1º - Foi só Maria quem encontrou graça diante de Deus, para Si, e
para cada homem em particular. Os patriarcas e os profetas, todos os santos da
Antiga Lei não puderam encontrar esta graça.
2º - Foi Ela que deu o ser e a vida ao Autor de toda graça, e, por
causa disso, Ela é chamada a Mãe da graça, Mater Gratiae.
3º - Deus Pai, de Quem todo dom perfeito e toda graça
desce como de sua fonte essencial, dando-Lhe Seu Filho, deu-Lhe todas as Suas
graças; de sorte que, como diz São Bernardo, a vontade de Deus Lhe foi dada
nEle e com Ele.
4º - Deus A escolheu para ser a tesoureira, a ecônoma
e a dispensadora de todas as Suas graças; de modo que todas Suas graças e todos
Seus dons passam por Suas mãos; e, conforme o poder que Ela recebeu dEle,
segundo São Bernardino, Ela dá a quem Ela quer, como Ela quer, quando Ela quer
e tanto quanto Ela quer, as graças do Pai Eterno, as virtudes de Jesus Cristo e
os dons do Espírito Santo.
5º - Assim como, na ordem natural, é preciso que uma criança tenha um
pai e uma mãe, do mesmo modo, na ordem da graça, é necessário que um verdadeiro
filho da Igreja tenha Deus por pai e Maria por mãe; e, se ele se gloria de ter
Deus por pai, não tendo o carinho de um verdadeiro filho por Maria, é um
farsante que não tem senão o demônio por pai.
6º - Uma vez que Maria formou o Chefe dos
predestinados, que é Jesus Cristo, cabe a Ela também formar os membros deste
Chefe, que são os verdadeiros cristãos: pois uma mãe não forma o chefe sem os
membros, nem os membros sem o chefe. Quem deseje, portanto, ser membro de Jesus
Cristo, pleno de graça e de verdade, deve ser formado em Maria por meio da
graça de Jesus Cristo, que reside nEla em plenitude, para ser comunicada em
plenitude aos verdadeiros membros de Jesus Cristo e a Seus verdadeiros filhos.
7º - O Espírito Santo tendo desposado Maria, e tendo
produzido nEla, e por Ela, e dEla, Jesus Cristo, esta obra-prima, o Verbo
Encarnado, como Ele nunca A repudiou, Ele continua a produzir todos os dias
nEla e por Ela, de uma maneira misteriosa, mas verdadeira, os predestinados.
8º - Maria recebeu de Deus uma dominação particular sobre as almas
para as nutrir e fazer crescer em Deus. Santo Agostinho diz mesmo que, neste
mundo, os predestinados estão todos contidos no seio de Maria, e que eles não
vêm à luz senão quando esta boa Mãe os faz nascer para a vida eterna. Em
conseqüência, como a criança tira todo seu alimento de sua mãe, que o dá
proporcionado à sua fraqueza, da mesma forma os predestinados tiram toda sua
nutrição espiritual e toda sua força de Maria.
9º - Foi a Maria que Deus Pai disse: In Jacob inhabita: Minha Filha,
habita em Jacó, quer dizer, nos Meus predestinados figurados por Jacó. Foi a
Maria que Deus Filho disse: In Israel haereditare: Minha querida Mãe, tende
Vossa herança em Israel, ou seja, nos predestinados. Enfim, foi a Maria que o
Espírito Santo disse: In electis meis mitte radices: Lançai, minha fiel Esposa,
raízes nos Meus eleitos. Qualquer um que seja, portanto, eleito e predestinado
tem a Santíssima Virgem habitando em sua casa, quer dizer, em sua alma, e ele A
deixa introduzir nela as raízes de uma profunda humildade, de uma ardente
caridade e de todas as virtudes.
10º - Maria é chamada por Santo Agostinho, e é, com efeito, o molde
vivo de Deus, forma Dei, quer dizer, somente nEla Deus feito homem foi formado
ao natural, sem que Lhe falte nenhum traço da Divindade, e é também nEla
somente que o homem pode ser formado em Deus ao natural, tanto quanto a
natureza humana é capaz, pela graça de Jesus Cristo.
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