16/08/2017

16 de agosto - São Joaquim, Pai da SS. Virgem, Confessor

“Ó Senhor, que entre a multidão de vossos Santos, escolhestes a São Joaquim para ser pai da Mãe de vosso Filho.”

Duplo de II classe – Param. brancos
A festa, introduzida por Júlio II¹ e fixada para o dia 20 de março, foi transferida por Clemente XII² para o Domingo depois da Assunção e por S. Pio X³ para o dia 16 de agosto. No oriente a festa, dedicado a ambos pais de Maria, é celebrada no dia 09 de setembro, em relação com a festa da Natividade da Virgem.
A origem de São Joaquim é desconhecida. A tradição, conservada pelo Proto-Evangelho de São Tiago, diz que ele, de acordo com Ana, sua esposa, dividiu suas riquezas em três partes: uma destinou ao Templo, outra aos pobres e a terceira às necessidades da família (Intr., Lição, Gr.). A esterilidade da esposa foi motivo de sofrimentos, de muitas orações e de frequentes jejuns, premiados pela aparição de um Anjo que lhe anunciou o futuro nascimento de uma filha extraordinária. Assim, São Joaquim (nome que significa “preparação do Senhor”), “de preferência a todos os outros santos, tornou-se pai de Maria, Mãe do Filho de Deus” (Or., Com.). É o penúltimo elo, embora não mencionado no Evangelho, daquela cadeia patriarcal que une Adão ao Salvador (Ev.).
A paternidade e a santidade de São Joaquim relembram a paternidade dos pais de família que devem praticar integralmente a vida cristã, dando aos próprios filhos o exemplo de uma fiel observância a todos os mandamentos de Deus e da Igreja, de amor às funções religiosas, de frequência aos Sacramentos, de oração e de submissão à sagrada hierarquia.
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições Paulinas 1959
¹ Júlio II – Nasceu em 05 de dezembro de 1443. Foi Papa de 01 de novembro de 1503 até 21 de fevereiro de 1513, data de sua morte.
² Clemente XII – Nasceu em 07 de abril de 1652. Eleito Papa em 12 de julho de 1730. Faleceu em 06 de fevereiro de 1740. Primeiro Papa a condenar a maçonaria, através da encíclica In Eminenti.
³ São Pio X – Nasceu em 02 de junho de 1835, eleito Papa em 04 de agosto de 1903 e faleceu em 20 de agosto de 1914. Foi um dos maiores Papas da Igreja, lutou bravamente contra o modernismo, o qual considerava como a síntese de todas as heresias, defensor da ortodoxia doutrinária e primeiro Papa canonizado desde São Pio V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.