28/03/2018

O sofrimento do trigo

“Quando abre seu coração para que seja guiado por Ele, pode ter a certeza que onde quer que o caminho te leva, sempre haverá um porto seguro e feliz no final.”

Há alguns dias chegou em minhas mãos este maravilhoso conto, que sem conhecer o autor, agora lhes escrevo.
Em um campo de trigo, que nos meses de sol iam dourando seus grãos, uma espiga crescia cheia de sonhos e fantasias. Ela era esbelta, galante e tão boa, que todo o seu esforço era crescer e entrar com glória no céu.
O Senhor, que conhecia seus sonhos, olhava com bondade e alegria ante as suas promessas, de que um dia iria chegar ao céu. E o trigo sonhava e crescia...esperando que seus sonhos realizassem, passando horas brincando com o doce balanço do vento.
Numa tarde de verão, um camponês apareceu no campo com uma impiedosa e afiada foice, colhia o precioso grão. E assustado gritava:
- Eu não! Eu não! – Implorava a inocente espiga.
- Eu não! Porque estou predestinada a alçar ao céu com o meu talo.
Mas o distraído homem, com um golpe certeiro corta a espiga, condenando a sua sorte destruindo os seus belos sonhos de alcançar o céu.
- Oh Senhor! – exclamou a espiga – olha, olha, meu Deus o que eles fizeram! Não posso mais Lhe alcançar, salva-me, salva-me que estou morrendo!
E o Senhor como se nada ouvisse, respondeu com o silêncio. E o camponês tomou os fechos de trigos e os colocou na moenda. As cascas se abrem e os grãos estouram; como nós que se desfazem de uma corda, os grãos rolam dispersos.
- Oh grãos que ansiava pelo céu! – diziam outros grãos – de que serviu ter sido tão puro se o Senhor não desceu para salvá-lo?
E na sua triste angústia ele clamava.
- Pai nosso que está no céu.
Na escuridão de um saco que lhe transformou em cárcere, transformado em um novo, seus grãos dourados e belos, viraram um pó fino. E em farinha tornou-se, chorando ao Senhor, suplicava em lamentos; e lá no alto seguia o silêncio, e aqui em baixo seguia moendo.
E por que o Bom Jesus calara? E por que negou o consolo? E por que sendo pura e inocente, se deixou em tão duro tormento?
Mas veja o que aconteceu numa bela e feliz manhã. A farinha em que transformou, ficou leve como uma brisa de maio, banca como uma luz de janeiro. Sua beleza resplandeceu no altar, as nuvens abriram para vê-la. O próprio Deus em sua Glória desceu, e na hóstia feliz se incorporou. E assim, em uma terna conversa, o Cordeiro disse a espiga:
- Eu desejava tê-la em minha glória e meus braços repousares, mas ousa, para a meus braços só pode chegar com sofrimentos.
*** ***  ***
Os caminhos de Deus podem ser desconhecidos e difíceis, mas jamais impossíveis. Quando abre seu coração para que seja guiado por Ele, pode ter a certeza que onde quer que o caminho te leva, sempre haverá um porto seguro e feliz no final. Disse São Paulo: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rom 8,28).
Padre Lucas Prados
Tradução: Bolg Salve Regina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.