17/08/2017

São Lúcifer, defensor da Igreja


"Rogamos a São Lúcifer Calaritano, para que, como ele combateu ferozmente a heresia ariana, possamos também combater as diversas heresias da atualidade."


Muitos podem ficar horrorizados com um santo chamado Lúcifer, mas, nos primórdios do cristianismo o nome lúcifer não era sinônimo para Satã, muitos cristãos eram batizados com esse nome em homenagem a Jesus, já que não ousavam utilizar o nome do Filho de Deus. No latim lúcifer significa o que traz a luz.
Lúcifer, do latim formada por duas palavras “lux” (luz) e “ferre” (portar, carregar, trazer), lúcifer: o que traz a luz.
Jó 11,17 “ et quasi meridianus fulgor consurget tibi ad vesperam et cum te consumptum putaveris orieris ut lucifer”.  
Na 2ª Epístola de São Pedro, onde o Apóstolo diz et lucifer oriatur in cordibus vestris” ou “e a Estrela da Manhã nasce em vossos corações”, Estrela da Manhã significa Jesus. “e estrela... e o mesmo Jesus ilumine por completo as vossas almas” - Comentário da Bíblia Sagrada traduzida pelo Padre Matos Soares, 13ª Edição, Edições Paulinas de 1961.
"Et habemus firmiorem propheticum sermonem, cui bene facitis attendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco, donec dies illucescat, et lucifer oriatur in cordibus vestris (Epistula II Petri 1, 19)"
A forma como é utilizada a palavra lúcifer atualmente não é muito antiga, remonta do século XIX, por influência, de mais um erro protestante.
Lúcifer Calaritano, Santo da Igreja Católica, morreu por volta do ano 370, sua festa litúrgica é comemorada no dia 20 de maio. Foi Bispo de Cagliari na Sardenha, conhecido pela sua luta contra o arianismo e no Concílio de Milão defendeu Santo Atanásio opondo ferozmente contra os arianos, sendo banido, por ordem de Constâncio II.
Após a morte de Constâncio II, retornou do exilio continuando a combater a heresia ariana até a sua morte em 370. Seus seguidores eram chamados luciferianos.
Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Jerônimo deixaram muitas referências sobre a sua vida e obras.
Há uma Capela dedicado a Santo Lúcifer Calaritano, talvez a única, local onde a rainha consorte de Luís XVIII de França, Maria Josefina de Saboia está sepultada.
Capela de São Lúcifer Calaritano
Rogamos a São Lúcifer Calaritano, para que, como ele combateu ferozmente a heresia ariana, possamos também combater as diversas heresias da atualidade.

São Lúcifer Calaritano, rogai por nós!


Roosevelt Maria de Castro

3 comentários:

  1. Fico a imaginar o quanto as questões temporais cronológicas nos incapacitam de irmos além das palavras circunstanciadas. Ao ouvir pela primeira vez a expressão "São Lúcifer" estranhei não pelo significado da palavra "Lúcifer" e sim pelo adjetivo "São". Fiquei curioso e logo deparei com a expressão "o santo que a Igreja Católica não divulga sua devoção". Confesso que o peso das circunstâncias históricas provocam tormentos e devaneios... O amor e a verdade devem transcender a temporalidade e o alcance da própria palavra. Amor e verdade, condições de liberdade e certeza do amor de Deus. São Lúcifer Calaritano, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. Quem chegou aqui, eu tenho a impressão, começou a ler a Bíblia de maneira realmente séria e corajosa. Se eu estiver falando bobagem, que Deus me perdoe, mas vem do coração.

    A mentira anda no mundo, anda, anda... mas quem busca a Verdade se delicia com a Verdade.

    Irmão Tadeu, um grande abraço no coração!

    São Lúcifer Calatarino, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Pelo ótimo esclarecimento. Tirando as pessoas e o mundo da zona de sombra

    ResponderExcluir

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.