As Bodas de Caná - Giotto |
“Todo homem põe primeiro o
bom vinho, e, quando já os convidados têm bebido bem, então lhe apresenta o
inferior.”
3. Prolongamento: Tempo depois da Epifania
Vida pública do salvador
A série de domingos depois da Epifania é
assaz complicada em suas origens. Há livros litúrgicos que enumeram três ou quatro,
outros contam seis e alguns Sacramentários apontam até dez.
Comentário
dogmático –
Somente o primeiro e segundo domingo após a Epifania tem relação direta com os
mistérios do Tempo Natalício. Os outros quatro são vagos, isto é, podem celebrar-se tanto no tempo da Epifania como no
de Pentecostes.
Ensinamento
ascético –
Neste Tempo que segue ao do Natal, São Paulo insiste na necessidade das boas
obras que devem acompanhar a fé. Por isso inculta particularmente a caridade que se manifesta pela união,
pelo perdão das ofensas e pela ajuda recíproca. Na caridade radica-se a humildade, que prepara o terreno para a
doutrina celeste, semeada no coração dos fiéis, onde brota, cresce e torna-se
árvore carregada de frutas copiosos. Esse período litúrgico deve também
aumentar-nos a confiança em Jesus, que é bom, misericordioso e compassivo.
Caráter
litúrgico –
O Tempo depois da Epifania começou no dia 14 de janeiro e se prolonga até o
domingo da Setuagésima, o qual pode ocorrer mais ou menos cedo, conforme a Páscoa.
Esta, como depender do plenilúnio de março, oscila entre os dias 22 de março e
25 de abril. Quando a solenidade pascal ocorre cedo, a Setuagésima, que a precede,
recua naturalmente, invadindo o Tempo da Epifania, que se reduz: de seis
domingos que tem regularmente, há anos que lhe deixa um apenas.
A cor dos paramentos é verde, símbolo da esperança, pois o
Tempo da Epifania pressagia os frutos copiosos de nossa redenção e
santificação.
2º Domingo depois
da Epifania
Duplo – param. verdes
O objeto da liturgia de hoje é a
celebração da terceira Epifania de Jesus: o milagre das bodas de Caná (Ev), que foi a primeira manifestação do
soberano domínio do Messias. Verbo eterno do Pai, Rei do Universo e Redentor do
gênero humano, ao qual toda a terra deve adorar (Intr.). Maria teve nesta “Epifania” um papel importante: as
circunstâncias do milagre dão ocasião a que se revelam sua onipotente
intercessão e mediação materna (Ev.).
Este milagre é também um símbolo da
transformação das nossas boas obras, orações e sofrimentos, os quais, quando
são oferecidos a Deus na Missa, por meio de Jesus, são por Ele divinizados e considerados
como méritos pessoais seus, revestidos, portanto, de um valor sobrenatural e
infinito.
Missal Romano Quotidiano – Latim/Português –
Edições Paulinas 1959
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.