1.
Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica.
2. Porque aquele que não a professar,
integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade.
3. A fé católica consiste em adorar
um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em um só Deus.
4. Sem confundir as Pessoas nem
separar a substância.
5. Porque uma só é a Pessoa do Pai,
outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.
6. Mas uma só é a divindade do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, co-eterna a majestade.
7. Tal qual é o Pai, tal é o Filho,
tal é o Espírito Santo.
8. O Pai é incriado, o Filho é
incriado, o Espírito Santo é incriado.
9. O Pai é imenso, o Filho é imenso,
o Espírito Santo é imenso.
10. O Pai é eterno, o Filho é eterno,
o Espírito Santo é eterno.
11. E contudo não são três eternos,
mas um só eterno.
12. Assim como não são três
incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
13. Da mesma maneira, o Pai é
onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
14. E contudo não são três
onipotentes, mas um só onipotente.
15. Assim o Pai é Deus, o Filho é
Deus, o Espírito Santo é Deus.
16. E contudo não são três deuses,
mas um só Deus.
17. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o
Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
18. E contudo não são três senhores,
mas um só Senhor.
19. Porque, assim como a verdade
cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo
modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
20. O Pai não foi feito, nem gerado,
nem criado por ninguém.
21. O Filho procede do Pai; não foi
feito nem criado, mas gerado.
22. O Espírito Santo não foi feito,
nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
23. Não há, pois, senão um só Pai, e
não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três
Espíritos Santos.
24. E nesta Trindade não há nem mais
antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são
co-eternas e iguais entre si.
25. De sorte que, como se disse
acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade, e a Trindade na unidade.
26. Quem, pois, quiser salvar-se deve
pensar assim a respeito da Trindade.
27. Mas, para alcançar a salvação, é necessário
ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
28. A pureza da nossa fé consiste,
pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é
Deus e homem.
29. É Deus, gerado na substância do
Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da
sua Mãe.
30. Deus perfeito e homem perfeito,
com alma racional e carne humana.
31. Igual ao Pai segundo a divindade;
menor que o Pai segundo a humanidade.
32. E, embora seja Deus e homem,
contudo não são dois, mas um só Cristo.
33. É um não porque a divindade se
tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.
34. Um, finalmente, não por confusão
de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.
35. Porque, assim como a alma
racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade
formam um só Cristo.
36. Ele sofreu a morte por nossa
salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.
37. Subiu aos Céus e está sentado à
direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os
mortos.
38. E, quando vier, todos os homens
ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos.
39. E os que tiverem praticado o bem
irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.
40. Esta é a fé católica, e quem não
a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.
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