DUBLIN - Quando em 1304 o arcebispo da real cidade de Cashel, na Irlanda, Maurice O'Carroll, voltava do' continente europeu em frágil barco, singrando mar tempestuoso, não podia imaginar que a bela imagenzínha de Nossa Senhora, por ele trazida, seria das poucas que sobreviveria às grandes tormentas que um dia se abateriam sobre a antiga ilha dos Santos e Sábios. Essa pequena imagem - esculpida em marfim - de Nossa Senhora, como que conversando com o Menino Jesus, representou um venerado tesouro para o virtuoso Prelado, acompanhando-o até seu túmulo, na igreja dos frades dominicanos, situada na cidade marítima de Youghal, ao sul da ilha irlandesa.
Durante um século, ficou. Esquecida a imagenzinha. A Irlanda, que fora anteriormente berço de santos, lamentavelmente resvalou por uma época de tibieza, de intrigas e maus costumes, inimaginável até então. Nessa era sombria, Nossa Senhora apareceu, em sonhos, a um dominicano, pedindo-lhe que sua imagem fosse desenterrada e novamente venerada. Foi tal o fervor e o movimento de conversões desencadeados, a partir de então, que rapidamente a igreja dos dominicanos em Y oughal tornou-se centro concorrido de peregrinos de toda a Irlanda. Eles acorriam em considerável número para rezar a Nossa Senhora das Graças.
Nova decadência: o
protestantismo
Porém, uma vez mais houve um abandono
dos caminhos de Deus, e, no reinado da ímpia Isabel I da Inglaterra, o espírito
de revolta protestante moveu acirrada perseguição à Fé católica, que ainda
vigorava na Irlanda. A igreja em Youghal foi destruída pelos protestantes, mas o
principal objeto de seu ódio - a imagenzínha de Nossa Senhora das. Graças -
fora salva a tempo pela heroica filha do nobre James Fitzmaurice Fitzgerald, a
qual mandou fazer um relicário de prata, que encerra até hoje a pequena imagem.
Apesar de séculos de guerras e
perseguições, Nossa Senhora das Graças continuou sendo venerada de modo
intenso. Um relatório do geral da Ordem Dominicana, datado de 1628, comenta:
" ... a devoção .... é diariamente recompensada por milagres e maravilhas.
E tão grande é a devoção, tão maravilhosos e tão frequentes
Os milagres, que a Imagem é
popularmente chamada 'Nossa Senhora das Graças e Milagres'''.
Após vencer inúmeras dificuldades, e
favorecida pela gradual diminuição das perseguições à Fé católica, a milagrosa
imagem acabou encontrando acolhida na igreja dos dominicanos de Cork, cidade
fundada no século VII por São Finbar. Aí, O antigo relicário de prata foi
incrustado num relicário dourado, em que figuram emblemas da Ordem dos
Pregadores, apoiado em pequenas esculturas de galgos irlandeses (Canis Fidelis
dos dominicanos). A imagenzinha de Nossa Senhora e do Menino Jesus aguarda os
inúmeros peregrinos do século XX, que a Ela acorrem para pedir-lhe proteção
nesta época de crise religiosa e de apostasia.
THOMAS DRAKE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.