▼

13/01/2017

13 de janeiro - Batismo do Senhor


“Depois de mim vem um homem que me foi preferido, porque era antes de mim.”


Duplo maior – Param. Brancos

É festa instituída em 1955, após ter sido suprimida a Oitava da Epifania.

O objeto da celebração litúrgica deste dia é o Batismo de Jesus (Ev.) e, secundariamente o nosso nascimento espiritual para a vida da graça.

A segunda manifestação do unigênito Filho de Deus (Secr.) que se revestiu da natureza de nossa carne (Or), realizou-se nas águas do Jordão, por ocasião de seu Batismo das mãos de S. João Batista (Ev.). Jesus assumiu a natureza do homem pecador e se fez em tudo semelhante a nós, exceto no pecado (Or.).

A manifestação de Jesus por ocasião de seu Batismo tornou-se uma constante atualidade na Comunhão, mediante a qual o Salvador enche a alma de sua própria vida e de seu espírito, dirige-a com o celeste esplendor de seus exemplos (Pós-com.) e incorpora-a a si mesmo até tornar-se uma só coisa com ela.

Missal Romano Cotidiano Latim-Português – Edições Paulinas - 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade. Todo comentário é moderado.