“Deus
pode fazer um mundo melhor, mas não poderia fazer uma mãe mais perfeita que a
Mãe de Deus”
Maria por sua maternidade divina possui uma relação real com o Verbo de
Deus feito carne; essa relação se encerra na Pessoa Incriada do Verbo
Encarnado, pois ela é Mãe de Jesus, que é Deus; a maternidade divina não se
encerra na humanidade de Jesus, mas sim na Pessoa de Jesus. Ele, e não sua
humanidade, é Filho de Maria. Como disse Caetano a maternidade divina
"atinge os limites da Divindade", é, pois, seu fim de ordem
hipostática, ordem da união pessoal da humanidade de Cristo com o Verbo
Encarnado. [...]
Esta
ordem da união hipostática supera imensamente a da graça e a da gloria, como
esta última supera a da natureza humana e até mesmo as naturezas angélicas
criadas e possíveis. Se as três ordens citadas por Pascoal em seus
"Pensamentos", o dos corpos, dos espíritos com suas faculdades
naturais e as vezes geniais e a da caridade sobrenatural, estão separadas por
uma distancia infinita, o mesmo deve ser dito da ordem hipostática em relação a
ordem da graça e da glória tal como se realizou nos maiores santos. "A
terra e seus impérios, o firmamento e suas estrelas não valem o que vale o mais
ínfimo pensamento; - todos os espíritos juntos (e suas faculdades naturais) não
valem tanto como o mais mínimo ato de caridade, que é de ordem distinta,
completamente sobrenatural". Da mesma maneira todos os atos de caridade
dos maiores santos, homens e anjos e sua gloria no céu, estão muito abaixo da
união pessoal ou hipostática da humanidade de Jesus com o Verbo. A Maternidade
Divina que se encerra na Pessoa Incriada do Verbo feito carne, supera, portanto
por sua finalidade, de uma maneira infinita a graça e a glória de todos os
eleitos e a plenitude da graça e da glória recebia pela mesma Virgem Maria.
Disse Santo Tomás [...] "A humanidade de Cristo por estar unida a Deus,
tem certa dignidade infinita por sua relação com o mesmo Deus, pois não pode
existir nada melhor que Deus mesmo". São Boaventura também disse
"Deus pode fazer um mundo melhor, mas não poderia fazer uma mãe mais
perfeita que a Mãe de Deus". Como nota P.E. Hugon, O.P, "A
Maternidade Divina é por sua natureza superior a filiação adotiva. Está não
estabelece mais que um parentesco espiritual e místico, mas a Maternidade
Divina da Santíssima Virgem estabelece uma relação de parentesco de natureza,
uma relação de consanguinidade com Jesus Cristo e de afinidade com toda
Santíssima Trindade. A filiação adotiva não obriga tão estritamente a Deus para
conosco; a Maternidade Divina obriga a Jesus os deveres de justiça que os
filhos, por obrigação natural, tem para com seus país, e confere a Maria
domínio e poder sobre Jesus, pois não é mais que um direito natural intimamente
unido a dignidade materna". A Maternidade Divina, por conseguinte, supera
todas as graças gratis datae ou carismas, como são a profecia, o conhecimento
dos segredos dos corações, o dom de milagres ou de línguas, porque estes dons,
externos, de certo modo são inferiores a graça santificante. Notemos também que
a Maternidade Divina é imperecível, enquanto que a graça se pode perder aqui na
terra.
Garrigou Lagrange,
La Madre de Dios y Nuestra Vida Interior, pp. 25-27.
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