"Minh'alma, bendizei ao Senhor! E todas as coisas que há em mim, louvem seu santo nome."
Duplo - Param. vermelhos
Estação de São Pedro
O último dia da festa do Espírito Santo relembra o jejum das Têmporas, as sagradas ordenações e a oferenda das primícias da colheita.
A primeira leitura diz respeito ao Pentecostes; a segunda, a terceira e a quarta, ao jejum; a quinta (idêntica em todos os sábados das Têmporas) narra o milagre que conservou ilesos os três jovens lançados na fornalha ardente; a sexta volta ao pensamento do Pentecostes, mas pode-se aplicar também aos néo-sacerdotes que recebem neste dia uma abundante efusão do Espírito Santo e o poder de sanar toda moléstia espiritual e de propagar o reino de Deus (Ev.).
No fim do Tempo Pascal e da Oitava de Pentecostes, a Igreja faz-nos algumas recomendações:
a) agradecer ao Espírito Santo todos os dons e bens celestes que nos dispensou com tanta liberalidade;
b) ser sempre fiéis às inspirações e aos movimentos do Paráclito que são misteriosos, íntimos e diversos em cada cristão (Com.);
c) aproximar-se da Comunhão no tempo das aridezes, porquanto o fervor sensível e o gozo espiritual não são requeridos para receber Jesus Eucarístico. Neste caso o Salvador esconde-se temporariamente, mas nos ama da mesma maneira, muito mais até. Na oração e nas ações de cada dia "é bom procurar não tanto o nosso gosto, mas o de Deus" (Card. Shuster).
Missal Romano Quotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas 1959
* A partir das Vésperas reza-se o Ângelus e não mais o Regina Caeli. Lembrando que aos sábados e domingos o Ângelus é rezado em pé, nos demais dias de joelhos (nota do blog).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.