Ave maris stella,
Dei Mater alma,
Atque semper Virgo,
Felix caeli porta.
Nada
mais suave para os ouvidos de Maria do que a voz de seus filhos, dirigindo-lhe
a saudação angélica. Esta saudação faz estremecer-lhe o coração, como no dia da
Anunciação. O fato seguinte o prova com evidência, e se deu com São Bernardo,
um dos mais ilustres servos de Maria.
No
meio do século XII, existia nas florestas que separam as Flandres do Brabante
uma ermida de religiosos beneditinos, célebre sob o nome de abadia de Afligem.
Bernardo, percorrendo a Alemanha para pregar a segunda Cruzada, foi descansar
alguns dias no piedoso convento. Uma estátua de Maria estava no fundo do
claustro, na grande galeria. Com o divino filho nos braços, Maria parecia olhar
com ternura para os religiosos que ali passavam. Bernardo dirigia-lhe a
saudação angélica todas as vezes que passava diante dela:
—
Ave, Maria! — dizia ele.
Um
dia, ajoelhou-se aos pés da imagem, repetindo com efusão sua saudação favorita.
No momento em que acabava de dizer “Ave, Maria!”, da imagem Maria respondeu:
—
Ave, Bernardo! — Eu te saúdo, ó Bernardo!
É
impossível descrever a impressão que estas palavras produziram nos
circunstantes, e em particular na alma de Bernardo. Estremeceu, como Santa
Isabel no dia da Visitação, quando Maria a saudou: “E donde me vem esta
felicidade — exclamou Isabel — que a mãe de meu Senhor se digne visitar-me?”
(São Lucas 1, 43). Sem dúvida, a alma de Bernardo, ouvindo a voz de sua Mãe bem
amada, derreteu-se de amor como a da esposa dos cânticos: “Minha alma desfez-se
em ternura ao som maravilhoso de sua voz”.
Ao
retirar-se, o santo abade de Claraval deixou na abadia a parte superior de seu
báculo, como penhor de agradecimento. A estátua conservou-se milagrosamente no
claustro até o ano de 1580, época em que foi despedaçada, e o convento saqueado
pelos protestantes. Dos pedaços recolhidos, fizeram-se duas novas estatuazinhas
à imitação da antiga. Uma delas venera-se ainda, na igreja dos beneditinos de
Termonde.
(“Maria
ensinada à mocidade” - Livraria Francisco Alves, 1915).
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