03/05/2018

3 de maio - Invenção da Santa Cruz

"Nós devemos orgulhar-nos na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, no qual está a nossa salvação, vida e ressurreição".

Duplo de I classe - Param. vermelhos

A data de 3 de maio recorda a recuperação da Cruz, sob o Imperador Heráclico, e sua entrega, pelo ano de 629,  Zacarias, Patriarca de Jerusalém, donde, alguns anos antes, os Persas tinham-na roubado. A festa foi acolhida nas diversas liturgias ocidentais. No Oriente, pelo contrário, ficou apenas a solenidade da Exaltação da Santa Cruz, ocasião em que, como lembrança da descoberta do sagrado Madeiro, era ele mesmo mostrado solenemente ao povo. Depois confundiu-se o objeto das duas festas: a recuperação da Cruz foi identificada com a Exaltação e a festa de 3 de maio foi consagrada a celebrar o reencontro (Cfr. festa de 14 de setembro).

A Cruz sobre a qual morreu o Salvador, tinha sido encontrada sobre o Calvário sob um montão de ruínas, sobre as quais, foi erguido um tempo em honra de Vênus. Santa Helena, fazendo proceder as escavações, encontrou três cruzes. Para saber qual delas era a de Jesus, fez tocar em cada uma dela uma enferma, que sarou somente ao contato com a terceira (Or.), reconhecida assim como a verdadeira Cruz de Jesus Cristo.

A Cruz foi o instrumento da glória e da exaltação de Jesus sobre todas as criaturas (Ep.), o centro de atração das almas (Ev.) e o trono de seu reino (Al.). O cristão deve pois, gloriar-se na Cruz, da qual recebe vida e a salvação (Intr., Pós-com.). A Cruz é a causa da sua ressurreição à vida da graça (Of.) e sua proteção contra as insídias dos inimigos (Secr., Com.). O cristão deve também amar a cruz cotidiana, que Cristo manda a cada pessoa, para torna-la mais semelhante a Ele.

Missal Romano Cotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas/1959


2 comentários:

  1. Gostei do artigo. Mas por que o título é Invenção? Dá a entender lá no G+ que é mais um artigo contra a cruz e a fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Para esclarecer a palavra invenção não alude somente ao ato de criar algo mas também de descobrir alguma coisa, achar etc. O termo está conforme o publicado nos missais e como é utilizado na Igreja.

      Excluir

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.