“Eis aqui a escrava do Senhor.
Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.”
Duplo de I classe - Param. brancos
O
mistério da Anunciação é recordado nas antigas fórmulas do Credo e encontra-se
em uma representação das Catacumbas do Século II. Os primeiros vestígios da
festa, associada antigamente à da Natividade de Cristo, são encontradas no
Século V e VI, até que tendo crescido a importância do Natal devido à heresia
de Nestório, foi desligada e fixada para 25 de março, como festa autônoma.
Sérgio I¹ deu-lhe maior solenidade, acrescentando-lhe uma procissão estacional
(Ladainha). A data da festa está em relação com o dia 25 de dezembro.
A
festa de hoje comemora o mais solene acontecimento da história da humanidade: o
Verbo eterno, por meio do qual o Pai criou todas as coisas, depois da
anunciação do Arcanjo São Gabriel, desceu do céu para fazer-se homem, com a
cooperação do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria (Or., Ev.), para livrar o homem do pecado e da condenação eterna e
restituir-lhe a justiça original.
Neste
dia, em que se cumpre a profecia de Isaías (Lição),
celebra-se o aniquilamento máximo do Verbo e recorda-se a maior dignidade e o
mais belo e glorioso dos privilégios marianos: “Maria é a verdadeira Mãe de
Cristo, Maria tornou-se também a mãe do gênero humano (Itr.), a dispensadora de todas as graças e de todas as virtudes (Gr.), a Rainha e o protótipo de todas as
virgens (Itr., Tr.).
No
seio da Virgem, o Filho de Deus tomou posse da humanidade, o Verbo divino
celebrou as núpcias com a natureza humana (Secr.).
Todas as almas são convidadas a conceber, formar e dar à luz espiritualmente a
Jesus, imitando-lhe as virtudes e comunicando-o ao próximo, mediante o bom
exemplo e a santidade dos costumes.
“Jesus
deseja que nós também pronunciemos o nosso fiat,
entregando-nos inteiramente a Ele. Neste total, perfeito, intimo, vivido,
consiste toda a santidade e a “perfeição” (Card.
Shuster).
Missal
Romano Cotidiano Latim-Português – Edições Paulinas – 1959
¹ - Papa São
Sérgio I (687-701)
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