Duplo de II classe - Param. vermelhos
São Felipe era natural de Betsaida e foi um dos primeiros apóstolos chamados a seguir Jesus. No Evangelho é ainda lembrado três vezes: na multiplicação dos pães, quando conduziu a Jesus os gentios que desejavam vê-lo, e na última ceia (Ev., Al., Com.). Depois de Pentecostes pregou o Evangelho na Frígia, onde morreu lapidado.
São Tiago, chamado o Menor para distingui-lo do Maior, era filho de Alfeu (Cléofas) e de Maria, parente do Salvador e irmão de São Judas Tadeu. Foi o primeiro Bispo da Igreja de Jerusalém, que governou por trinta anos. Conquistou grande autoridade pela austeridade de sua vida, por sua assídua oração e pela observância escrupulosa da Lei. Tomou parte no concílio apostólico de Jerusalém. Tendo chegado a uma avançada idade, foi precipitado do pináculo do Templo e teve a cabeça esmagada. Escreveu uma carta aos hebreus convertidos da diáspora, espalhados pelos vários países do mundo.
Somos peregrinos sobre esta terra. Confessemos portanto, a doutrina de Jesus Cristo com a santidade da vida (Or.), desapeguemo-nos das criaturas, curvemo-nos com alegria, com fé e paciência às aflições e fujamos das falsas máximas do mundo. "Quem quer ser amigo do mundo, por isso mesmo é inimigo de Deus" (São Tiago).
Missal Romano Quotidiano - Latim/Português - Edições Paulinas 1959
São Filipe: Apedrejado e crucificado por volta dos anos 80 DC em tempo de Domiciano. Suas relíquias, juntamente com as de São Tiago, estão guardadas na Basílica dos Santos Apóstolos.
São Tiago: Foi sepultado próximo ao Templo, permanecendo lá até o tempo do imperador Adriano (117-138). Na metade do século IV, seu corpo foi localizado ao lado dos corpos dos mártires Simeão e Zacarias. Levado para dentro de Jerusalém pelo bispo Cirilo em 351.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.