Deus, Criador do Céu e da Terra, é o Ser perfeitíssimo em que há toda a perfeição, sem defeito e sem limite, é poder, sabedoria e bondade infinitos, dono absoluto de todas as coisas, puríssimo espírito, está em todo lugar, é o Imenso; sempre existiu e existirá, é o Eterno; sabe tudo, é o Onisciente; pode fazer tudo o que quer, é o Onipotente.
Antes só havia Deus. O ato de criação é exclusivo de Deus, só Ele pode tirar algo do nada portanto, para criar algo a partir do nada é necessária uma onipotência, um ser todo poderoso e só Deus pode criar a tal ponto que não pode ser delegada, nem Deus pode delegar a um anjo ou a qualquer criatura o poder de Deus.
Deus ao criar não ganha nada, nada pode ser acrescentado a Deus. A criação não é um bem para Deus, é um ato de liberalidade, ou seja, Deus não ganha nada, mas fez um bem para as criaturas.
Sendo Ele o Criador, fez todas as coisas do nada, inclusive o homem para, conhece-lO, amá-lO e servi-lO nesta vida e repousar com alegria, em Deus, na outra.
Homem, ser racional, composto de alma e corpo, livre, visto que pode fazer uma coisa e não fazê-la, ou fazer antes esta àquela outra e é capaz também de fazer o mal, não devendo, é verdade, deve-se usar a liberdade somente para o bem, é a criatura mais nobre que Deus colocou sobre a terra, não é um animal bruto e nem anjo
A alma é sua parte espiritual, imortal, pela qual ele, o homem, vive e entende que é livre, tem funções que independem da matéria, vive sem o corpo, ao contrário das almas dos animais irracionais e ainda, a nossa alma é dotada de razão e inteligência que nos dá liberdade em nossas ações, é capaz de conhecer, amar e servir a Deus.
Todas as criaturas viventes foram feitas conforme suas espécies, antes do homem que, ao contrário das primeiras, foi feito “à nossa imagem e semelhança” Gn 1,26, então “criou Deus o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, varão e fêmea os criou”, Gn 1, 27, para que “presida aos peixes do mar, e as aves do Céu, e aos animais selváticos, e a toda a terra, e a todos os répteis, que se movem sobre a terra” Gn 1, 26.
Primeiro ser humano a ser criado foi Adão, depois Eva, “que não nasceram de outros genitores, mas foram criados um da terra e a outra de flanco do homem” ¹, da costela de Adão.
Por que Eva foi criada da costela? Por ser do meio, para mostrar que há igualdade de natureza. Não foi do pé, para que o homem não despreza a mulher, nem foi tirado da cabeça, para que a mulher não achasse que pudesse dominar o homem.
O Adão, foi criado no estado de inocência e de graça santificante e conjuntamente com a integridade, a imortalidade, a imunidade de todas as dores e doenças e a ciência infusa e como foi criado em idade adulta, Deus deu-lhe a faculdade do conhecimento como não havia ninguém para ensiná-lo. Tinha o “poder sobre todos os animais domésticos e selvagens, sobre toda a terra e os répteis que nela se arrastam” ²
Adão é de fato o chefe do gênero humano juntamente com Eva são os primeiros seres humanos a existir e todos os homens, sem exceção, descendem deles.
Assim, “este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e força onipotente, não para aumentar sua beatitude ou para adquiri-la, mas a fim de manifestar a sua perfeição pelos bens que prodigaliza às criaturas, por libérrimo desígnio “criou simultaneamente desde o início do tempo, do nada, ambas as criaturas: a espiritual e a corporal, isto é, a angelical e a mundana; e em seguida a humana, de algum modo comum, constituída de espírito e corpo.” ³
“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e colocou-o no jardim do Eden, para que o cultivasse e guardasse”, Gn 2, 15. Adão, foi posto no Paraíso terrestre para guarda-lo e cultivá-lo, ou seja, era Adão sacerdote posto no Eden para render culto a Deus e guardar os ensinamentos recebidos, assim Deus revelou a religião a Adão e seguiu revelando aos primeiros Patriarcas.
Deus, Criador, ordenou todos ao fim último que é Ele próprio, para Lhe render glória manifestando as perfeições divinas. O homem, criado a imagem e semelhança, criatura mais nobre que Deus colocou sobre a terra, animal racional composto de alma e de corpo, também devia promover e realizar o fim proposto, com seus atos livres de sua vontade, conhecendo, amando e servindo-O, para ter a recompensa final, em um vínculo moral e uma lei universal, pelo qual o homem liga naturalmente ao seu Criador, a Religião natural (conf. Catecismo Maior de São Pio X).
Essa religião natural, tendo a bondade divina uma recompensa superior a que ele deseja e para fazê-lo participante da bem-aventurança, essa religião jã não era suficiente, sendo então necessário que Deus instruísse nos deveres religiosos, revelando a Religião desde o princípio, manifestando ao homem por Deus (conf. Catecismo Maior de São Pio X).
Assim revelou a Adão e aos Patriarcas e formou para si um povo que guardasse a Religião até a vinda do Redentor, que a cumpriu, a aperfeiçoou e a deixou para a Sua Igreja, por todos os Séculos, sob a custodia de Pedro, o primeiro papa, que a transmitiu a seus sucessores até os nossos dias (conf. Catecismo Maior de São Pio X).
“Porque todos os deuses das gentes são demônios”, Sl 96, 5.
“Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus”, 1 Cor 10, 20.
Deus, Criador é o único, é o verdadeiro, não é possível haver outro igual ou semelhante, maior ou menor.
Com a Religião e a escolha de seu povo, Deus estabeleceu a perpétua tradição, uma sucessiva e contínua transmissão entre si, de modo que a verdade ensinada pelos mais velhos se transmitisse aos descendentes, “Porque eu recebi do Senhor o que vos transmiti” 1 Cor 11, 23.
Assim, quanto mais os povos afastavam de Deus, procuravam os ídolos, enquanto o povo eleito mantinha a Religião os pagãos ou gentios de toda a orbe, idolatravam figuras diversas e ofereciam em sacrifícios a seus demônios. Vítimas humanas, crianças, virgens, jovens guerreiros, inimigos capturados ou escolhidos entre sua gente.
Essa é a prova de que o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó é o único e verdadeiro Deus. "Não há outro Deus", conf. Dt 33, 26, Deus é único: só existe um Deus. Porque se existisse mais de um, haveria diferença entre eles, uma imperfeição, em ao menos um deles e então não seriam deuses.
Tal como há apenas um Deus, “Aquele que É”, Ex 3,14, há apenas uma Religião aquela estabelecida por Nosso Senhor Jesus Cristo, “assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja Católica" Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Esminiorta, portanto “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que opera em todos e está em todos”, Ef 4, 5 e 6, há uma só Religião uma só Igreja.
Assim, toda criação deve-se ordenar a Deus, embora não precise delas, mas quis que elas manifestassem e participassem de suas perfeições. Por isso a multiplicidade das criaturas, as Suas perfeições são infinitas e as perfeições finitas das criaturas nunca serão suficientes para manifestar a perfeição infinita de Deus e essas multiplicidades já demonstra uma certa ideia de perfeição infinita de Deus.
Cada criatura vai exprimir alguma perfeição de Deus no modo mais particular, louvando-O e adorando-O: cântico de Ananias, Azarias e Misael no livro de Daniel Capítulo III, versus de 52 a 90:
"Tu és bem-dito, Senhor Deus de nossos pais, digno de ser louvado e exaltado para sempre. Bem-dito é o teu nome santo e glorioso, digno de todo o louvor e exaltação para sempre.
Tu és bem-dito no templo da tua santa Glória, digno do máximo louvor e exaltação, por todos os séculos.
Tu és bem-dito sobre o trono do teu reino, digno do máximo louvor e exaltação, por todos os séculos.
Tu és bem-dito, tu que penetras o fundo dos abismos e estás assentado sobre os Querubins, digno do máximo louvor e glória, por todos os séculos.
Tu és bem-dito no firmamento do céu, e digno de louvor e de glória, por todos os séculos.
Obras do Senhor, bem-dizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Anjos do Senhor, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Céus, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Águas que estais por cima dos céus, bem-dizei todas o Senhor. louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Forças do Senhor, bem-dizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Sol e lua, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Astros do céu, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Chuvas e orvalhos- bem-dizei todos o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Ventos, bem-dizei todos o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Fogos e calores, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Frios e ardor, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Orvalhos e geadas, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Gelos e frialdade, bem: dizei o Senhor. louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Gelos e neves, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Noites e dias, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Luz e trevas, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Relâmpagos e nuvens, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Que a terra bem-diga o Senhor que o louve e exalte por todos os séculos.
Montanhas e colinas, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Plantas que brotais da terra, bem-dizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Pontes, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Mares e rios, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Monstros e tudo o que se move nas águas, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Aves do céu, bem-dizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Animais selvagens e rebanhos, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Filhos dos homens, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Bem-diga Israel o Senhor, louve-o e exalte-o por todos os séculos.
Sacerdotes do Senhor, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Servos do Senhor, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Espíritos e almas dos justos, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Santos e humildes do coração bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos.
Ananias, Azarias e Misael, bem-dizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o por todos os séculos; porque ele nos tirou da morada dos mortos, salvou-nos da mão da morte, livrou-nos do meio das chamas ardentes, tirou-nos do meio do fogo.
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna.
Vós todos que adorais o Senhor, bem-dizei o Deus dos deuses, louvai-o e rendei-lhe ações de graças, porque a sua misericórdia permanece por todos os séculos".
__________
¹ - Pelágio I, Carta “Humani generis”, ao rei Hildeberto, 3 fev. 557, DH 442
² - Confissões, Santo Agostinho, pag 427, editora Paulus.
³ - Concílio Vaticano I, Const. dogm. Dei Filius, 24 abr. 1870, cap. 1: DH 3002.
SILVA, João. Livro de exemplo. São Paulo: Editora X, 2020

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.