13/06/2018

LÍNGUA INCORRUPTA DE SANTO ANTONIO


"Senhor, faz que a minha língua se solte como flecha para anunciar as tuas maravilhas"

Língua de Santo Antônio há 800 anos que está inteira: É milagre

Num antigo manuscrito do séc. XIII, encontra-se uma oração, atribuída a Santo Antônio, que o Santo costumava rezar antes de começar a pregar. Nela, há esta expressão: «Senhor, faz que a minha língua se solte como flecha para anunciar as tuas maravilhas».

Com esta oração, Santo Antônio pede a Deus que possa utilizar a própria língua para lançar “palavras de amor” que proclamem “as maravilhas do Senhor”. Só nestas condições o pecador se converte e progride no caminho da santidade. Na verdade, sabemos que basta uma palavra de amor para despertar o amor; e uma só palavra boa pode tornar boa a inteira existência do crente.

A descoberta da língua incorrupta, que ocorreu em 1263, coincidiu com a conclusão da segunda fase da construção da Basílica, no Capítulo Geral dos franciscanos, que haviam se reunido em Pádua, que tinha como Ministro Geral São Boaventura.

O túmulo do santo foi transferido para o centro da Basílica, e naquela ocasião foi aberta pela primeira vez o caixão que continha os restos mortais de Antônio. Grande foi a surpresa de encontrar a língua incorrupta, tanto que São Boaventura proclamou uma ode de oração, transmitida ao longo dos séculos por todos os devotos:

“Ó língua bendita de Santo Antônio, que sempre louvastes a Deus e fizestes com que outros O louvassem, agora se vê claramente quantos méritos alcançastes perante Deus.”


Santo Antônio, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.