“Ave,
Regina caelorum,
Ave, Domina Angelorum:
Salve, radix, salve, porta
Ex qua mundo lux est orta.”
Ave, Domina Angelorum:
Salve, radix, salve, porta
Ex qua mundo lux est orta.”
Duplo
de II classe – Param. roxos (na benção) e brancos (na Missa)
A
festa está em relação ao Natal, fechando-lhe dignamente o ciclo. Surgiu em
Jerusalém no século IV; depois, sob o nome de Ipapante, isto é, encontro do Senhor, espalhou-se por todo o
Oriente. Em Roma, é mencionada pela primeira vez por S. Sérgio I (687-701), o
qual deu provavelmente impulso à festa e à procissão já existentes. Apesar do
título, “Purificação de Nossa Senhora”, a festa celebra de modo especial a
oferta do Menino Jesus no Templo (Intr.,
Or., Lição., Gr., Ev.). Não faltam, todavia, referências marianas na primeira
oração e na Pós-comunhão da Missa.
Quando
a festa é transferida, hoje faz-se apenas a benção e procissão; mas, durante a
Missa, não se sustentam as velas acesas na mão.
1.
Benção das Velas
Só
mais tarde entrou na liturgia. Os primeiros vestígios são encontrados no
Sacramento de Córbia (séc. X). Em Roma é encontrada na primeira metade do
século XII.
A
benção das velas proclama Jesus como luz do mundo. Recebamos a vela benta e
conservemo-la com respeito em nossas casas: ela atrairá as bênçãos celestes e
afastará as desgraças.
2. Procissão
A
procissão significa a viagem de Maria e de S. José ao Templo, levando o Menino
Jesus.
3. Missa
A
Missa recorda dois mistérios. Obediente à lei de Moisés, quarenta dias após o
nascimento de Jesus, sua santa Mãe o leva ao Templo para cumprir o rito da
Purificação, oferecendo dois pombos, a oferta dos pobres. Ofereceu também seu
Filho a Deus, que foi logo resgatado, segundo a lei, com a oferta de cinco
siclos (Ev.).
Como
havia já previsto o profeta Malaquias, o “Dominador e Anjo do Testamento” (Lição) tomou hoje posse do Templo e,
com sua presença, tornou-se mais glorioso do que o construído por Salomão (Intr., Gr.). O Salvador, abolindo os
sacrifícios da lei antiga, deu princípio ao sacrifício único e perfeito da nova
lei, sacrifício que consumou no Calvário e ordenou fosse perenizado através dos
séculos.
A
Liturgia nos faz também contemplar a belíssima cena do encontro de Jesus Menino
com o velho Simeão e a profetiza Ana, os quais tiveram a dita de apertar em
seus braços o Emanuel (Al., Tr., Ev.,
Com.). Contudo, a ventura do cristão é ainda maior, pois, pode receber cada
dia em seu coração a Jesus, sob as espécies eucarísticas.
Os
ensinamentos da festa podem-se reduzir a quatro: a) observar com fidelidade a
lei de Deus, expressa nos mandamentos e nos deveres do próprio estado; b) ter
grande estima pela humildade e pela obediência; c) oferecer-se a Deus e
dedicar-se inteiramente a sua glória; d) ter em grande conta a benção após o
parto, que a Igreja aconselha à mãe, logo que possa ir à igreja, e destinada a
agradecer ao Senhor e oferecer à Virgem a nova criatura.
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições Paulinas 1959
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.