Sagrada Congregação dos Seminários
e das Universidades
e das Universidades
INSTRUÇÃO
de 13 de abril de 1938
de 13 de abril de 1938
Sobre os erros atuais
(racismo, panteísmo, etc.)
(racismo, panteísmo, etc.)
Aos Reitores das Universidades Católicas,
para que os estudem e refutem cientificamente.
para que os estudem e refutem cientificamente.
sobre os erros do racismo
[(3) Collectanea Mechliniensia, agosto-setembro de 1938, p. 536. / Esta instrução sobre os erros racistas foi enviada aos reitores das Universidades e Seminários católicos. Na França, foi endereçada especialmente a Sua Eminência, o Cardeal Baudrillart, Reitor do Instituto Católico de Paris (Cf. La Croix, de 11 de maio de 1938).]
Roma, 13 de abril de 1938.
EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA,
Ano passado, na vigília da Natividade de Nosso Senhor, o augusto Pontífice ditosamente reinante, na sua alocução aos Eminentíssimos Cardeais e Prelados da Cúria Romana, falou com pesar da grave perseguição que sevicia, como todos sabem, contra a Igreja Católica.
A principal aflição do Santo Padre, todavia, vem de que, para desculpar tão grave injustiça, se interponham calúnias impudentes e se difundam por toda parte as doutrinas mais perniciosas, falsamente edulcoradas do nome de científicas, com o fito de perverter os espíritos e deles erradicar a verdadeira religião.
Em face dessa situação, a Sagrada Congregação para os Estudos ordena às Universidades e Faculdades católicas que envidem todos os esforços e atividade para defender a verdade contra a invasão dos erros em voga.
Assim, deverão os mestres aplicar-se com todos os seus recursos a tirar da biologia, da história, da filosofia, da apologética, das ciências jurídicas e morais, armas, para refutar com solidez e competência as asserções insustentáveis a seguir:
1. As raças humanas, por suas características naturais e imutáveis, são tão diferentes entre si que a mais ínfima delas dista mais da mais elevada do que da espécie animal mais elevada.
2. Cumpre por todos os meios conservar e cultivar o vigor da raça e a pureza do sangue; tudo o que conduza a esse resultado é, por esse fato mesmo, honesto e permitido.
3. É do sangue, foco das características da raça, que todas as qualidades intelectuais e morais do homem derivam como de sua fonte principal.
4. Objetivo essencial da educação é desenvolver as características da raça e inflamar os espíritos com um amor ardente pela sua própria raça como bem supremo.
5. A religião está sujeita à lei da raça e a ela deve se adaptar.
6. A fonte primeira e regra suprema de toda a ordem jurídica é o instinto racial.
7. Não existe senão o Cosmos ou Universo, o Ser Vivo; todas as coisas, inclusive o homem, nada mais são do que formas variadas, que se desabrocham ao longo das eras, do Universo vivente.
8. Cada homem não existe senão pelo Estado e para o Estado; tudo o que possui, de fato e de direito, deriva unicamente de uma concessão do Estado.
A estas proposições tão perigosas, poder-se-iam ainda facilmente juntar outras.
O Santíssimo Padre, Prefeito desta Sagrada Congregação, dá como certo que vós, Reverendíssimo Senhor, não negligenciareis nada, a fim de que as prescrições contidas nesta carta surtam pleno efeito.
Desincumbindo-me do dever de dela vos dar parte, exprimo-vos meus sentimentos respeitosíssimos, fazendo humilde vênia com a sagrada púrpura.
De vossa Excelência Reverendíssima, devotíssimo servidor in Christo,
ERNESTO RUFFINI,
Secretário.
_____________
REFERÊNCIA:
Sagrada Congregação dos Seminários e das Universidades, Instrução sobre os erros atuais: racismo, panteísmo, etc., aos Reitores das Universidades Católicas, 13 abr. 1938.
Trad. br. em paralelo com o texto em latim e francês. São Paulo, blogue Acies Ordinata, ed. F. Coelho, abr. 2015: http://wp.me/pw2MJ-2wG
Cf. Actes de S. S. Pie XI. Encycliques, Motu Proprio, Brefs, Allocutions, Actes des Dicastères, etc. Texte latin et traduction française. Tome XVIII (Années 1938-1939). Paris: Maison de la Bonne Presse, 1945, p. 86-88. [Nihil Obstat de 1939 / Imprimatur de 1945].
Via: “liberius.net/livres/Actes_de_S._S._Pie_XI_(tome_18)_000001031.pdf”.
CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS:
f.a.coelho@gmail.com
Fonte: Acies Ordinata: https://aciesordinata.wordpress.com/2015/04/04/a-voz-de-roma-xvi/
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade. Todo comentário é moderado.