23/09/2017

Sábado das Têmporas de setembro - jejum e abstinência

“Vinde, adoremos a Deus: prostremo-nos diante do Senhor e arrependamo-nos diante dele que nos criou, pois ele é o Senhor nosso Deus.”


Simples – Param. roxos
Estação em São Pedro
A liturgia da Missa recorda de novo as duas solenidades que os hebreus celebravam no sétimo mês do ano religioso: a festa da Expiação (I Lição) e a festa dos Tabernáculos, que durava oito dias e na qual o povo judeu habitava sob tendas recobertas de palmas e outros ramos de árvores (II Lição, Com.).
O rito da expiação era figura do Sacrifício da Cruz, que ofereceu, de uma vez por todas, a expiação total e a perfeita reparação do pecado e estabeleceu a aliança entre Deus e o homem (Ev.).
O Evangelho mostra a paciência do Salvador, ajudando o pecador com inspirações contínuas e suportando-o com longanimidade, não obstante sua resistência à graça. A III, IV e V Lição falam de sua infinita misericórdia no perdoar e proteger os que se arrependem dos próprios pecados.
A verdadeira conversão e a verdadeira penitência consistem na prática dos mandamentos de Deus, prática esta que encerra a devoção e o amor efetivo por Jesus (Secr.) os quais preparam a união eterna do céu (Pós-com.).
Hoje realizam-se as sagradas ordenações. Elevemos a Deus e à Virgem preces e mortificações pelos novos ministros.

Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.