07/10/2017

7 de outubro - Festa do santíssimo Rosário de Nossa Senhora

“Meu coração proferiu estas palavras felizes: É ao Rei que consagro as minhas ações”

Duplo de II classe – Param. brancos
A festa tem por finalidade agradecer a Maria os grandes favores concedidos à Igreja em diversas necessidades públicas, e honrar os principais mistérios da nossa Redenção (Or., Secr., Pós-com.).
São Pio V, em razão da vitória alcançada pelos cristãos sobre os turcos (7 de outubro de 1571), ordenou a comemoração da festa de Nossa Senhora das Vitórias. Este foi o prelúdio da “festa do Rosário”, estabelecida por Gregório XIII em 1573, para as igrejas “que tivessem uma capela ou um altar do Rosário” e estendida a toda Igreja por Clemente XI, após a vitória obtida por Carlos VI na Panônia, contra o exército turco (5 de agosto de 1716). Leão XIII, o Papa do Rosário, deu à festa grande solenidade e enriqueceu-a com um ofício e Missa próprios (1888).
O Rosário, em sua forma atual, remonta ao Século XII, e deve-se à Ordem Dominicana a sua propagação. É chamado “Saltério de Maria” ou dos fiéis, porque se compõe de cento e cinquenta Ave-Marias, o número de Salmos recitados pelos Sacerdotes no ofício divino. O Rosário compõe-se de quinze mistérios – o primeiro dos quais é narrado no Evangelho de hoje – os quais recordam fatos principais da vida de Jesus e Maria. Dividem-se em três classes: gozosos, dolorosos e gloriosos, segundo se referem à vida escondida, dolorosa ou gloriosa do Salvador e de Nossa Senhora. O Rosário reúne a oração mental (meditação dos mistérios) e vocal (recitação de um Pai Nosso e de dez Ave Marias em cada mistério).
Neste dia dedicado à Rainha do céu (Al.),á Virgem concebida desde toda eternidade na mente de Deus (Lição, Gr.), exultemos com toda a Igreja (Intr.) e coloquemos em sua cabeça uma tríplice coroa de rosas (Of., Com.), recitando devotamente o Rosário. É a oração inculcada mais vezes e com mais insistência pela própria Virgem, à qual é particularmente agradável. A Igreja também, em razão de sua eficácia e de sua fácil recitação, recomenda a reza cotidiana do Rosário, feita possivelmente por toda família reunida.
No mesmo dia comemora-se São Marcos, Papa e Confessor. Sucedeu à São Silvestre e governou a Igreja por oito meses durante o reinado de Constantino. Entregou-se com grande zelo à organização da Igreja e morreu em 336.

Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.