"Em todo o mundo, o Espírito Santo está abrindo corações e mentes dos padres para abraçar os grandes e antigos tesouros da nossa fé católica que foram enterrados e descartados durante os últimos 50 ou 60 anos"
Tradução Sensus fidei
Este
blog é para todos os padres católicos tradicionais, ou para aqueles de vocês
que estão apenas começando a descobrir o grande tesouro do Catolicismo
Tradicional. Em todo o mundo, o Espírito Santo está abrindo corações e mentes
dos padres para abraçar os grandes e antigos tesouros da nossa fé católica que
foram enterrados e descartados durante os últimos 50 ou 60 anos.
Para
muitos de nós, foi o ‘Summorum Pontificum’ do Papa Bento XVI, que abriu nossos
olhos e mente para coisas que mal ouvimos falar ou nunca sabíamos que antes
existiam. Daquele dia em diante, nós fomos conduzidos em uma muito emocionante,
mas, também, muito difícil jornada.
Primeiro nós descobrimos a
Santa Missa Tradicional de blogs e fotos. Mas, então, também descobrimos todos
os outros Sacramentos Latinos; como batismo, confirmação e matrimônio. Muitas
vezes, tem sido santos leigos os que têm nos mostrado e ensinado todas essas
coisas sagradas que nunca conhecêramos antes.
Então, descobrimos a enorme
diferença entre tudo o que sabemos; A Missa Nova, Novos Sacramentos e Novas
Orações, que com estes antigos Ritos Latinos começamos a estudar e a praticar.
Isso pode desencadear uma crise terrível em nosso sacerdócio. Não podemos negar
o que nós estamos fazendo todos os dias, como Sacerdotes Novus Ordo,
e a enorme diferença que experimentamos oficiando os antigos ritos como
sacerdotes tradicionais.
Antes, quando todos nós
oferecíamos e sabíamos o que era a Missa Novus Ordo,
Sacramentos e orações, estávamos satisfeitos, fazendo
o nosso melhor para oferecê-la de maneira sagrada e de acordo com as regras ou
rubricas. Mas, então, e especialmente depois que começamos a
oferecer estes Ritos Tridentinos, a diferença entre as rubricas e as orações,
olham-nos diretamente em nossos rostos.
A maioria de nós somos
obrigados a oferecer os Novas Sacramentos Novus Ordo. E aqui
está onde a crise começa a afetar a nossa consciência e o nosso sacerdócio. Um
exemplo são as rubricas que ditam a maneira em que a Hóstia e o Precioso Sangue
são tratados na Missa em latim em comparação com as rubricas mínimas contidas
na Missa Nova para a manipulação do Corpo e do Sangue de Jesus. O mesmo pode-se
dizer sobre a purificação dos vasos sagrados.
Então, quando as rubricas da
Missa Latina exigem explicitamente que Jesus só deve ser administrado
ajoelhando-se e na língua, ainda, na Missa Nova, somos obrigados a dar a
comunhão nas mãos e em pé. Os bispos obrigam os padres a usar Ministros
Extraordinários da Eucaristia para dar a Sagrada Comunhão, e para abençoar
todos os que se aproximam em pecado ou mesmo quem não é católico. Para nós,
sacerdotes, tentando viver nesses dois mundos, pode tornar-nos esquizofrênicos.
Uma
vez que começamos a batizar no rito latino, com seus muitos exorcismos, você vê
claramente a diferença gritante no novo rito de batismo, que só traz uma leve
menção de exorcismo, mas sem quaisquer palavras claras exorcizando o demônio da
criança.
A lista prossegue e prossegue.
Os magníficos paramentos versus os simples paramentos modernistas. As
longas orações para abençoar Água Benta e objetos. A cerimônia de casamento. A
Missa de Requiem para os mortos. O uso de banhar a ouro
cálices e patenas de prata. O Cálice, o corporal e as bursas. O tradicional
Calendário dos Santos.
Um único e enorme altar. Nas
novas igrejas e no rito, uma mesa é usada e chamada de ‘altar’. No rito antigo,
um altar-mor é usado com um altar de pedra e uma relíquia de algum mártir. Esta “mesa”[na Missa Nova] fala da Última Ceia. O altar de pedra
[na Missa Tridentina] fala do sacrifício de Jesus na Cruz por nós, pecadores.
Nas
orações da Missa Nova, muito raramente é usada a palavra “sacrifício”. Na Missa
Tridentina, é usada muitas vezes e é o foco de toda a Missa. É chamado o Santo
Sacrifício da Missa. Na Missa Nova, isso é chamado de celebração da Santa
Eucaristia.
Escreverei mais sobre esta
crise gradual, que quaisquer sacerdotes católicos sinceramente santos irão
passar, quando eles descobrem e oferecem os dois ritos, o novo e o velho Rito
Romano, juntos. Eu também quero escrever mais sobre a perseguição que nós,
sacerdotes, encontramos quando ousamos dizer a verdade, “QUE A MISSA
TRADICIONAL TEM MAIS REVERÊNCIA E PROTEÇÃO PARA COM DEUS/JESUS NA EUCARISTIA DO
QUE A MISSA NOVA”.
O que faremos nesta crise do
nosso sacerdócio católico? Vamos rezar, vamos continuar aprendendo e tomando
decisões que exigem muita fé. Devemos permitir que nossos pastores e bispos
saibam o que está se passando em nossa consciência. Talvez, tenhamos que mudar
de paróquias ou de dioceses onde seremos capazes de oferecer a Missa
tradicional. Talvez, tenhamos de oferecer os novos ritos com grande dor,
enquanto continuamos a oferecer os ritos antigos.
Nós não queremos a abandonar o
barco, embora isto seja muito tentador a fazer. Queremos ficar na Igreja canonicamente. Precisamos
ter fé que Deus cuidará de nós, mesmo que isso signifique ser terrivelmente
perseguidos pelos nossos bispos, colegas padres e paroquianos.
A
todos vocês padres maravilhosos que estão passando por essa crise, Deus e Maria
os sustentarão. Rezemos uns pelos outros e sigamos adiante firmes e serenos. A
verdade católica que descobrimos é VERDADE. Não há como voltar atrás. Deus
precisa de nós agora em Sua Igreja para ajudar a reforma, para renovar e
lembrar as pessoas de seus tesouros católicos que quase foram destruídos, mas,
que agora, estão sendo trazidos de volta à vida a preço de grande perseguição e
ostracismo.
Somos muito abençoados em
sermos católicos tradicionais e sacerdotes, e podermos ajudar a Deus quando Ele
mais precisa de nós nesse momento da história de Sua Igreja Católica.
Publicado originalmente: Traditional Catholic Priest – Traditional Catholic Priests In Crisis.
Artigo postado em 11 de maio de 2015, por Pe. Peter Carota, in memoriam.
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