25/02/2013

PRIMEIRO CONCÍLIO DE NICÉIA - O Credo de Eusébio


A seguir, o Credo que Eusébio de Cesaréia apresentou ao Concílio, que alguns supõem tenha sugerido o Credo adotado ao final. O texto é encontrado em carta à sua diocese (v.tb.: St. Atanásio e Teodoreto).
Outros, porém, observam que o Credo de Eusébio se posicionou de forma equívoca ou omissa quanto à definição do "consubstancial", palavra de primordial importância no Concílio.

Cremos num só Deus, Pai Todo-Poderoso,
Criador das coisas visíveis e invisíveis.


E no Senhor Jesus Cristo, porque ele é a Palavra de Deus,
Deus de Deus,
Luz da Luz,
Vida da Vida,
seu único Filho,
o primogênito de todas as criaturas,
gerado do Pai antes de todo o tempo,
por quem também tudo foi criado,
que se encarnou para nossa redenção,
que viveu e padeceu entre os homens,
ressuscitou ao terceiro dia,
retornou ao Pai,
e virá de novo um dia em sua glória para julgar os vivos e os mortos.
Cremos também no Espírito Santo.
Cremos que cada um dos três existe e subsiste:
o Pai verdadeiramente como Pai,
o Filho verdadeiramente como Filho,
o Espírito Santo verdadeiramente como Espírito Santo,
como Nosso Senhor também disse quando mandou seus discípulos para pregar:
"Ide e ensinai a todos os povos,
e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

Fonte: http://agnusdei.50webs.com

Um comentário:

  1. Do Wikipedia:

    COMENTÁRIOS A RESPEITO DE EUSÉBIO

    A sua doutrina

    Do ponto de vista dogmático, Eusébio apoia-se totalmente em Orígenes. Tal como este teólogo, partiu da ideia fundamental da soberania absoluta (“monarchia”) de Deus. Deus é a causa de todos os seres. Mas não é, meramente, uma causa; Nele, tudo o que é bom está incluído; Dele, toda a Vida é originada; e é a origem de toda a Virtude. É o Deus Supremo, ao qual, Cristo está sujeito como Deus segundo (secundário). Deus enviou Cristo para o Mundo para que este participasse das Graças incluídas na essência divina. Cristo é a única criatura realmente boa, possuindo a imagem de Deus, e sendo um raio de eterna luz; esta comparação com o raio de luz é, no entanto, de tal forma limitada que Eusébio necessita de, expressamente, enfatizar a auto-existência de Jesus.

    Eusébio tenta, assim, enfatizar a diferença das Pessoas da Trindade, mantendo a subordinação de Jesus a Deus (Eusébio nunca aplica a Jesus o termo “theos”) porque, segundo ele, tudo o que é defendido para além disso é suspeito de politeísmo ou de Sabelianismo. Crê que Jesus é uma criatura de Deus cuja geração ocorreu antes do Tempo. Jesus é, pela sua atividade, o órgão de Deus, o criador da vida, o princípio de todas as revelações divinas, que, no seu carácter absoluto é entronado sobre toda a criação. Este Logos Divino assumiu um corpo humano sem que o seu Ser fosse em algo alterado. A relação do Espírito Santo com a Santíssima Trindade é explicada por Eusébio em termos similares à relação entre o Pai e o Filho. Nada do que é apresentado nesta doutrina é original de Eusébio, tudo remetendo para a teologia de Orígenes. A falta de originalidade de Eusébio revela-se no facto de nunca ter apresentado as suas próprias ideias de forma sistemática.

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