Quaresma é por muitos relacionada apenas aos 40 dias em que Jesus passou no deserto, mas o número 40 aparece em vários outros episódios narrados nas Escrituras.
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
O ciclo pascal compreende três tempos:
Preparação, Celebração e Prolongamento.
A Preparação, nas suas três fases, mostra-nos o caminho que devemos seguir para chegarmos preparados à celebração da Páscoa. Ei-las:
1º - O Tempo da Setuagésima, preparação remota, apresenta a criação, elevação e queda do homem;
2º - O Tempo da Quaresma, preparação próxima, apresenta o homem reparado o próprio pecado com o arrependimento e a penitência;
3º O Tempo da Paixão, preparação imediata, apresenta o Salvador reparando, com sua Paixão e Morte, os pecados da humanidade.
O Tempo da Setuagétuasima – que simboliza a criação, a elevação e a queda do homem – compreende dezessete dias começa com o domingo da Setuagésima, abrange os domingos da Sexagésima e Quinquagésima, e vai terminar na Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma.
O número 40 na Bíblia:
- Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7,4);
- Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai (Êxodo 24,18);
- O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14,33);
- Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19,8);
- Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3,11);
- Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13,21), Davi (II Samuel 5,4-5) e Salomão (I Reis 11,42), os três primeiros reis de Israel;
- Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3,4);
- Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento (Lucas 2,22);
- Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2);
- Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1,1-3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.