviou.
IX. Se, então, aqueles que eram versados
nas antigas Escrituras tiveram a esperança renovada, aguardando a vinda de
Cristo, como ensina o Senhor quando nos diz: "Se acreditastes em Moises,
deveríeis crer em Mim, pois foi de Mim que ele escreveu"; e novamente:
"Seu pai Abraão regozijou-se para ver o Meu dia e, quando o viu,
alegrou-se; pois antes de Abraão, Eu Sou". Como poderíamos ser capazes de
viver sem Ele? Os profetas eram Seus servos e O previram pelo Espírito, e O
esperaram como Instrutor e também como Senhor e Salvador, dizendo: "Ele
virá e nos salvará". Portanto, não precisamos mais manter o sábado, como
fazem os judeus, ou alegrar-se pelos dias de ociosidade, pois "aquele que
não trabalha, não deve comer". Também foi dito pelos [santos] oráculos:
"É pelo suor da tua face que comerás o teu pão". Mas deixe todo
aquele entre vós que ainda mantém o sábado por motivo espiritual, alegrando-se
na meditação da Lei e não no descanso do corpo, admirando a obra de Deus e não
comendo coisas preparadas no dia anterior, não fazendo uso de bebidas mornas ou
andando um certo limite prescrito, não deleitando-se por dançar e aplaudir, e
outras coisas sem sentido. Porém, após a observância do sábado, deve todo amigo
de Cristo observar o Dia do Senhor como festa, o dia da ressurreição, a rainha
e comandante de todos os dias [da semana]. Foi sobre isto que o profeta declarou: "Para encerrar, o oitavo
dia". [Foi nesse dia] que a nossa vida renasceu e a vitória sobre a morte
foi obtida em Cristo. Os filhos da perdição, os inimigos do Salvador negam
isto; "o deus deles é o próprio estômago, pois só pensam nas coisas
terrestres", são "amantes do prazer, e não amam a Deus; têm a forma
celestial, mas negam o poder disto". Esses são mercadores de Cristo,
corruptores da Sua Palavra; abrem a mão de Jesus e o põe a venda; corrompem as
mulheres, cobiçam os bens de seus próximos e buscam insaciavelmente a riqueza;
a estes [malfeitores] deveis pedir que sejam tocados pela misericórdia de Deus
através de nosso Senhor Jesus Cristo!
X. Assim, não sejamos insensíveis à Sua
bondade. Se Ele nos recompensasse conforme as nossas obras, certamente deixaríamos
de existir. "Se Tu, Senhor, marcar as iniqüidades, quem poderá ficar de
pé?". Devemos, portanto, provar a nós mesmos que merecemos o nome que recebemos
(=cristãos). Quem é chamado por outro nome além deste não é de Deus, pois não
recebeu a profecia que nos fala a respeito disso: "O povo será chamado por
um novo nome, pelo qual o Senhor os chamará, e será um povo santo". Isto
se cumpriu primeiramente na Síria, pois "os discípulos eram chamados de
cristãos na Antioquia", quando Paulo e Pedro estabeleciam as fundações da
Igreja. Abandonai, pois, a maldade, o passado, as influências viciadas e sereis
transformados no novo instrumento da graça. Permanecei em Cristo e o estranho
não obterá o domínio sobre vós. É absurdo professar Jesus Cristo com a língua e
cultivar na mente o Judaísmo, que agora chegou ao fim. Onde está o Cristianismo
não pode estar o Judaísmo. Cristo é único; toda nação que Nele crê e toda
língua que O confessa é, por Ele, conduzida até Deus. E aqueles que têm coração
duro devem tornar-se filhos de Abraão, o amigo de Deus; e em sua semente todos
serão abençoados e receberão a vida eterna em Cristo.
XI. Amados: estas coisas [que vos escrevo]
- não que eu saiba algo sobre o vosso comportamento, mas por ser inferior a vós
- tem por objetivo preveni-los para que não sejais fisgados pelos anzóis da vã
doutrina, mas para que possais conquistar a segurança plena em Cristo, que
estava com o Pai antes de todas as eras, e que mais tarde nasceu da Virgem
Maria sem qualquer intercurso com o homem. Ele também teve uma vida santa e
curou todo tipo de moléstia e enfermidade que atingia o povo, e realizou sinais
e maravilhas em benefício dos homens; e para aqueles que caíram no erro do
politeísmo, Ele permitiu conhecer o único e verdadeiro Deus, Seu Pai, e experimentou
a paixão, sofrendo na cruz em razão dos judeus assassinos, no tempo do
governador Pôncio Pilatos, quando Herodes era rei. Ele morreu e ressuscitou, e
ascendeu aos céus, de volta Àquele que o enviara, e sentou-se à mão direita de
Deus [Pai]; e retornará no fim dos tempos, na glória de Deus Pai, para julgar
os vivos e os mortos de acordo com assuas obras. Todo aquele que conhece e crê
nestas coisas com total segurança, é feliz; sejais, pois, agora, amantes de
Deus e de Cristo, garantia plena da nossa esperança, para que ninguém possa vos
desviar.
XII. Que eu possa alegrar-me convosco em
todas as coisas, se o merecer! Mesmo acorrentado, não sou digno de ser
comparado a qualquer de vós que estais em liberdade. Sei que vós não estais
inchados de orgulho, já que possuis Jesus em vós mesmos. E tudo o mais que
louvo em vós, sei que guardais com modéstia de espírito; como está escrito:
"O homem justo é seu próprio acusador"; e novamente:
"Declara primeiro as tuas iniqüidades e poderás ser justificado"; e
ainda: "Quando tiverdes feito todas as coisas que são ordenadas a ti,
seremos servos inúteis para aquele que aprecia entre os homens, uma abominação
aos olhos do Senhor"; também diz a Escritura: "Deus seja
misericordioso comigo, pecador". E Davi diz: "Quem sou eu perante Ti,
ó Senhor, já que Tu me glorificaste até agora?". E Moisés, que era "o
mais obediente de todos os homens", disse a Deus: "Minha voz é fraca
e mal sei falar". Sejais também pobres em espírito para que sejais
exaltados; pois "aquele que se humilhar será exaltado e aquele que se
exaltar será humilhado".
XIII. Portanto, estudai para manter-vos na doutrina
do Senhor e dos apóstolos, para que todas as coisas que fizerdes possam
prosperar tanto na carne quanto no espírito, na fé e no amor, unidos com o
vosso admirável bispo, com a preciosa coroa espiritual do vosso presbitério e
com os diáconos que estão em conformidade com Deus. Sejais submissos ao bispo e
uns aos outros, como Cristo é com o Pai, para que haja unidade entre vós, de acordo
com [a vontade de] Deus.
XIV. Sei que estais repletos de tudo o que é
bom e, por isso, exortei-vos brevemente no amor de Jesus Cristo. Lembrai-vos de
mim em vossas orações, para que eu possa alcançar a Deus. E [lembrai-vos também]
da Igreja que está na Síria, da qual não sou digno de ser chamado seu bispo.
Necessito da vossa oração unida em Deus e do vosso amor para que a Igreja da
Síria possa ser digna, conforme sua boa ordem, de ser edificada em Cristo.
XV. Os efésios que habitam em Esmirna - de
onde eu vos escrevo - estão aqui para a glória de Deus, como vós também
fizestes; eles me reconfortam e vos saúdam, assim como Policarpo. As demais igrejas,
em honra de Jesus Cristo, também vos saúdam. Ficai bem em harmonia, vós que obtivestes
o Espírito inseparável, em Jesus Cristo, pela vontade de Deus.
FONTE: http://textosantigos.blogspot.com/
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