Por Monsenhor
Henrique Magalhães
Editora
Vozes, 1946
AS SETE
ORDENS - 26 de Julho de 1940
O
Concílio Tridentino definiu que na Igreja Católica há uma hierarquia
estabelecida por ordenação divina, que consta de Bispos, Presbíteros e
ministros. Também definiu que há outras ordens maiores e menores, por meio das
quais se tende ao sacerdócio.[1]
Em
virtude destas definições, é de fé: 1.° — que há na Igreja várias ordens. 2.° —
que, por divina ordenação, há os Bispos, os Presbíteros e os ministros. 3.° —
sendo os diáconos os primeiros ministros inferiores ao presbíteros, é certo que
o diaconado é uma ordem de instituição divina.
Assim o
episcopado, o presbiterado e o diaconado têm, com certeza, a razão de
sacramento, instituído, portanto, por Jesus Cristo.
Na Igreja
primitiva, diz Santo Tomás de Aquino, em razão do seu pouco desenvolvimento,
todos os ministérios inferiores eram confiados aos diáconos. Ampliando-se
depois a cristandade e o culto divino, a Igreja dividiu por diversas ordens o
que se continha em uma só.[2]
Na Igreja
latina sete são as ordens, a saber: o sacerdócio, que abrange o presbiterado e
o episcopado. O diaconado e o sub-diaconado — como ordens maiores; e 4 ordens
menores.
Santo
Tomás ensina: o Sacramento da Ordem é ordenado especialmente à Eucaristia e
sete são os ofícios principais que se referem ao Santíssimo Sacramento: o
sacerdote que consagra a Eucaristia; o diácono que a dispensa; o subdiácono que
prepara nos vasos a matéria a consagrar; o acólito que prepara os vasos que não
são sagrados e os ministra ao celebrante; o exorcista que purifica os que estão
vexados pelo demônio, a fim de que possam comungar; o leitor que ensina os
fiéis a se prepararem para a comunhão; o ostiário ou porteiro que afasta do
altar os indignos de receber a Eucaristia.
Todas
essas ordens são, de certo modo, sagradas, pois são conferidas por um rito
sagrado e se referem ao sagrado ministério. Há, contudo, três que se dizem
especialmente sagradas: o sacerdócio, o diaconado e o subdiaconado. A primeira
se destina à consagração da Eucaristia e as duas outras fazem do homem seus
ministros muito próximos, servindo o altar, ao lado das sagradas espécies.
Chamam-se também ordens maiores e têm anexo o voto de castidade perpétua, em
razão da sua altíssima dignidade.
Apesar de
haver diversas ordens, um e o mesmo é o Sacramento da Ordem. O indivíduo, pois,
que se destina ao Sacerdócio, vai progressivamente recebendo cada uma dessas
ordens, subindo de degrau em degrau a escada que o levará ao altar de Deus.
Marcado
primeiro com a tonsura que o torna participante da herança que é o seu mesmo
Deus e Senhor, ele recebe as ordens menores, era cada uma das quais se
exercita, de acordo com a disciplina da Igreja. Recebe depois o subdiaconado, o
diaconado e, enfim, pelo presbiterado, tem o poder de consagrar a Hóstia e o
Cálice, no Sacrifício incruento da Missa!
Notas:
__________
[1]
Sessão XXIII, capítulos II e IV.
[2] Sup.
q. 37, c. 2, n.° 2.
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