"É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos Deus". - Santo Tomás de Aquino
Paulo Roberto de Oliveira Santos
Muitas são
as opiniões, quase nada se fala da verdade, sendo o amor à sabedoria
substituído pelo amor a si próprio, visto que cada indivíduo, na atualidade,
passa a ter uma espécie de respaldo moral e intelectual para produzir a própria
verdade, sem nenhum respeito à realidade ontológica. Se não se pode proibir o
acesso à palavra e a emissão das opiniões, por um lado, por outro, deve-se
perguntar: o respeito à opinião é um caminho para a verdade ou uma aniquilação
da mesma?
A sociedade
plural, livre e democrática pode ser um caminho para um amontoado de pessoas
relativistas, libertinas e tiranas, pois onde não prevalece a verdade, a
bondade e a beleza também ficam comprometidos. E sem tal ordenamento
intelectual, a formação moral fica decadente e o resultado é caótico como o que
se alastra hodiernamente: um amontoado de pessoas que não formam
necessariamente uma sociedade, pois não há parceria, associação legítima que
seja convergente com os verdadeiros fins da pessoa humana em sua dimensão mais
elevada. E justamente pela ausência do profundo conhecimento de quem seja o
homem, ocorre o relativismo, cada um faz sua verdade, a que mais lhe convém.
Onde não há verdade, também não pode haver liberdade, visto que esta supõe
aquela, pois como pode alguém escolher o melhor meio para alcançar sua
plenitude se não conhece verdadeiramente o bem a ser escolhido? E por fim, a
democracia, no sentido de ampla possibilidade de acesso de tudo a todos não
pode ser outra coisa senão uma farsa, e consequentemente uma tirania: são todos
os espíritos iguais para aspirarem às mesmas coisas (no que se refere aos bens
secundários)? Estão todos em real condição de escolher o melhor caminho,
especialmente no que tange a milhões de vidas?
O cerceamento
da liberdade e das opiniões obviamente não convém a uma sociedade justa e
harmônica. Porém, para que esta não se torne caótica, nos moldes acima
descritos, é necessário ter em vista que o exercício da liberdade e a emissão
das opiniões são caminhos para que as pessoas alcancem a verdade, pois esta é
um valor absoluto. Ademais, a opinião gratuita e sem respaldo na realidade
ontológica e objetiva, sem compromisso com a verdade, pode oferecer risco para
os espíritos desprevenidos e simples, para quem a licenciosidade de opiniões
pode conduzir a uma opressão, corromper os costumes e propagar o mal. Portanto,
o direito de dizer o que pensa não é nada perto do dever de conhecer e
proclamar a verdade, e o respeito às opiniões não é nada perto da conformação à
verdade. Se por um lado, as pessoas são diferentes e a sociedade plural, por
outro a natureza humana tem a mesma aspiração que constrange cada ser humano a
superar a opinião individual e abraçar a verdade universal; universal não no
sentido em que erroneamente tem sido empregado na atualidade, mas algo próximo
à etimologia da palavra, isto é, unum et versum, verter para a unidade,
voltar-se para a unidade. Verdade universal, portanto, não diz respeito a algo
relativista que agrada a todos, mas algo único, com o qual todos devem se
conformar.
Enfim, a
pluralidade da sociedade não significa que o bem e o mal, a verdade e a mentira
tem os mesmos direitos de circulação e divulgação, sem distinção e
discernimento, o que tem ocorrido sob o pretexto de liberdade de expressão.
Pluralidade significa que, mesmo sendo muitas as ideias e as pessoas que as
defendem, é necessário uma justa e harmônica associação geral das pessoas em
torno daquilo que é comum a todos, algo para o qual todos se voltam, o sumo bem
desejado por todos os homens. A pluralidade de ideias deve servir a unidade da
verdade, e não ser utilizada como pretexto para dispersa-la e ou omiti-la; é
necessário que a autoridade da verdade prevaleça sempre.
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