03/12/2017

1º Domingo do Advento

Ad te levávi ánimam meam: Deus meus, in te confído, non erubéscam: neque irrídeant me inimíci mei: étenim univérsi, qui te exspéctant, non confundéntur”.

Duplo de I classe – Param. roxos
Estação de Santa Maria Maior
A basílica de Santa maria Maior, dedicada a Virgem Mãe e que guarda o sagrado berço de Jesus Menino, é o lugar mais próprio para celebrar o início do ano litúrgico. Jesus veio ao mundo por meio de Maria e os homens devem voltar a Jesus pelo mesmo caminho. O Advento tem por fim preparar-nos e conduzir-nos ao presépio; a Mãe divina é o melhor guia nesta preparação.
A Igreja, neste primeiro Domingo, convida-nos a meditar na predição do Juízo universal (Ev.). Nossa sorte eterna, que será fixada eternamente no dia do Juízo final, é decidida dia a dia, instante por instante. Cada ciclo sagrado é um advento de salvação e uma vinda de Jesus (Al.). Quem se prepara com fervor para a vinda do Salvador, no Natal, estará pronto também para o dia em que ele virá, no fim do mundo, como Juiz da humanidade.
“O Reino de Deus”, isto é, a nossa salvação, está bem próxima (Ev.). É necessário que despertemos e, abandonando as obras das trevas, nos revistamos do Senhor Jesus (Ep.); é preciso que “nos purifiquemos” (Secr.) para chegar mais preparados “às próximas solenidades” natalícias (Pós-com.).
A Comunhão frequente e, se possível, cotidiana, é o melhor meio para realizarmos amais conveniente preparação ao Santo Natal.

Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.