“Em nossos corações; em nossas famílias; em nossas paróquias; em nossas escolas e universidades; em nossos escritórios, lugares de trabalho, serviço, repouso; em nossas cidades e vilas; em toda a nação e no Estado polonês”.
Péricles Capanema
Em
artigo recente, intitulado “Cristandade”,
festejei, embora admitindo eventuais senões, a consagração do Peru ao Sagrado
Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Na ocasião, notei: “Cristandade, realidade esquecida,
enterrada, até vilipendiada. O progressismo católico a abomina, tantos
católicos, mesmo de boa orientação, substituem o termo por outros, temerosos de
empregar anacronismo não mais aceito, nem sequer tolerado em certos círculos.
Na Grécia antiga pela pena do ostracismo o cidadão era expulso do convívio de
seus pares. Cristandade parece tê-la sofrido. Fale dela em seus círculos,
qualquer deles, vão torcer o nariz. Deveria ser o contrário.”
*
* *
O presidente peruano
Pedro Pablo Kuczynski tem antepassados na Polônia. E é de consagração e
Cristandade na Polônia que vou tratar agora. É preciso repetir o que afirmei no
outro artigo, tudo o que lembra Cristandade merece registro. E na Polônia teve
outra importância que no Peru.
Cracóvia. Em 19 de novembro, ecoando prática tradicional na
Igreja, infelizmente de há pelo menos algumas décadas virtualmente abandonada,
os bispos da Polônia, o presidente da República [na foto, à direita de
sua mãe e alguns de seus ministros], o primeiro-ministro, os
presidentes da Dieta (espécie da Câmara dos Deputados), do Senado, ministros,
deputados, diante de aproximadamente 100 mil fiéis consagraram a Polônia a
Cristo Rei.
De passagem, estou
certo e constato com tristeza: mesmo longinquamente, nada do que aconteceu na
Polônia será promovido entre nós pela CNBB e por titulares do Poder Público. A
última da CNBB: condenar a PEC 241, a do teto nos gastos públicos, como de
hábito somando sua voz à gritaria estridente do PT, PC do B, MST e agitadores
congêneres. Ao mesmo tempo, manter silêncio, pelo menos até agora, também com
muito de habitual, a respeito da ampliação dos casos de aborto, autorizada pela
1ª turma do STF (até o terceiro mês da gestação já não é mais crime).
*
* *
Volto à Polônia. O
ato solene, precedido de novena de preparação, realizada no sábado em Cracóvia,
foi repetido no domingo em todas as igrejas do País. Abaixo, trechos da
consagração, que começa
“Ó Rei imortal de todas as épocas, Senhor
Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador. Neste ano jubileu do 1050º aniversário do
batismo da Polônia, neste jubileu extraordinário da misericórdia, nós, os
poloneses, colocamo-nos diante de Vós, com nossas autoridades, o Clero e o
laicato, para reconhecer vosso reino, submeter-nos à vossa lei, consagrar-vos
nossa Pátria e todo o nosso povo. Diante do Céu e da Terra confessamos que
temos necessidade de vossa lei. Reconhecemos que só Vós tendes uma lei santa e
perene para nós. Por isso, inclinando humildemente a cabeça diante de Vós, Rei
do Universo, nós reconhecemos a vossa soberania sobre a Polônia e todo nosso
povo vivendo na Pátria e disperso pelo mundo.”
O texto especifica
em que condições ele pede a Nosso Senhor Jesus Cristo que reine. Destaco:
“Em nossos corações; em nossas famílias;
em nossas paróquias; em nossas escolas e universidades; em nossos escritórios,
lugares de trabalho, serviço, repouso; em nossas cidades e vilas; em toda a
nação e no Estado polonês”.
Faz também
agradecimentos por graças recebidas:
“Pela graça do batismo e aliança com nosso
povo ao longo dos séculos; pela presença maternal e real de Maria em nossa
história; pela vossa fidelidade, apesar de nossas traições e fraquezas”.
Ecoando o
ensinamento tradicional de que a consagração é uma renovação das promessas do
batismo, afiança: “Renunciamos
ao demônio e a todas suas obras”.
A seguir enuncia
compromissos (“nós nos comprometemos”), de onde retiro:
“a ordenar toda nossa vida pessoal,
familiar e nacional segundo vossa lei; a cuidar da santidade de nossas famílias
e da educação cristã de nossos filhos; a construir vosso reino e a defendê-lo
em nossa nação”.
E termina assim:
“Aqui, a Polônia, por ocasião do 1050º de
seu batismo, aceitou oficialmente a realeza de Jesus Cristo. Glória ao Padre,
ao Filho, ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre.
Amém”.
*
* *
O valor de uma
consagração depende da pureza de intenção, da seriedade em conformar a vida
privada e pública ao que as palavras significam. No caso polonês, só o futuro
nos informará. Rezemos para que a nação corresponda a este favor celeste.
A cerimônia, a
solenidade, a representatividade, o texto, a união do poder temporal e da
Hierarquia num só movimento de religião mostram que lá permanecem vivas não
apenas a convicção de que atitudes dessa magnitude dão especial glória a Deus,
mas ainda a noção da enorme importância da ordem temporal cristã na salvação
das almas. Ademais, evidencia adesão a seu passado cristão.
Sucedeu na Polônia
uma santa insistência dos fiéis, a qual merece ser posta em relevo. Em 2008, o
Episcopado desestimulou como inadequada e desnecessária consagrar o País a
Cristo-Rei, resistindo a justificados e reiterados pedidos. Tendo como pano de
fundo os ensinamentos tradicionais dos Papas, expostos em especial na Quas Primas de Pio XI, setores do Clero, do
laicato e deputados católicos continuaram a campanha. Acabaram dobrando o
Episcopado, que aderiu.
Em suma, os fatos
autorizam esperanças de que no interior do catolicismo polonês sopram ventos de
restauração cristã, prenúncio de chuva criadeira. Rorate coeli desúper et nubes
pluant Justum(derramai, ó céus, o vosso orvalho e as nuvens chovam o
Justo). Nesse século carente de bons exemplos, temos aqui um luminoso bom
exemplo, belo presente de Natal.
ARTIGO
SUGERIDO:
CRISTANDADE
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