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El Greco - Adoração dos Magos - 1568 |
“Ecce, advénit
dominátor Dóminus: et regnum in manu eius et potéstas et impérium”
Duplo
de I classe – Param. brancos
Estação de São Pedro
A Epifania, (Isto é, “manifestação”) é de
origem oriental. Foi mencionada pela primeira vez por Clemente Alexandrino (†215)
e era celebrada pela seita gnóstica dos Basilianos que comemoravam neste dia o
Nascimento e o Batismo de Jesus e afirmavam que somente por ocasião do Batismo
a Divindade se tinha unido à humanidade do Salvador, abandonando-a depois
durante a crucifixão. Foi provavelmente para combater essa heresia que a Igreja
do Oriente instituiu a festa da Epifania, isto é, das várias manifestações do
Salvador.
Na solenidade de hoje são celebrados três mistérios:
A adoração dos Magos (é o pensamento dominante), o Batismo de Jesus e o milagre
das bodas de Caná.
Na noite de Natal o divino Infante
manifestou-se como homem; hoje, revela-se como Deus “em cujas mãos acha-se todo
poder” (Intr.). Isaías em uma
grandiosa visão, contempla reis e povos que acorrem em grande número a
Jerusalém |(figura da Igreja),para deixar as trevas do pecado e conhecer a
verdadeira luz, isto é, Deus (Lição, Gr.).O
Evangelho mostra a realização da profecia na pessoa dos Magos que, “guiados por
uma estrela” milagrosa (Or.), vêm a
Belém “adorar o Senhor” (Al., Com).
Realizamos em nossa vida “esse mistério
celebrado com solenidade” (Pós-com.),
tornando-nos uma teofania ou manifestação vivente de Deus, com a fidelidade às
boas inspirações, com uma vida de amor a Jesus, com a oração fervorosa e a adoração,
com o espírito de penitência e de imolação. Essas nossas boas obras, os méritos
e a Paixão de Jesus, são os tesouros preciosíssimos, simbolizados pelos dons
dos Magos, que podemos oferecer cada dia a Deus (Secr.).
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português –
Edições Paulinas 1959
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