"Memento, homo, quia pulvis es, et in púlverem revertéris."
Para
que fim foi instituída a Quaresma?
A
Quaresma foi instituída a fim de imitarmos, de algum modo, o rigoroso jejum de
quarenta dias que Jesus Cristo observou no deserto, e a fim de nos prepararmos,
por meio da penitência, para celebrar santamente a festa da Páscoa. (Catecismode São Pio X – Questão 499)
“A coroa de espinhos” – Meditação de Santo Tomás de Aquino
Fonte: Permanência
A COROA DE ESPINHOS
6a. feira depois das Cinzas
«Saí, filhas de Sião, e vêde o rei
Salomão com o diadema de que sua mãe o coroou no dia do seu casamento e no dia
do júbilo do seu coração» (Ct 3, 11)
É a voz da Igreja que convida as almas
dos fiéis a contemplar quão admirável e belo é seu Esposo. Pois as filhas de
Sião são iguais às filhas de Jerusalém, almas santas, habitantes do Reino de
Deus, que gozam, com os anjos, da paz perpétua e da contemplação da glória do
Senhor.
I. — Saí, ou seja, deixai a
vida turbulenta deste mundo, para que, com o espírito livre, possais contemplar
aquele a quem amais. E vêde o rei Salomão, isto é, o verdadeiro e pacífico
Cristo. Com o diadema de que sua mãe o coroou; que é como se
dissesse: considerai o Cristo, que, por nós, se fez carne, que tomou a carne da
carne de sua Virgem Mãe. O diadema é sua carne, carne que tomou por nós, carne
na qual morreu, destruindo o império da morte; carne na qual ressuscitou,
deixando-nos a esperança da ressurreição.
Deste diadema, diz o Apóstolo (Heb 2,
9): « Mas aquele Jesus, que por um pouco foi feito inferior aos anjos,
nós o vemos, pela paixão da morte, coroado de glória e de honra ».
Diz-se que sua mãe o coroou, pois a Virgem
Maria deu-lhe a carne de sua carne.
No dia do seu casamento, isto é, no tempo
de sua Encarnação, quando a si uniu a Igreja, sem mácula nem ruga; ou quando
Deus uniu-se ao homem. No dia do júbilo do seu coração.
A alegria e o júbilo de Cristo é a salvação e a redenção do gênero humano; « e, indo para casa, chama os seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes:
Congratulai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha » (Lc
15, 6).
II. — Pode-se, também, aplicar tudo
isso à Paixão de Cristo, segundo a letra. Com efeito, Salomão, prevendo em
espírito a Paixão de Cristo muito antes, adverte as filhas de Sião, isto é, o
povo Israelita: Saí, filhas de Sião, e vede o rei Salomão,
isto é, o Cristo; com o diadema, ou a coroa de
espinhos, que sua mãe, a sinagoga, o coroou no dia do seu casamento, quando a si uniu a
Igreja, e no dia do júbilo do seu coração, quando rejubilou-se
por ter, por sua Paixão, redimido o mundo do poder do inferno.
Saí, portanto, e
deixai as trevas da infidelidade, e vede, isto é, compreendei que
aquele que sofre como homem, é Deus verdadeiramente. Ou ainda: saí para fora de
sua cidade para o verdes, crucificado, sobre o monte Calvário.
Expositio in Canticum canticorum, III
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