29/07/2018

X Domingo depois de Pentecostes

"Quando levantei minha prece ao Senhor, ele me atendeu: protegeu-me daqueles que me perseguiam; ele, que existe antes dos séculos e que permanece eternamente, prostrou-se na humilhação"



Duplo - Param. verdes

A Igreja propõe-nos hoje o ensinamento da humildade. Quem é humilde, reconhece-se pecador e indigno de comparecer na presença de Deus (Ev.), arrepende-se com dor viva e sincera dos pecados e nutre profunda convicção de que, sema graça do Espírito Santo, não pode fazer coisa alguma com merecimento sobrenatural (Ep.). Não desdenha, pois, elevar sua súplicas ao Senhor para que o livre dos inimigos (Intr., Of.) e o ajude com sua graça a santificar-se (Gr.). A humildade é o sacrifício de justiça mais agradável ao Senhor (Com.) e o louvor mais aceitável à Divina Majestade (Al.). De sua parte, Deus, que mostra mais a sua onipotência no perdoar e amercear-se do que no castigar, prodigaliza com abundância os bens celestes à alma humilde (Or.).

Na família cristã, cada fiel tem graças especiais, segundo o próprio oficio e as próprias atividades ou inclinações. Tudo é ordenado para o maior proveito comum, mediante a caridade e o enfraquecimento espiritual a que a alma está sujeita por causa das contínuas quedas e imperfeições de cada dia.


Missal Romano Quotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.