Interior da sagrada Casa de Maria, Mãe de Deus. |
IV Id. Dec. - Aos 10 de
Dezembro: Em Loreto nas Marcas, a Transladação da sagrada Casa de Maria, Mãe de
Deus, na qual o Verbo se fez carne. O Papa Bento XV deu a mesma Bem-aventurada
Virgem, sob o título de Nossa Senhora de Loreto, como a principal Padroeira
perante Deus a todos os aviadores. – Martirológio
Romano
A Santa Casa de Nossa Senhora de Loreto
A TRANSLADAÇÃO DA SANTA CASA DE NOSSA SENHORA DESDE
NAZARÉ ATÉ LORETO. COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS SURPREENDENTES.
Em Loreto, Itália,
se venera a Santa Casa: quer dizer o edifício onde Nossa Senhora nasceu, viveu
e recebeu o anjo São Gabriel na Anunciação, momento em que o Sim da
Virgem permitiu a Encarnação do Verbo e o início da Redenção do gênero humano.
Em Nazaré, Terra
Santa, sob a cúpula da igreja da Anunciação também se venera o local onde
aconteceu este sublime mistério.
Como se explica
essa aparente duplicidade de endereços?
A contradição, ou
superposição de atribuições, encerra maravilhosos fatos religiosos, notadamente
a translação da Santa Casa de Nazaré até Loreto por obra dos anjos.
Mas, o que diz a
ciência a respeito?
Não é tarefa da
ciência declarar se um fato foi miraculoso ou não, se foram os anjos ou não.
Mas, analisar a realidade segundo seus métodos, instrumentos e objetivos
próprios.
E as ciências
trabalhando sobre o mistério da Santa Casa de Nossa Senhora vêm trazendo a lume
revelações materiais que explicam o acontecido e reforçam a fé e um modo
maravilhoso.
Eis um apanhado de
algumas descobertas feitas nas últimas décadas.
O Altar dos Apóstolos
na Santa Casa
O arquiteto Nanni
Monelli e o Pe. Giuseppe Santarelli, diretor-geral da Congregação da Santa Casa
de Loreto, constataram que as pedras que se encontram na Gruta da Anunciação,
em Nazaré, Terra Santa, têm a mesma origem da pedra do altar dos Santos
Apóstolos que está na Santa Casa de Loreto, na Itália.
O Altar dos
Apóstolos é constituído por uma pedra – hoje coberta por uma grade de metal –
trabalhada em estilo nabateano, típico da Palestina. E leva esse nome porque
nele os Apóstolos teriam celebrado a Missa quando iam a Nazaré visitar a casa
de Nossa Senhora.
O Prof. Giorgio
Nicolini, especialista na matéria e autor do livro La veridicità
storica della miracolosa Traslazione della Santa Casa di Nazareth a Loreto (“A
veracidade da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré a Loreto”),
explicou à agência Zenit que “sobre a autenticidade da Santa
Casa de Loreto enquanto verdadeira Casa de Nazaré de
Maria jamais houve dúvida alguma, a não ser da parte daqueles que não conhecem
os estudos científicos a respeito. Isso é tão verdadeiro que todos os Sumos
Pontífices, durante sete séculos, confirmaram a autenticidade com solenes atas
canônicas de aprovação”.
Nicolini
acrescentou que este estudo sobre o Altar dos Apóstolos “é importante porque,
além de proporcionar uma ulterior prova da autenticidade da Santa Casa de
Loreto como a Casa de Maria em Nazaré, proporciona também uma prova ainda mais
espetacular da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré”.
Percurso do Altar e das
paredes de Nazaré até Loreto
A tradição sempre
afirmou que entre 1291 e 1296 três paredes da Santa Casa de Nazaré foram
miraculosamente transportadas a “vários lugares” pelo ministério angélico.
Isto está
registrado em documentos antigos nos quais se fala da presença desse Altar
unido às três paredes. Por exemplo, em Tersatto, Dalmácia (hoje Trsat,
Croácia), onde a Santa Casa esteve entre 10 de maio de 1291 e 10 de dezembro de
1294.
Por isso pode se
afirmar que houve um duplo milagre: o transporte milagroso das três santas
paredes na sua integridade e, em segundo lugar, junto com elas, mas como um
objeto distinto da casa, o Altar dos Apóstolos.
Em seu livro Nicolini
demonstra que, do ponto de vista histórico e arqueológico, pelo menos cinco
translações milagrosas ficaram constatadas de modo indiscutível entre 1291 e
1296.
A primeira levou a
Santa Casa até Tersatto (Croácia); a segunda até Posatora (província de Ancona,
Itália); a terceira até a floresta da senhora Loreta, na planície que está sob
a atual cidade de Loreto (cujo nome deriva precisamente do nome dessa senhora);
a quarta até a roça de dois irmãos sobre o morro lauretano (conhecido também
como Monte Prodo); e a quinta até uma estrada pública, onde ainda se encontra
sob a cúpula da magnífica basílica posteriormente construída em volta.
Todas estas
mudanças foram registradas nos diversos lugares por testemunhas oculares
contemporâneas. As mudanças foram rigorosamente controladas pelos Bispos
diocesanos da época, que emitiram pronunciamentos canônicos sobre a veracidade
dos fatos e dos testemunhos.
Para maior
confirmação ainda ficam as igrejas construídas nos diversos locais na época das
mudanças e consagradas pelos Bispos de Fiume, Ancona, Recanati, Macerata e
Nápoles, entre outros.
Nicolini esclareceu
que em Loreto se encontram apenas as três paredes que constituíam o quarto de
Nossa Senhora, geralmente chamado de Santa Casa, local onde aconteceu a Anunciação.
A quarta parede do
quarto é a gruta, a qual pode ser visitada na igreja da Anunciação em Nazaré,
Terra Santa. Ali só ficaram a gruta e os alicerces da Casa.
Enquanto em Loreto
se venera a Casa desprovida de seus alicerces, em Nazaré ficaram a gruta e os
alicerces sem a casa.
Análise de pedras,
tijolos e argamassa
Ao mesmo tempo em
que a análise química da massa que une as pedras apresenta características
típicas da zona de Nazaré, sua homogeneidade exclui qualquer possibilidade de
uma hipotética desmontagem e remontagem das pedras.A massa foi feita com
sulfato de cálcio hidratado (gesso) engrossado com pó de carvão de madeira,
segundo uma técnica utilizada na Palestina há 2.000 anos, mas jamais empregada
na Itália.Portanto, a Santa Casa chegou a Loreto com as pedras e os tijolos
unidos pela mesma massa usada para uni-los há 2.000 anos em Nazaré, assim se
encontrando até hoje.
Nossa Senhora de Loreto |
A SANTA CASA DE LORETO: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE
CAUSAR ESPANTO
Aventaram-se
hipóteses de uma trasladação operada por homens. Além de carecem de qualquer
documentação, elas se revelaram insustentáveis do ponto de vista científico.
Para essas
hipóteses serem históricas teria sido necessário desmontar as pedras e os
tijolos da Casa em Nazaré para depois refazer as paredes no local de chegada. A
operação deveria ter sido repetida em cada uma das mudanças.
Desde a Palestina
até a costa do Mar Adriático, onde a Casa apareceu em cinco lugares diversos,
medeiam dois mil quilômetros de viagem terrestre e marítima. Materialmente, o
transporte teria sido impossível sem graves danos, perdas e/ou sinais da
mudança.
Rapidez inexplicável da
translação
Acresce-se, ainda,
a momentaneidade – ou quase – da viagem. Os dados conhecidos apontam que a
Santa Casa saiu de Nazaré em maio de 1291. A chegada a Tersatto (primeira
etapa) aconteceu em 9/10 de maio de 1291, segundo registro esculpido em pedra
na época.
A Santa Casa foi
retirada milagrosamente da Palestina para impedir que caísse nas mãos dos
maometanos. De fato, São João de Acre, a
última fortaleza do Reino Latino de Jerusalém criado pelas Cruzadas, começou a
ser sitiada pelo sultão Khalil em 5 de abril de 1291.
Acabou caindo em
mãos anticristãs em 28 de maio de 1291. Nazaré fica a 41 km desse antigo enclave
cristão. A desgraça pôs fim à hegemonia católica na Terra Santa.
O santuário de
Nazaré estava muito ligado aos Cruzados. A primeira igreja construída no local
foi arrasarada em 1090 pelos turcos seljúcidas que haviam invadido a
Terra Santa. A Santa Casa salvou-se, pois ficava na cripta do santuário e os
bárbaros cegados não perceberam.
As atrocidades
desses turcos levaram o Bem-aventurado Papa Urbano II a convocar a I Cruzada.
Após a tomada de Jerusalém por Godofredo de Bouillon, um magnífico santuário
foi construído sobre a cripta.
Ele foi visitado
por São Francisco de Assis na sua viagem à Terra Santa para tentar converter o
sultão turco, nos anos 1219-1220. Também por São Luís IX, que tentava recuperar
a Terra Santa, além de muitos outros santos e cruzados.
Em 1263 os
islâmicos demoliram o santuário, mas a cripta voltou a ser salva
providencialmente. Com a queda da última fortaleza cruzada, os dias estavam
contados para essa relíquia extraordinária da História da Salvação.
Sem alicerces: um
milagre permanente
Outro fato
extraordinário é o de sua instalação numa estrada pública de Loreto.
Esse posicionamento
é humanamente impossível, segundo os arqueólogos e arquitetos que examinaram o
subsolo da Santa Casa e a estrada sobre a qual ela está apoiada.
O arquiteto
Giuseppe Sacconi (1854-1905), por exemplo, constatou que “a Santa Casa está
apoiada em parte sobre a extremidade da estrada velha e em parte sobre um
antigo fosso”, inexistindo base material para ali erigir uma casa (“Annali
Santa Casa”, ano 1925, nº 1).
Um elemento
arqueológico relevante, o qual fala em favor de que a casa “posou” e não foi
construída ou reconstituída, é que no local foi encontrado um espinheiro que se
achava na margem da estrada e que ficou preso e esmagado entre a Casa e o solo
no momento em que a Casa desceu.
O arquiteto
Federico Mannucci (1848-1935) foi encarregado pelo Papa Bento XV de examinar os
alicerces da Santa Casa de Nossa Senhora, numa ocasião em que foi necessário
renovar o piso, após um incêndio em 1921.
Mannucci redigiu um
relatório em 1923 onde afirma ser “absurdo achar” que a construção possa ter
sido transportada “com meios mecânicos” (F. Mannucci, Annali della Santa Casa,
1923, 9-11).
Mannucci escreveu
que “é surpreendente e extraordinário o fato de o prédio da Santa Casa se
conservar inalterado, sem ceder o mínimo sequer, e sem a menor rachadura ou
lesão nas paredes, malgrado não se encontrar apoiado em alicerce algum, sobre
um terreno sem qualquer consistência, solto e sobrecarregado, ainda que
parcialmente, pelo peso da cúpula construída para substituir o teto” (F.
Mannucci, Annali della Santa Casa, 1932, 290).
Religioso cientista
explica
O Pe. Giuseppe
Santarelli, capuchinho e também historiador e arqueólogo de renome
internacional, dedicou grande parte da sua vida para organizar, em colaboração
com outros cientistas famosos, pesquisas sobre a origem da casa. Suas numerosas
publicações sobre o caso fizeram história.
A Casa foi trazida
de Nazaré à Itália “para salvá-la da destruição”, explica o religioso-cientista.
“Na segunda metade do século XIII, a Palestina vivia uma grande e violenta
invasão mulçumana, com a destruição sistemática de lugares santos cristãos”.
Mas por que a
Itália e não outro lugar? “Não sabemos. Os antigos historiadores, fiéis
naturalmente, diziam que ‘por um desígnio providencial’, a casa da Virgem havia
passado da terra de Cristo à terra do Vaticano de Cristo”. Loreto então formava
parte dos Estados Pontifícios.
“Foram realizadas
investigações de todo tipo. Todas demonstraram sempre que a narração da
história é autêntica. Isso quer dizer que a Casa de Loreto é a mesma de
Nazaré”.
Achados do arqueólogo
Nerio Alfieri
“Naturalmente,
continua Frei Giuseppe Santarelli, as investigações mais importantes foram
executadas nos tempos modernos. Sobretudo as realizadas em Nazaré entre 1955 e
1960 supervisionadas pelo padre Bellarmino Bagatti, um dos mais ilustres
arqueólogos do século XX, e as realizadas em Loreto pelo arquiteto Nerio
Alfieri, professor de arqueologia na Universidade de Bolonha.
“As investigações
do professor Alfieri demonstraram que esta construção está cheia de anomalias
absurdas, em um claro contraste com as construções da região e também com as
regras urbanísticas existentes no século XIII.
“A casa não tem
bases próprias, é constituída somente por três paredes, as quais, até uma
altura de quase três metros, estão feitas de pedra e se sabe que na região não
existem pedreiras e que todas as construções daquela época eram feitas de
tijolos.
“É anômalo que a
única porta, a original, se encontre no centro da parede larga e não da
pequena, como em todas as igrejas e capelas daquele tempo e que esteja colocada
ao norte, exposta a fortes e frequentes intempéries, contra todo costume de
construção local.
“É anômalo também
que a única janela esteja colocada a oeste e, portanto, aberta a uma pequena
iluminação. Prática de construção também não exercida na época.
“Todavia, se
comparamos com os resultados das investigações feitas em Nazaré, todas estas anomalias
desaparecem. A casa de Loreto não tem bases porque as bases estão em Nazaré,
onde antes se encontrava. Tem somente três paredes porque estava apoiada em uma
gruta escavada na rocha que abrigava um único bloco habitacional”.
Arquiteto Nanni Monelli:
concordância das medidas de Nazaré e Loreto
Um estudo
extraordinário, realizado pelo arquiteto Nanni Monelli em 1982, demonstrou que
as medidas da casinha de Loreto e também a espessura das três paredes
correspondem perfeitamente com as medidas das bases que se encontram em Nazaré.
As pedras e paredes são tipicamente palestinas e também os tipos de trabalho
aplicados na pedra.
“Nanni Monelli
aprofundou a investigação das pedras. Chegou à conclusão de que estão
trabalhadas com uma técnica específica desses lugares palestinos, própria da
cultura nabatea”, sublinha o Pe. Santarelli.
Os graffitti
“Eu – acrescenta o
Pe. Santarelli – depois realizei um estudo específico sobre os gráficos
legíveis a respeito das diversas pedras da Santa Casa de Loreto.“Identifiquei
por volta de cinquenta inscrições próprias dos judeu-cristãos da Terra Santa e
semelhantes aos encontrados em Nazaré.“Também decifrei uma inscrição em
caracteres gregos sincopados, que traduzida diz: ‘Oh Jesus, filho de Deus’ –
frase inicial de uma oração que se encontra escrita em uma gruta anexa à casa
de Maria em Nazaré.
“Estes e muitos
outros detalhes levam à mesma conclusão: a Casa de Loreto é precisamente aquela
que até 1291 se encontrava na Palestina e que era venerada havia 1.300 anos
como a Casa da Virgem.
“Depois de anos de
estudos, análises e investigações arqueológicas realizadas com os meios mais
sofisticados, somos capazes de afirmar categoricamente que esta casa é
exatamente aquela que até o final do século XIII era reverenciada em Nazaré como
a casa da Virgem” – conclui.
Nossa Senhora de Loreto |
Prece dos Aviadores
Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa Padroeira da Aviação, ergue-se até vós a
nossa súplica. Somos pilotos e aviadores do mundo inteiro; e, arrojados aos
caminhos do espaço, unindo em laços de solidariedade as nações e os continentes,
queremos ser instrumentos vigilantes e responsáveis da paz e do progresso para
as nossas pátrias. Em vós depositamos a nossa confiança. Sabemos a quantos
perigos se expõe a nossa vida; velai por nós, Mãe piedosa, durante os nossos
vôos.
Protegei-nos no cumprimento do árduo dever cotidiano, inspirai-nos os
vigorosos pensamentos da virtude e fazei com que nos mantenhamos fiéis aos
nossos compromissos de homens e de cristãos. Reacendei em nossos corações o
anelo dos bens celestiais, vós que sois a Porta do Céu; e guiai-nos, agora e
sempre, nas asas da fé, da esperança e do amor. Amém.
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