10/08/2017

10 de agosto - São Lourenço Mártir


"Sua face b rilha de majestade e de glória: de santidade e de magnificência está repleto o seu tabernáculo"


Duplo de II classe – Param. vermelhos

São Lourenço¹ era o primeiro dos sete diáconos adidos à Igreja de Roma (Ev., Com.) e tinha o ofício de assistir o Pontífice (então São Sixto II²) na celebração dos divinos mistérios, de distribuir a Eucaristia e administrar os bens da Igreja (Ev.). Tendo-lhe imposto o prefeito de Roma que entregasse todas as riquezas da Igreja. Lourenço que já tinha distribuído em obras de caridade, fez passar diante do tirano uma fila imensa de pobres e disse-lhe: “Eis os tesouros da Igreja”. Preso, foi condenado a um martírio lento, doloroso, terrível: amarrado sobre uma grelha de ferro, foi queimado a fogo lento (Or.,Or.). O Aleluia faz menção da cura miraculosa do cego Crescêncio. O Intróito e o Ofertório aludem à suntuosa e importância basílica de São Lourenço “al Verano”, dedicada ao célebre Mártir Romano e padroeiro da cidade, ao lado de São Pedro e São Paulo.
O Santo oferece heroicos exemplos de fortaleza e de constância na profissão de fé, nomeio dos mais cruéis tormentos e de heroica alegria no sofrimento. Peçamos-lhe a graça de poder “extinguir a chama de nossos vícios” (Or.).
“Missal Romano Quotidiano – Latim/Português
Edições Paulinas-1959”


¹ Lourenço de Huesca – nasceu em Huesca ou Valência, Espanha em 225, martirizado em Roma a 10 de agosto de 258.
² São Sixto II – Foi o vigésimo quarto Papa, de 31 de agosto de 257 a 6 de agosto de 258. Martirizado durante a perseguição do Imperador Valeriano (Públio Licínio Valeriano, viveu de 200 a 260, imperador de 253 até sua morte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.