"Ut appropinquavit (Iesus) videns civitatem, flevit super illam – “Quando (Jesus) chegou perto, ao ver a cidade chorou sobre ela” (Lc 19, 41)"
Sumário. Infeliz da
alma que se obstina no pecado ou na tibieza. Adiando a sua conversão de dia
para dia, achar-se-á na hora da morte, assim como Jerusalém, cercada de
inimigos, que serão os remorsos da consciência, os assaltos dos demônios e os
receios da condenação eterna. Desta sorte a sua ruína será quase certa e
irreparável. Meu irmão, para que não te suceda tamanha desgraça, reconhece
agora o tempo da visitação amorosa do Senhor e obedece prontamente a seu
convite. Quem sabe se não é este o último?
I. Refere São Lucas que:
“quando Jesus chegou perto de Jerusalém, ao ver a
cidade chorou sobre ela e disse: Ah! se ao menos neste dia, que agora te é
dado, conhecesses ainda tu o que pode trazer-te a paz! Mas por ora tudo está
encoberto a teus olhos. Porque virão dias para ti, em que os teus inimigos te
cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão por todos os lados. E te
derribarão por terra a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre
pedra, porquanto não conheceste o tempo da tua visitação: Eo quod non
cognoveris tempus visitationis tuae“.
Sob a figura da Jerusalém
material, os Santos Padres veem a alma do pecador obstinado ou ainda a alma do
que é tíbio. Estas almas descuidadas, semelhantes aos desgraçados habitantes
daquela cidade infeliz, desprezam o tempo da visitação do Senhor e se obstinam
em não quererem obedecer à voz de Deus, que por meio dos superiores, dos
diretores espirituais ou das inspirações interiores os excita a emendarem a sua
vida desregrada.
Os desgraçados! O Redentor tem muita razão em derramar
por causa deles lágrimas copiosas, porque mais cedo ou mais tarde lhes tocará a
mesma sorte da ímpia cidade de Jerusalém: Circumdabunt te inimici tui
vallo (1) – “Os teus inimigos te cercarão de trincheiras”. Eles vão adiando
a sua conversão de dia para dia, e afinal, na hora da morte, ver-se-ão cercados
pelos seus inimigos, isso é, pelos remorsos da consciência, pelos assaltos dos
demônios e pelos receios da condenação eterna, de tal forma que a sua ruina
será quase certa e irreparável. Infeliz, pois, de quem se obstina no pecado ou
na tibieza.
II. Meu irmão, afim de que na
hora da morte não te suceda tamanha desgraça, reconhece agora o tempo da
visitação amorosa do Senhor e obedece de pronto ao seu convite. Quem sabe se a
leitura desta meditação não é para ti a última. Quero supor que estejas na
graça de Deus; porém, olha que não sejas do número daqueles tíbios, que pelas
suas negligências habituais causam a Deus tão grande náusea que começa a
vomitá-los de sua boca. Quia tepidus es, neque frigidus, neque calidus,
incipiam te evomere ex ore meo (2) – “Já que és tíbio, e não frio nem quente,
começarei a vomitar-te de minha boca”.
Meu amabilíssimo Jesus, não quero
esperar até a hora da morte para recorrer a Vós, meu Bem infinito. Reconheço
que pela minha tibieza mereci ser abandonado de Vós, privado de vossa luz e
desamparado de vossa graça. Mas ao ver que hoje me visitais tão amorosamente,
mostrando-me as lágrimas que derramais sobre a minha ruína eterna; ao ouvir
também a vossa voz, que por meio desta meditação de novo me convida ao vosso
amor, não quero desanimar e volto arrependido a lançar-me em vossos braços
paternais.
Perdoai-me, ó Senhor, já que
abomino e detesto, acima de todos os males, as ofensas, quer grandes quer
pequenas, que Vos fiz. Antes tivesse eu morrido mil vezes do que cometê-las.
Proponho para o futuro amar-Vos sempre de todo o coração e cumprir em todas as
coisas a vossa santíssima vontade. Dai-me a santa perseverança.
– “Rogo-Vos, ó Senhor, que
os ouvidos de vossa misericórdia estejam sempre abertos às minhas preces; e,
para que me possais conceder sempre o que Vos peço, fazei que eu só peça o que
for do vosso agrado.” (3)
Suplico-Vos esta graça pelos vossos merecimentos e
pela intercessão da minha querida Mãe, Maria.
Referências:
(1) Lc 19, 43
(2) Ap 3, 15
(3) Or. Dom. curr.
(LIGÓRIO, Afonso Maria de.
Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo II: Desde o Domingo da
Páscoa até a Undécima Semana depois de Pentecostes inclusive. Friburgo: Herder
& Cia, 1921, p. 285-287)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.