Quaresma é por muitos relacionada apenas aos 40 dias em que Jesus passou no deserto, mas o número 40 aparece em vários outros episódios narrados nas Escrituras.
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
O ciclo pascal compreende três tempos:
Preparação, Celebração e Prolongamento.
A Preparação, nas suas três fases, mostra-nos o caminho que devemos seguir para chegarmos preparados à celebração da Páscoa. Ei-las:
1º - O Tempo da Setuagésima, preparação remota, apresenta a criação, elevação e queda do homem;
2º - O Tempo da Quaresma, preparação próxima, apresenta o homem reparado o próprio pecado com o arrependimento e a penitência;
3º O Tempo da Paixão, preparação imediata, apresenta o Salvador reparando, com sua Paixão e Morte, os pecados da humanidade.
O Tempo da Setuagétuasima – que simboliza a criação, a elevação e a queda do homem – compreende dezessete dias começa com o domingo da Setuagésima, abrange os domingos da Sexagésima e Quinquagésima, e vai terminar na Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma.
O número 40 na Bíblia:
- Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7,4);
- Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai (Êxodo 24,18);
- O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14,33);
- Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19,8);
- Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3,11);
- Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13,21), Davi (II Samuel 5,4-5) e Salomão (I Reis 11,42), os três primeiros reis de Israel;
- Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3,4);
- Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento (Lucas 2,22);
- Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2);
- Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1,1-3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.