06/08/2018

6 de agosto - Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo

“O esplendor de vossa glória brilhou sobre a terra, e ela estremeceu e tremeu”


Duplo de II classe – Param. brancos

A festa da Transfiguração, já comemorada no sábado das Têmporas da primavera, e no II Domingo da Quaresma, foi instituída em 1457, por Calisto III, em ação de graças ao Senhor pela vitória de Belgrado, alcançada por São João Capristano e pelos cristãos contra os Turcos.

“A gloriosa Transfiguração” e um dos maiores milagres, que demonstra de maneira solene – pelo testemunho da SS. Trindade, dos principais patriarcas do antigo testamento e de três apóstolos – a divindade de Jesus Cristo e de sua doutrina (Or., Ep., Ev.) e que “proclama de modo admirável a nossa adoção de filhos” de Deus (Or.).

O Mestre Divino, “o mais belo dos filhos dos homens” (Gr.), “o esplendor da luz eterna” e “imagem da bondade” de Deus (Al.), quis fazer prelibar aos apóstolos prediletos as delícias do céu (Ev., Of.), revelando-lhes os fulgores da glória divina (Intr.).

Os ensinamentos da festa são muito salutares: para sermos filhos de Deus devemos receber em nosso coração a Jesus Cristo e imitá-lo com as obras (Or.); durante a vida presente devemos crer, mesmo sem ver (Ep.); devemos afadigar-nos na semeadura, mesmo sem colher (Ev.); devemos esconder na humildade e no silêncio os favores recebidos (Com.). Estejamos certos de que o sofrimento é causa de grande glória (Com.). Deste modo realizaremos “em nossa alma purificada” o mistério da Transfiguração (Pós-com.).

Pensemos frequentemente nas belezas do céu (Or.). Assim amaremos muito menos as coisas da terra, purificaremos paulatinamente a nossa alma “das manchas do pecado” (Secr.) e superaremos as mais duras provas da vida.

No mesmo dia comemora-se os Santos Sixto II, Papa; Felicíssimo e Agapito, Mártires. O Papa São Sixto II foi martirizado durante a cruel perseguição de Décio, no oratório em que foi surpreendido celebrando os divinos Mistérios. Santo Agapito e São Felicíssimo, que eram seus diáconos, foram decapitados no mesmo dia.

Missal Romano Quotidiano – Missal Latim/Português – Edições Paulinas 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.