O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria.
Nosso amoroso Redentor, para ensinar-nos a desprezar os bens do mundo, quis viver pobre na terra. “Por vosso amor Cristo se fez pobre, a fim de que vós fôsseis ricos” (2 Cor 8, 9). Daí a exortação do Senhor a quantos o querem seguir: Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, e dá-o aos pobres (Mt 19, 21). Maria, sua mais perfeita discípula, também lhe quis seguir o conselho.
Com a herança de seus
pais, teria ela podido viver folgadamente, como prova S. Pedro Canísio.
Preferiu no entanto ser pobre, muito pouco reservando para si e o mais
distribuindo em esmolas ao templo e aos pobres. Afirmam muitos autores que a
Virgem fez voto de pobreza. De fato, nas revelações de S. Brígida lemos estas
palavras de Maria: Desde o começo prometi a meu Senhor nada possuir neste
mundo: Não deviam certamente ter pouco valor os presentes dos Santos Magos.
Fê-los, porém, a Senhora repartir com os pobres, pelas mãos de S. José,
conforme atesta S. Antonino. Que os distribuiu imediatamente, prova-o a oferta
que trouxe quando da apresentação no templo. Não ofertou o cordeiro, que era o
presente dos ricos, imposto pelo Levítico, mas as duas rolas ou pombas, oferta
dos pobres (Lc 2, 24). O que possuía — disse a Virgem Santíssima a S. Brígida —
dei-o aos pobres; só guardei o indispensável para vestir e comer.
1. Por amor à pobreza
também não recusou desposar um pobre carpinteiro, qual foi S. José;
sustentou-se por isso com o trabalho de suas mãos, fiando ou cosendo, como
escreveu Boaventura Baduário
Conforme as palavras do
anjo a S. Brígida, os bens deste mundo não valiam para Nossa Senhora
mais do que cisco. Em
suma, ela viveu sempre pobre e pobre morreu. Pois não se sabe que por sua
morte deixasse outra
coisa, senão duas pobres vestes a duas mulheres que a tinham assistido durante
a vida, como referem
Nicéforo e Metafrasto.
2. De S. Filipe Néri é
a sentença que diz: Aquele que ama as riquezas nunca há de ser Santo
E quem anda atrás das
coisas perdidas, acrescenta S. Teresa, também se perde. Pelo contrário, na sua
opinião, a virtude da pobreza é um bem que encerra todos os outros bens. Eu
digo a virtude da pobreza, porque esta, segundo S. Bernardo, não consiste
somente em ser pobre, mas em amar a pobreza. Por isso Jesus Cristo exclamou:
Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus (Mt 5,
3). Bem-aventurado porque em Deus encontra todos os bens, quem só a ele quer.
Sim, encontra na pobreza o paraíso na terra, como S. Francisco de Assis o
dizia: Meu Deus e meu tudo! Amemos, pois, esse único bem, em que todos os bens
estão encerrados, aconselha-nos S. Agostinho. Só peçamos ao Senhor seu santo
amor, a exemplo de S. Inácio: Dá-me, Senhor, tua graça e teu amor e eu serei
mais do que rico. Se nos afligir a pobreza, consolo nos seja o pensamento de
Conrado de Saxônia, de que pobres como nós foram também Jesus e Maria.
Ah! minha Mãe
Santíssima, bem razão tínheis de dizer, que em Deus estava a vossa alegria.
Pois neste mundo não ambicionastes, nem amastes a outro bem, senão a Deus. Ó
Senhora minha, desapegai-me do mundo, e atraí-me para vós, a fim de que eu ame
esse Bem único, que merece ser amado unicamente.
Fonte: Glórias de Maria - Santo Afonso de
Ligório
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