Circuncisão de Jesus - Luca Signorelli |
“Puer natus est nobis,
et fílius datus est nobis: cuius impénum super húmerum eius: et vocábitur nomen
eius magni consílii Angelus”
Duplo
de II classe -Param. brancos
Estação de Santa
Maria além do Tibre
A liturgia do dia 1 de janeiro resulta da
fusão de quatro festas: o ofício contra a idolatria, o Natal de Santa Maria “Mãe
de Deus e Virgem” (de origem bizantina e instituída em Roma como recordação do dogma
da divina Maternidade e da consagração da igreja de Santa Maria Antiga), a
Oitava do Santo Natal e a Circuncisão. As três primeiras festividades,
especialmente a instituída “ad prohibendum ad idolis”, foram instituídas para
afastar os fiéis das superstições e das dissoluções do paganismo, o qual dedica
o dia 1 de janeiro a Jano Bifronte e a Estrênia, deusa dos dons. A festa da
Circuncisão é de ordem espanhola; dela se conservou somente o título e as
Lições do primeiro Noturno.
Na Circuncisão, Jesus, tomando o sinal dos
pecadores, inicia a obra cruenta da Redenção e oferece algumas gotas de seu sangue
ao eterno Pai, em expiação dos pecados dos homens (Ep.).
Ponhamos nas mãos de Maria, o ano que ora
se inicia para que seja repleto de boas obras (Ep.). Quem é filho devoto de Maria não será vítima de erros
irreparáveis: será defendido nos perigos e livre do pecado (Or., Pós-com.). Toda ação, até a mínima,
seja feita com ela, nela e por ela.
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português –
Edições Paulinas 1959
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