08/06/2018

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - Sexta-feira após o 2º Dom. depois de Pentecostes

"Os desejos de seu Coração, em todas as gerações, foram de arrancar nossas almas da morte e dar-lhes nutrimento para que não sofressem a fome"


Duplo de I classe - Param. brancos



O culto ao Sagrado Coração, substancialmente, remonta aos Santos Padres, especialmente a São Bernardo, e delineou-se por obra de Santa Matilde, de Santa Gertrudes e de São Boaventura; em seguida, por obra dos Jesuítas, do B. Suso, de São Bernardino de Sena e sobretudo de São João Eudes (1601-1680), que obteve do Bispo de Remnes a celebração da festa.

Após as revelações do Sagrado Coração a Santa Maria Maria Alacoque, a festa, aprovada por Clemente XIII em 1765 para algumas dioceses, foi estendida a toda a Igreja por Pio IX em 1856. No começo do Século XX, Leão XIII consagrou o gênero humano ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Em 1928, Pio XI definiu a festa do Sagrado Coração como característica de nossos tempos e elevou-a a rito duplo de I classe, dando-lhe um novo ofício e uma nova Missa.

Jesus deu tudo pelos homens, até as últimas gotas de seu Sangue, unidas com água (Ev.). Seu Coração "transpassado pela lança do soldado", tornou-se o "sacrário das divinas riquezas" que "derrama sobre nós as torrentes da misericórdia e da graça"; "o repouso às almas pias e o refúgio da salvação a todos os penitentes" (Pref.).

A festas tem rito duplo a fim de render o obséquio de nosso amor ao amor infinito de Jesus e a "digna satisfação" (Or.) ou reparação, devida ao Coração de Jesus, "pelos inumeráveis pecados", cometidos sobretudo contra a Eucaristia. Muitas almas, fixando morada permanente no Coração  de Jesus, são os holocaustos (Com.) que confortam a Vítima Divina e lhe fazem a oferta "agradabilíssima" de suas mortificações e sacrifícios (Secr.). Para tais almas, os bens criados são insípidos e vãos, porque aspiram unicamente aos bens celestes (Pós-com.).

Missal Romano Quotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.