"- Canon 1254§2: Lege ieiunii adstringuntur omnes ab expleto vicesimo primo aetatis anno ad inceptum sexagesimum."
Para quem segue o Rito Romano Tradicional não devem ater-se somente em assistir a Santa Missa mas praticar tudo ao que lhe é relacionado: o calendário das festas, o ano litúrgico, as normas quanto a confissão, à comunhão, às orações, o modo como vivem, bem como às práticas diárias, entre as quais o jejum, abstinência e penitências.
A lei da oração vai nos levar a crença, a piedade religiosa. O modo como rezamos nos permitem a ter fé a acreditar, conhecer e amar à Deus, Lex orandi, Lex crendenti.
Não é apenas colocar um véu ou rezando em latim que será católico, não adianta saber o que é modernismo se desconhece o básico da religião.
Uma das mais antigas práticas cristãs são o jejum e a abstinência. Vamos demonstrar esses exercícios religiosos conforme o Ŕito Romano Tradicional, e como devem os fiéis que o assistem a praticarem, as normas do Direito Canônico de 1917 com suas prescrições e com a extensão do jejum e abstinência até meia noite do Sábado Santo ordenada pelo papa Pio XII.
Jejum e abstinência tradicionais conforme o Código de Direito Canônico de 1917.
Dias de jejum simples:
O jejum consiste numa refeição completa e duas menores, que juntas são menos que uma refeição inteira. Não é permitido comer entre as refeições, mas líquidos podem ser tomados. É permitido comer carne em dia de jejum simples. Os dias de jejum simples são: segundas, terças, quartas e quintas-feiras da Quaresma - Cânon 1252§3.
Todos são vinculados à lei do jejum a partir dos 21 até os 60 anos.
- Canon 1254§2: Lege ieiunii adstringuntur omnes ab expleto vicesimo primo aetatis anno ad inceptum sexagesimum.
Abstinência Parcial
Jejum e abstinência parcial devem ser observados de segunda a quinta, ou seja, pode comer carne na refeição principal e não comer nas refeições menores.
Dias de abstinência:
A abstinência consiste em abster-se de comer carne de animais de sangue quente, molhos ou sopa de carne nos dias de abstinência. A abstinência é em todas as sextas-feiras, a não ser que seja Dia de Guarda - Cânon 1252§4.
A lei da abstinência vincula a todos que têm completado 7 anos de idade.
- Cânon 1254§1: Abstinentiae lege tenentur omnes qui septimum aetatis annum expleverint.
Dias de jejum e abstinência:
O jejum e abstinência consistem numa refeição completa e duas refeições menores que juntas são menos que uma refeição inteira. Não é permitido comer carne de animais de sangue quente, molhos e sopas de carne. Não é permitido comer entre as refeições, embora bebidas pudem ser tomadas. Esses dias são: quarta-feira de cinzas, toda sexta e sábado da Quaresma (até meia noite no Sábado Santo), em cada uma das Quatro Temporas, Vigília de Pentecostes, Assunção, Todos os Santos e Natal - Cânon 1252§2.
Os dias tradicionais de abstinência aos que usam o Escapulário de Nossa Senhora do Monte Carmelo são Quartas e Sábados.
E também o jejum eucarístico, que deve ser de pelo menos três horas, mas se a Santa Missa for de manhã, recomendável, procure fazer desde a meia-noite, líquido não quebra o jejum, água ou remédios, bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas e se ingiriu não deve tomar a comunhão.
As pessoas com problemas de saúde, as quais os médicos recomendam alimentar-se de três em três horas, diabéticas ou com alguma outra restrição, não devem fazer o jejum, bem como aqueles que estão debilitados, idades avançadas, bom seria buscar orientação com o padre, outra coisa importante, não deixe de fazer uso de sua medicação.
Roosevelt Maria de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.