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| Santo Tomás de Aquino Imagens: internet |
Todos, católicos e não católicos, já ouviram, conhecem, estudaram ou foram influenciados de alguma forma por Santo Tomás de Aquino, frade da Ordem dos Pregadores nascido em Roccasecca, condado de Aquino, reino da Sicília, atualmente região do Lácio no sul da Itália, no ano de 1225, que seria mais tarde proclamado pela Santa Igreja “Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis", Tommaso filho do cavaleiro Landulfo de Aquino e da napolitana Teodora.
Seus irmãos mais velhos seguiram a carreira militar e seus pais reservaram ao pequeno Tomás a vida eclesiástica, vislumbrando que ele tornasse abade beneditino do importante mosteiro de Monte Cassino, onde seu tio era e para onde o caçula foi enviado aos 5 anos de idade.
Santo Tomás, desde a tenra idade, já demonstrava uma vida contemplativa, calado e observador, perguntava o que é Deus? O que pode ter o elevado a buscar o conhecimento do divino.
Com o conflito entre Frederico II e o papa Gregório IX, os pais de Tomás o enviou para a recém-inaugurada Studium generale de Nápoles, onde o jovem santo iniciou os estudos de Aristóteles, Averróis e Maimônides e teve contato com os dominicanos, fato marcante que influenciou o futuro de Tomás, tanto que aos dezenove anos mostrou o desejo de ingressar na Ordem dos Pregadores, mendicantes, que não foi aprovado pela sua família.
Já nos dominicanos foi enviado as Roma e posteriormente seria enviado a Paris, para continuar seus estudos, porém no meio do caminho para Roma, seus irmãos, a mando de sua mãe Teodora, o sequestraram levando para a torre do castelo da família, Monte San Giovanni Campano, onde ficou preso por cerca de um ano, tomando o seu tempo com os estudos, aprofundando ainda mais no conhecimento.
Durante seu cativeiro, os familiares de Santo Tomás tentaram influenciá-lo a desistir dos dominicanos, primeiro suas irmãs, mas uma delas, Catarina de Aquino, acabou se convertendo abraçando a vida religiosa entrando para o mosteiro das agostinianas em Nápoles. Depois seus irmãos teriam contratado uma prostituta para seduzir o jovem Tomás sendo ela repelida energicamente.
Em 1244, consciente que não conseguiria convencer o filho de ingressar nos beneditinos, Teodora forjou uma fuga de Tomás de seu castelo, para não demonstrar ter sucumbido as ideias de seu caçula, o entregando aos monges dominicanos, deslocando para Nápoles e depois para Roma onde encontrou com o mestre da Ordem Geral dos Pregadores, seguindo no ano seguinte para Paris.
Na universidade de Paris se deu o encontro com Santo Alberto Magno, que era conhecido ainda em vida como Doctor Universalis e Doctor Expertus, titular da cadeira de teologia do Colégio de São Tiago e foi o primeiro a comentar toda obra de Aristóteles e a conhecer as obras de Avicena e Averróis o que levou Santo Tomás a aprofundar nos referidos estudos.
Na universidade manteve seu modo de ser, calado, contemplativo, de poucas palavras, levando a seus colegas de estudos a chamarem de “Boi-mudo”, e alguns o consideravam como de intelecto limitado, porém para seu mestre Alberto, o jovem aluno era um grande estudioso, de intelecto superior, chegando a comentar para os demais, “Chamem-no agora de ‘boi mudo’, mas o mugido desse boi será ouvido, algum dia, em todo o mundo”.
Em 1248, Santo Alberto foi enviado ao studium general em Colônia, no mesmo ano Santo Tomás foi indicado pelo papa Inocêncio IV como abade de Monte Cassino mesmo sendo dominicano, tendo recusado a oferta, preferiu seguir Alberto à Colônia, que o nomeou magister studentium, mesmo com uma idade inferior, 23 anos, pois era exigida 35 anos para tornar-se professor, permaneceu até 1252, quando retornou à Paris, para obter o mestrado em teologia, ensinando estudos bíblicos e tornou "baccalaureus Sententiarum", dedicando três anos de estudo a comentar sobre as "Sentenças" de Pedro Lombardo, além de outras obras.
Entre 1256 e 1259, Tomás foi regente principal em teologia em Paris, e uma de suas missões foi defender o direito das ordens mendicantes de lecionar, que estavam sendo atacadas deste direito, principalmente pelo clero secular. No período em que foi regente de teologia escreveu diversas obras, incluindo comentários sobre as obras de Boécio e trabalhando numa de suas obras mais importantes, a "Suma contra os Gentios".
Em 1259 retornando para Nápoles, foi nomeado pregador geral em setembro de 1260, no ano seguinte foi para Orvietto, para ser o responsável pela formação dos frades que não podiam frequentar um studium generale. Lá, completou a "Suma contra os Gentios", escreveu a Catena Aurea, a pedido do papa Urbano IV a liturgia para a recém-criada festa de Corpus Christi e a obra Contra Errores Graecorum.
Em fevereiro de 1265 foi convocado pelo papa Clemente IV, a servir como teólogo papal, foi ordenado para ensinar no studium conventuale do Convento de Santa Sabina em Agnani, onde ensinou uma ampla de temas filosóficos, morais e naturais, começando aquela que seria sua mais importante obra, a Suma Teológica.
De 1269 a 1272 foi regente mestre da Universidade de Paris, uma de suas mais ardas missões, pois o "averroísmo" ou "aristotelismo radical", estava sendo infiltrado nas universidades. O movimento defendia a aplicação pura e simplesmente do averroísmo sem, por assim dizer, adaptações ao que é cristão ou de uma releitura da filosofia aristotélicas, e para combater o movimento Santo Tomás escreveu “De unitate intellectus, contra Averroistas", demonstrando a incompatibilidade com a doutrina cristã, "De aeternitate mundi", onde trata do conceito controverso de Aristóteles e Averrois sobre o começo do mundo e terminou a segunda parte da "Suma Teológica".
Período em que houve atritos com os franciscanos, como São Boaventura e acusações de que Santo Tomás encorajava os defensores do aristotelismo radical, que na verdade, ele combateu fortemente a disseminação do erro filosófico, que já estava sendo ensinada na universidade de Paris, forçando, em 1270, Etienne Tempier, bispo da cidade condenar treze proposições aristotélicas e averroístas como heréticas, excomungando quem as continuassem a defende-las, momento que Tomás conduziu diversos debates até 1272, os quais os reuniram nas obras "De virtutibus in communi", "De virtutibus cardinalibus" e "De spe".
No mesmo ano de 1272, Santo Tomás, pediu licença da universidade de Paris para fundar um studium general em Nápoles assumindo como regente mestre, dava aulas sobre diversos temas e iniciou a terceira parte da Suma Teologica.
Em 06 de dezembro de 1273 ocorreu a grande mudança em Santo Tomás de Aquino, como de costume foi até a Capela de São Nicolau do convento dominicano de Nápoles, como demorava um dos irmãos foi ver se ocorria algo com o mestre. Ao chegar deparou com Santo Tomás em êxtase, chorando e levitando de frente a uma imagem de Nosso Senhor crucificado que lhe disse: "Escrevestes bem sobre mim, Tomás. Que recompensa esperas pelo teu trabalho?" Respondestes o santo dominicano: "Nada além de ti, Senhor”.
Após o episódio, Tomás, parou com as suas obras, não concluiu a Suma e ao ser perguntado por Reginaldo de Piperno, confessor e amigo, por que paraste de escrever? respondeu: “Não posso mais. Tudo o que escrevi me parece palha perto do que vi”.
Não se sabe o que Santo Tomás viu para fazê-lo interromper os escritos, especula-se que ele teria tido a visão beatifica em vida, “Não poderás, porém ver a minha face, porque o homem não pode ver-me e viver.” Gen 33, 20; e a partir daí teria mudado radicalmente.
Em 1274, convocado pelo papa Gregório X para fazer presente no II Concílio de Lyon, adoece, durante a viagem, a princípio levado ao foi levado às pressas para Monte Cassino e em seguida para o mosteiro cisterciense de Fossanova, devido à fraqueza que o abatia ficou acamado, não conseguindo nem acompanhar os ofícios religiosos, pediu para receber os sacramentos, que foi ministrado pelo abade do mosteiro em 05 de maio de 1274, fazia presente, de joelhos, os religiosos do mosteiros, franciscanos e dominicanos, que ao tomarem conhecimento da enfermidade do mestre Tomás, seguiram de Agnani e Gaeta.
Após receber os sacramentos, Santo Tomás se levantou do leito, prostou por terra e ficou em adoração por um longo tempo e com lágrimas escorrendo em sua face, pronunciou suas últimas palavras, atestadas pelos que ali se faziam presentes e registradas na Bula de Canonização: "Recebo a Vós, preço da redenção de minha alma, por cujo amor vigiei, estudei e trabalhei. Desse Santíssimo Corpo de Jesus Cristo e dos outros sacramentos muito ensinei e escrevi, na fé em Jesus Cristo e na Santa Igreja Romana, a cujo juízo tudo ofereço e submeto".
Aos 49 anos, no dia 07 de março de 1274, morria Santo Tomás de Aquino, o "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis", seu ensinamento atravessa as gerações e torna uma marca no e do cristianismo, foi canonizado em 18 de julho de 1323 pelo papa João XXII, deixou mais de 60 livros escritos, na filosofia transformou como a razão e a fé são entendidas e integradas, na teologia como a fé é compreendida e transmitida, escreveu Pange, língua; Sacris solemniis iuncta sint gaudia (Panis Angelicus, última estrofe); Verbum supernum prodiens; Lauda Sion salvatorem; Adoro te, devote, deixou várias orações (para o estudo, para comunhão, para pedir sabedoria, etc) e a liturgia da festa de Corpus Cristi.
Em 1277, no dia 07 de março, o bispo de Paris, Etienne Tempier, o mesmo que em 1270 treze proposições aristotélicas e averroístas como heréticas, excomungando quem as continuassem a defendê-las, condenou outras 219 para, segundo o bispo, salvaguardar a integridade de fé diante dos erros da filosofia grega e árabe, atingindo indiretamente a Santo Tomás que teve pontos importantes do seu pensamento inseridos na lista de Tempier, possibilitando o surgimento de sistemas filosóficos e teológicos alternativos e contrários as teses tomistas, resultando em consequências graves que até hoje influenciam a fé católica.
No Concilio de Trento, a Suma Teológica de Santo Tomás, constitui numa das bases da Igreja para combater as heresias protestantes e reforçar a unidade, que durante o Concílio foi colocada ao lado das Sagradas Escrituras, como fonte segura contra os ataques que a fé Católica estava sofrendo. O Papa Leão XIII, em 1880, declarou Santo Tomás como Padroeiro das Escolas e das Universidades católicas.
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| O relicário de Santo Tomás de Aquino - Igreja dos jacobinos, Paris Imagem: Wikipédia, a enciclopédia livre |
| Reconstrução facial do que seria o rosto de Santo Tomás de Aquino Imagem e artigo: 750 anos após seu falecimento é revelada a face de Santo Tomás de Aquino - Vatican News |


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