Duplo de II classe - Param. vermelhos
São Felipe era natural de Betsaida e foi um dos primeiros apóstolos chamados a seguir Jesus. No Evangelho é ainda lembrado três vezes: na multiplicação dos pães, quando conduziu a Jesus os gentios que desejavam vê-lo, e na última ceia (Ev., Al., Com.). Depois de Pentecostes pregou o Evangelho na Frígia, onde morreu lapidado.
São Tiago, chamado o Menor para distingui-lo do Maior, era filho de Alfeu (Cléofas) e de Maria, parente do Salvador e irmão de São Judas Tadeu. Foi o primeiro Bispo da Igreja de Jerusalém, que governou por trinta anos. Conquistou grande autoridade pela austeridade de sua vida, por sua assídua oração e pela observância escrupulosa da Lei. Tomou parte no concílio apostólico de Jerusalém. Tendo chegado a uma avançada idade, foi precipitado do pináculo do Templo e teve a cabeça esmagada. Escreveu uma carta aos hebreus convertidos da diáspora, espalhados pelos vários países do mundo.
Somos peregrinos sobre esta terra. Confessemos portanto, a doutrina de Jesus Cristo com a santidade da vida (Or.), desapeguemo-nos das criaturas, curvemo-nos com alegria, com fé e paciência às aflições e fujamos das falsas máximas do mundo. "Quem quer ser amigo do mundo, por isso mesmo é inimigo de Deus" (São Tiago).
Missal Romano Quotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas 1959
São Filipe: Apedrejado e crucificado por volta dos anos 80 DC em tempo de Domiciano. Suas relíquias, juntamente com as de São Tiago, estão guardadas na Basílica dos Santos Apóstolos.
São Tiago: Foi sepultado próximo ao Templo, permanecendo lá até o tempo do imperador Adriano (117-138). Na metade do século IV, seu corpo foi localizado ao lado dos corpos dos mártires Simeão e Zacarias. Levado para dentro de Jerusalém pelo bispo Cirilo em 351.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.