10/08/2017

10 de agosto - São Lourenço Mártir


"Sua face b rilha de majestade e de glória: de santidade e de magnificência está repleto o seu tabernáculo"


Duplo de II classe – Param. vermelhos

São Lourenço¹ era o primeiro dos sete diáconos adidos à Igreja de Roma (Ev., Com.) e tinha o ofício de assistir o Pontífice (então São Sixto II²) na celebração dos divinos mistérios, de distribuir a Eucaristia e administrar os bens da Igreja (Ev.). Tendo-lhe imposto o prefeito de Roma que entregasse todas as riquezas da Igreja. Lourenço que já tinha distribuído em obras de caridade, fez passar diante do tirano uma fila imensa de pobres e disse-lhe: “Eis os tesouros da Igreja”. Preso, foi condenado a um martírio lento, doloroso, terrível: amarrado sobre uma grelha de ferro, foi queimado a fogo lento (Or.,Or.). O Aleluia faz menção da cura miraculosa do cego Crescêncio. O Intróito e o Ofertório aludem à suntuosa e importância basílica de São Lourenço “al Verano”, dedicada ao célebre Mártir Romano e padroeiro da cidade, ao lado de São Pedro e São Paulo.
O Santo oferece heroicos exemplos de fortaleza e de constância na profissão de fé, nomeio dos mais cruéis tormentos e de heroica alegria no sofrimento. Peçamos-lhe a graça de poder “extinguir a chama de nossos vícios” (Or.).
“Missal Romano Quotidiano – Latim/Português
Edições Paulinas-1959”


¹ Lourenço de Huesca – nasceu em Huesca ou Valência, Espanha em 225, martirizado em Roma a 10 de agosto de 258.
² São Sixto II – Foi o vigésimo quarto Papa, de 31 de agosto de 257 a 6 de agosto de 258. Martirizado durante a perseguição do Imperador Valeriano (Públio Licínio Valeriano, viveu de 200 a 260, imperador de 253 até sua morte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.