04/03/2018

3º Domingo da Quaresma


“Levantai-vos Senhor! Não permitais que o homem nos domine. A vossa presença serão julgadas as nações”


Duplo de I classe – Param. roxos
Estação em São Lourenço, extra-muros

A basílica erigida por Constantino (330), foi reconstruída e aumentada por Pelágio II, que lhe uniu uma igreja dedicada à Virgem, formando-lhe o presbitério. A escura igreja primitiva, foi iluminada por uma grande “luz”: daqui a escolha da Epístola. O novo templo explica também a parte final do Evangelho, relativa à Mãe de Deus. A primeira parte do Evangelho de hoje que relata a expulsão de um demônio por Jesus, recorda os exorcismos praticados neste dia aos catecúmenos. As partes salmódicas referem-se ao Santo titular. Enquanto era deitado sobre a grelha ardente, foi invadido por uma “luz” superior e elevou a sua oração, fitando os olhos do Senhor (Intr., Trat.) e pedindo o extermínio e a derrota dos inimigos da Igreja (Gr.).

Desejosos de ser libertados do jugo de Satanás, os pecadores voltam “seus olhos ao Senhor” (Intr., Trat.), para que os livre dos laços do demônio (Intr.) e o torne impotente e humilhado (Gr.). Com a Cruz, Jesus libertou o homem da escravidão do demônio que, antes da vinda do Messias, tiranizava cruelmente a humanidade, e deu-lhe de novo a liberdade dos filhos de Deus. Confissão e expulsa da alma o “poderoso” satanás (Ev.). Para não cair na antiga escravidão como novos pecados, devemo-nos armar com orações numerosas e viver, na qualidade de “filhos diletos de Deus”, “no amor”, na justiça e na verdade (Ep.), preparando-nos assim ao gozo das consolações celestes sobre a terra e às moradas eternas da casa do Senhor (Com.).

Missal Romano Quotidiano – Latim/Português – Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.