06/01/2018

EPIFANIA: BÊNÇÃO DAS CASAS

20 + Christus + Mansionem + Benedicat + 18
20 + C + M+ B + 18

Por ocasião da Solenidade da Epifania, havia, no antigo Ritual Romano, o louvável costume de abençoar ouro, incenso e mirra, e giz, bem como a casa dos fiéis. 
No Ritual da bênção marcava-se, por cima da porta de casa, do lado exterior, a seguinte inscrição com giz abençoado: 20+C+M+B+18.
O 20 e o 18 representam 2018, o ano em que nos encontramos. O “C M B” representam “Christus Mansionem Benedicat” – Cristo Abençoe esta Casa, e cada letra é intercalada com uma cruz (e a estrela, que lembra a que guiou os Magos).
A sigla CMB também era entendida como representando os três reis magos (sendo que Gaspar é também escrito Caspar) e interpretado como uma forma de receber os magos em nossa casa.
Tradicionalmente esta inscrição deve permanecer até ao Pentecostes.
——-
Segue a Bênção:
Benedictio cretae  
in Festo Epiphaniae 
V/. Adjutorium nostrum in nomine Domini. 
R/. Qui fecit caelum et terram.  
V/. Dominus vobiscum.  
R/. Et cum spiritu tuo. 
Bene + dic, Domine Deus, creaturam istam cretae : ut 
sit salutaris humano generi; et praesta per 
invocationem nominis tui sanctissimi, ut, quicumque ex ea 
sumpserint, vel in ea in domus suae portis scripserint 
nomina sanctorum tuorum  Gasparis, Melchioris et 
Baltassar, per eorum intercessionem et merita, corporis 
sanitatem, et animae tutelam percipiant. Per Christum 
Dominum nostrum.  R/.  Amen. 
Et aspergatur aqua benedicta. 

Créditos a D. Bento Albertin, OSB
Fonte com edições: http://www.padremarcelotenorio.com/2014/01/epifania-antiga-bencao-das-casas-e-a-sagrada-inscricao-nas-portas/

Um comentário:

  1. The Pharisees were a major Jewish sect from the 2d century BC to the 2d century AD. The seeds of Pharisaism were planted during the Babylonian Captivity (587 - 536 BC), and a clearly defined party emerged during the revolt of the Maccabees (167 - 165 BC) against the Seleucid rulers of Judea. The Pharisees were the Law-keepers and promoters of tradition, and the Sadducees comprised the wealthier ruling class.

    The Sadducees were the party of high priests, aristocratic families, and merchants—the wealthier elements of the population. They came under the influence of Hellenism, tended to have good relations with the Roman rulers of Judea, and generally represented the conservative view within Judaism. While their rivals, the Pharisees, claimed the authority of piety and learning, the Sadducees claimed that of birth and social and economic position.

    ResponderExcluir

Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.