Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

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Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

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Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

08/08/2012

RITO LUTERANO

“Devido às controvérsias que a reforma litúrgica pós-conciliar provocou e provoca, resolvi postar alguns artigos e “ritos” diversos aos da Santa Igreja e documentos do CVII para que, os leitores tomem conhecimento, possibilitando, assim, formarem suas próprias opiniões, não ficando a mercê de comentários de terceiros.”

Liturgia de Lançamento do Tema do Ano de 2012


LITURGIA DE ENTRADA
Sino e procissão de entrada
Como forma de representar uma comunidade viva, sugere-se que, neste momento, membros da comunidade, organizados nos diferentes grupos e idades da comunidade, entrem em procissão com a equipe de liturgia e as lideranças comunitárias, trazendo elementos litúrgicos, como: vela, flores, toalha de mesa, antepêndios, o cartaz do Tema, a Bíblia, colocando-os em seus respectivos lugares e afixando o cartaz em um lugar visível à comunidade. Além disso, leve-se uma fita branca (+ou- 5m de comprimento e 8 a 10 cm de largura), que será colocada sobre o altar.
Durante a procissão, poderia haver um momento musical, apresentando partes de músicas diferentes – MPB, música romântica internacional, pagode, rock, sertaneja, hiphop. Nada muito longo, apenas para atestar os diversos gostos dos jovens e das jovens... (exemplo: Chico Buarque + Adele + Revelação + Titãs + Luan Santana + Mc Natan).
Prelúdio
Acolhida
L (versículo de entrada) “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” (Jeremias 1.5a). Assim, intimamente, nos conhece nosso Deus. Ele nos reúne aqui para celebrar. Comunidade jovem – Igreja viva: este é o Tema da nossa igreja para este ano. Busquemos orientação e a luz de Deus, ele que nos conhece desde o ventre materno. Iluminados pelo Espírito Santo, sejamos comunidade jovem - Igreja viva.
L Sejam bem vindos a este encontro com o Deus da Vida...
Informações técnicas sobre o transcorrer do culto (uso de hinários, apresentação de equipes de liturgia e música, saudação especial a visitantes, etc) deveriam ser dadas nesta parte. Depois de dar as informações, fazer uma breve pausa.
Saudação apostólica
L A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. C E com você também. Amém.
Hino
Confissão de pecados (De pé)
L (costura) Deus me conhece individualmente. Deus nos chama para sermos comunidade viva, incluindo e abraçando crianças, jovens, adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, iguais e diferentes. (Breve pausa. E agora, a fita levada ao altar lá no início do culto é cortada em partes, simbolizando todo tipo de rupturas que marcam nossa convivência). Mas nós nos achamos tão autossuficientes! Tramamos a desunião a toda hora. Quebramos nossos laços de convivência. Excluímos quem é diferente. (Algumas pessoas seguram as faixas separadamente, distantes umas das outras) E vivemos, achando que Deus não enxerga isso. E assim, em vez de uma comunidade viva, nos tornamos uma comunidade murcha, fria. Por tudo isso, confessemos os nossos pecados e peçamos o perdão de Deus, cantando:
C (Canto de confissão de pecados. Sugere-se HPD 409)
Absolvição
L Em vista da vossa confissão e confiando no perdão de Deus, vos declaro, como ministro/a ordenado/a da Igreja, o perdão dos vossos pecados: em nome do Pai (+), e do Filho, e do Espírito Santo.
C Amém (sentar)
Kyrie
L (costura) São muitas as pessoas que, perto e longe de nós, sofrem. (Os pedaços de fita branca são mostrados e, à medida que um pedaço é mostrado, a pessoa diz uma das palavras a seguir: “drogas”, “isolamento”, “relacionamentos distantes”, “difícil acesso à formação”, “miséria”, “doenças”, “catástrofes”. Outros termos, que traduzem situações específicas enfrentadas por jovens do lugar, podem ser mencionados. A cada citação, uma faixa é mostrada à comunidade). Há tanta dor, tristeza, exclusão. Porque Deus nos quer vivos e livres, ele escuta o seu povo e vem em seu socorro. Porque cremos que Deus escuta esse clamor, unamos nossas vozes a esses irmãos e irmãs, roguemos pela misericórdia do Senhor e, por sua compaixão, sejamos comunidade viva.
C (canto) Kyrie eleison
Gloria in excelsis
L (costura) Deus é um Deus próximo. (Os pedaços de fita são colocados diante da cruz). Ele escuta o clamor do seu povo e quer estar perto de nós através da sua Palavra e da sua Ceia e quer unir-se conosco numa Igreja viva. Por esta boa notícia, nós o louvamos.
C (canto do Gloria)
Oração do dia
(algumas pessoas buscam as faixas e as colocam tapando olhos, ouvidos, boca, amarrando pés e outras, as mãos. Alguém faz a leitura pausada:)
Nosso Deus nos conhece antes mesmo de nascermos: pelo nosso Batismo, nos chamou para sermos membros de um só corpo, uma comunidade viva, formada por crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos.
Pedimos que a Palavra de Deus nos transforme (a faixa é retirada da pessoa que está com os ouvidos tapados) e nossa comunidade a acolha como a terra boa e fértil recebe a semente (a faixa é retirada da pessoa que tem suas mãos amarradas).
Que Deus nos ajude a nos reconhecermos como seus filhos e suas filhas (a faixa é retirada da pessoa que tem os olhos tapados) e a sermos um exemplo de inclusão, paz e justiça.
Que nossa comunidade profetize mudanças, novos tempos e esperança (a faixa é retirada da pessoa que tem a boca amordaçada).
E que nossa comunidade seja viva, de modo que seja luz no mundo enredado em trevas (a faixa é retirada dos pés da pessoa que os têm amarrados).
(Novamente as faixas são levadas para diante do altar) Oremos. Senhor, fortalece nossa fé para que confiemos em tua presença no meio de nós. Por Cristo Jesus, que contigo e com o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade.
C Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
L (da estante de leitura)
Leituras bíblicas
As leituras bíblicas são feitas a partir da estante de leitura. Seria bom envolver membros da comunidade, principalmente adolescentes e jovens, nas leituras.
L (costura) A palavra de Deus é que dá o rumo para uma Igreja viva. Por isso a ouvimos com devoção.
Hino
Primeira leitura
L (costura) A primeira leitura bíblica, conforme o profeta Jeremias 1.4-10 (segue a leitura).
Hino: (Salmo cantado ou o Hino Profeta HPD II 323)
Segunda leitura
L A epístola para este domingo, conforme o apóstolo Paulo em sua 1ª. carta aos Coríntios 12.11-14 (15-26) (segue a leitura).
Leitura do Evangelho
L (costura) Vamos acolher a palavra do Evangelho, cantando:
(De pé) C (canto do Livro de Culto, p. 345) Fala, Senhor
L (versículo de aclamação) “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).
C (canto LC, p. 345 – o estribilho)
L (Anúncio do Evangelho) O Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Marcos 4.1-9. (segue a leitura). L (ao final) Palavra do Senhor.
C (canto) Louvado sejas, Cristo. (Sentar)
Pregação
Hino
Confissão de fé
L (costura) Na comunhão com as pessoas que creem no trino Deus, confessemos nossa fé. (De pé) C Creio... (Sentar)
Ofertas
L (costura) Igreja jovem e viva expressa a solidariedade também através das ofertas em dinheiro. Com elas, ofertamos do fruto do nosso trabalho para o serviço na seara do Senhor. As ofertas deste culto destinam-se para (indicar a destinação). Enquanto as ofertas são recolhidas, cantamos (hino para o recolhimento das ofertas. Ofertas serão levadas à mesa da Ceia, juntamente com o pão e o vinho, durante o preparo da mesa).
Oração geral da Igreja
L Oremos.
L Deus bendito, obrigado pelas bonitas experiências de vida que brotam e crescem na relação entre gerações. Obrigado pelo fato de podermos aprender uns dos outros, umas das outras.
Obrigado por todos os momentos de diálogo, que possibilitam ouvir, entender, aceitar, até mesmo discordando. C (canto de gratidão)
L Pedimos, Senhor, pela tua Igreja, líderes, grupos, comunidades, para que seu testemunho vivo inspire e faça surgir mais comunidades vivas:
C (canto) Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L Pedimos pelas autoridades em nosso país, para que seus atos resultem em políticas públicas voltadas para a defesa e a promoção da vida, educação, saúde, trabalho, segurança:
C (canto) Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L Pedimos pelos gostos tão diferentes dos jovens – na música, na roupa, na forma de se comportar – para que sejam sinais da tua diversidade e jamais motivo para provocar o ódio pelo diferente.
C (canto) Ouve nossa oração e atende nossa súplica.
L (outros motivos de gratidão e de intercessão podem ser apresentados a partir do contexto)
L (ao final) Nosso Deus, em tuas mãos nos colocamos, dispostos a crescer e ser
Comunidade jovem Igreja viva, por Jesus Cristo, nosso Salvador. C Amém.
LITURGIA DA CEIA DO SENHOR
L (atrás da mesa da Ceia, voltado para a comunidade)
Preparo da mesa e ação de graças
L (costura) O Deus que nos conhece desde o ventre materno e que chama profetas e profetisas está entre nós. Na Ceia do Senhor celebramos essa presença de uma maneira especial. Por isto, preparemos a mesa da comunhão. Enquanto o pão, o vinho (suco da videira), as ofertas (anteriormente recolhidas) e um símbolo (comunidade jovem) são trazidos, cantemos:
C (canto litúrgico ou hino)
Membros jovens e crianças da comunidade trazem as ofertas anteriormente recolhidas, juntamente com os elementos da Ceia (pão, vinho), para a mesa da Eucaristia. Neste momento, os pedaços de fita antes usados podem ser amarrados uns aos outros, tornando-se novamente uma faixa maior. Depois que as ofertas, os elementos para a Ceia do Senhor e símbolo estiverem sobre a mesa, ora-se.
Oração de ação de graças
L Oremos. Nós te louvamos, Deus criador, por tua generosidade: pela terra, pelo sol e pela chuva, pelo trabalho e pelos dons para te servir. Que estas ofertas sirvam para promover vida com dignidade para as pessoas que as receberem.
C Louvado sejas para sempre.
L Nós te louvamos, Deus dos profetas, pelos jovens, pela vida e o entusiasmo deles, por sua força e seus dons e talentos, por seu jeito de ser e pensar. Assim como esta faixa pode ser usada para unir e transformar, entregamos a ti nossos dons e talentos para servir a tua Igreja no mundo.
C Louvado sejas para sempre.
L Nós te louvamos, Deus que nos torna um só corpo, vivo, tua comunidade, pelo pão e pelo vinho (fruto da videira), frutos da ampla e generosa natureza que alimenta teus filhos e tuas filhas. Dá que este pão e este vinho (fruto da videira) sejam recebidos por nós, nesta Ceia, como comida e bebida da salvação em Cristo Jesus.
C Amém.
Oração eucarística (De pé)
L O Senhor esteja com vocês. C E também com você.
L Vamos elevar os nossos corações a Deus. C Ao Senhor os elevamos.
L Demos graças ao Senhor, nosso Deus. C Isso é digno e justo.
L É justo e do nosso dever que, em todos os tempos e lugares, te rendamos graças, ó Deus, pois és Deus que nos conhece intimamente. Jamais nos deixas sós. Em todos os tempos chamaste pessoas, jovens e adultas, para te servir como líderes, profetas e profetizas, discípulos e discípulas, testemunhas da tua bondade e justiça, reunindo-as em comunidades vivas. No tempo certo, deste-nos a salvação através de teu Filho Jesus Cristo. Por tudo isso, nós te agradecemos, te louvamos e te adoramos cantando:
C (canto) Santo, santo, santo!
L Graças te damos, Deus semeador de vida e de boas novas, porque, alegres, podemos nos reunir ao redor desta mesa para receber o benefício do que Cristo fez por nós. Conforme tua promessa, ele nasceu, viveu e anunciou um novo tempo. Sua fidelidade lhe custou a vida, mas ele ressuscitou, está do teu lado e julgará vivos e mortos.
C Ele veio nos salvar.
L Ele veio nos salvar por meio de seu sacrifício, pois, na noite em que foi traído, Jesus tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim (breve pausa). Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
C (cantado ou falado) Jesus, tua morte anunciamos nós. Louvamos tua ressurreição. Até que venhas com teu poder.
L Deus amado, derrama sobre nós o Espírito Santo, o Espírito que dá vida, cria comunhão e nos torna um só corpo, uma comunidade viva, onde todos tenham lugar, vez e voz. Dá que, partilhando este pão e bebendo do cálice da comunhão, vivamos a partir de tua promessa em nossa vida diária.
C (canto) Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.
L Lembra-te, ó Deus, de todas as pessoas que já partiram desta vida, teus filhos e tuas filhas, nossos irmãos e irmãs na fé, entre as quais estão familiares e pessoas amigas nossas. Lembra-te de todos os jovens que perdem suas vidas prematuramente por causa da violência. Que esta Ceia nos fortaleça na esperança de que tu nos reunirás com todas elas na mesa do banquete do Reino de Paz prometido, e por Cristo inaugurado.
C (cantada ou falada) Por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Pai-Nosso
Recomenda-se estimular a comunidade para orar de mãos dadas e, caso a comunidade esteja sentada, poderia ficar de pé neste momento. Orar o Pai nosso de mãos dadas pode ser uma forma de sentir e demonstrar a paz comunitária, podendo, portanto, substituir o Gesto da paz, a seguir.
L Pai nosso... (sentar)
Gesto da paz
L (costura) Deus nos revela seu poder e seu amor. Ele é a nossa paz. E é por isso que podemos nos aceitar mutuamente, ainda que sejamos diferentes. Em Cristo somos um. Saudemo-nos com um abraço ou um aperto de mão, dizendo: “A paz de Cristo seja contigo”. (sentar)
Durante o Gesto da paz pode-se tocar uma música pertinente.
Fração
Sem outros comentários, depois do Gesto da paz, levanta o cálice consagrado e diz:
L O cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo.
Levanta a pátena (prato) com o pão, que pode ser fracionado neste instante, e diz: L O pão, pelo qual damos graças, é a comunhão do corpo de Cristo.
C (cantado ou falado) Nós, embora muitos, somos um só corpo.
Cordeiro de Deus
Apontando para os elementos pão e cálice, de preferência mostrando-os de forma bem visível à comunidade: L Este é o Cordeiro de Deus.
C (canto) Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo...
L Venham todos/as, pois tudo está preparado. O Deus que nos faz uma comunidade viva é quem convida.
Comunhão
Durante a comunhão pode-se cantar ou executar música apropriada.
Oração pós-comunhão
L Graças te damos, ó Deus, porque nesta Ceia tu és presença real, perdão confirmado, força para recomeçar, alimento na jornada da vida. Dá que esta comunhão nos sustente na edificação de comunidade jovem – igreja viva, também como IECLB. Concede que saiamos daqui para viver conforme tua Palavra em nossa vida pessoal, familiar e comunitária, confiantes em tua promessa de que sempre estás conosco. Por Cristo, teu Filho amado, nosso Senhor.
C Amém.
LITURGIA DE SAÍDA
Avisos gerais
Hino
Bênção
Lembrando nosso batismo, a benção pode ser proferida a partir da pia/fonte batismal. Revolvendo a água se diz:
L (costura) A água nos lembra o nosso batismo. Nosso batismo nos lembra nosso nascimento para dentro da comunidade. Nosso batismo nos lembra que somos chamados a sermos uma comunidade viva, por causa de Cristo. No batismo, Deus mesmo nos recebeu como seus filhos/as. Receber a benção de Deus significa relembrar do nosso batismo e do nosso compromisso de, pela fé, sermos luz do mundo. Por isso, que a benção de Deus nos motive a irmos ao mundo, anunciando que nosso Senhor virá. Sejamos assim abençoados.
L (estendendo as mãos) O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (+)
C Amém.
Envio
L Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria. C Demos graças a Deus
Poslúdio
Oração silenciosa de saída
Sino
Ao final do culto, no cafezinho, pedaços da fita são distribuídos junto com o material do Tema do Ano – adesivos, calendários, marcador de páginas – a quem veio ao culto, como também para levar a quem não pode comparecer.

Autores:
P. Dr. Júlio Cesar Adam (Novo Hamburgo/RS)
e Pa. Margarete Engelbrecht (Niterói/RJ)


Tabela de conversão*
O Lecionário Comum Revisado é trienal. O novo ano do sistema ABC inicia no
Advento. Assim:
Advento de 2006 ................................ Ano C
Advento de 2007 ................................ Ano A
Advento de 2008 ................................ Ano B
Advento de 2009 ................................ Ano C
Advento de 2010 ................................ Ano A
* Lecionário Comum Revisado da IECLB/2007

RITO ANGLICANO

“Devido às controvérsias que a reforma litúrgica pós-conciliar provocou e provoca, resolvi postar alguns artigos e “ritos” diversos aos da Santa Igreja e documentos do CVII para que, os leitores tomem conhecimento.”

OS ANGLICANOS SE PARECEM COM OS CATÓLICOS ROMANOS, OU OS CATÓLICOS ROMANOS SE PARECEM COM OS ANGLICANOS?


Muitas vezes escuto das outras igrejas evangélicas, comentários dando a entender que os Anglicanos podemos ser católicos-romanos disfarçados, ou como se fala mais agora, "precisamos sair do armário." Esta ideia, inclusive, toma força quando os jornais e a TV fala sobre os Anglicanos que se convertem ao Romanismo. Ainda que, uma minoria, eles conseguem aparecer com grande facilidade nos jornais. Por outro lado, neguem escuta dos milhares de católicos-romanos que são recebidos nas igrejas anglicanas cada ano.

Hoje, recebi no Facebook a foto que você podem ver ao início deste artigo. Esta foto mostra o bispo de Roma, Paulo VI, com a delegação de ministros anglicanos e luteranos que ajudaram a refletir sobre a reforma liturgia que aconteceria no Concílio Vaticano II.

Se observamos a foto, podemos ver que somente os ministros protestantes usam camisa clerical, já que Roma só permitiu o uso da mesma depois do Concílio Vaticano II. Deste modo, observamos como esta prenda de vestir de origem presbiteriano (Igreja de Escócia) terminou sendo usada pelos católicos-romanos pela influencia dos Anglicanos e os Luteranos.

Ao mesmo tempo, a Igreja de Inglaterra já afirmou a importância de que o culto fosse em língua do povo no século 16. Isto também seria adotado por Roma no Concílio Vaticano II, em meio dos protestos dos católicos-romanos tradicionalistas.

O Missal Romano que foi desenvolvido a partir do Concílio Vaticano II, recebe uma forte influência do Livro de Oração Comum de Cranmer e o culto luterano de Martinho Lutero. Interessante, descobrir que os católicos tradicionalistas chamam a liturgia surgida a partir do Vaticano II de "missa protestante."

Os dois teólogos mais mencionados no Vaticano II, foram São Augustinho e o Cardinal Newman (um anglicano que se converteu a Roma no século 19). Infelizmente, está influencia não levou a uma maior reforma teológica e de prática que Roma está precisando ainda hoje.

Hoje em dia, o curso Alpha, de origem anglicano, está sendo usado por muitas dioceses católicas-romanas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Este é um curso que tem dado uma nova ferramenta de evangelização a Igreja nos últimos 20 anos, dando um grande sucesso aqueles que tem seguido a metodologia de forma correta.

Deste modo, hoje ficou com a dúvida, será que os Anglicanos nos parecemos aos Católicos-romanos? Ou será que os católicos-romanos se parecem aos Anglicanos?

Quando pensamos sobre o culto anglicanos e a missa romana, pode parecer certa semelhante, como também pode parecer certa semelhança entre os sistema político dos Estados Unidos e o sistema político do Brasil, mas a coisa fica ai na semelhança. Na prática e na doutrina, encontramos as grandes divergências.

Com certeza, os Anglicanos também temos aprendido coisas positivas com os católicos-romanos. Contudo, isto não significa que a Igreja Anglicana e a Igreja de Roma sejam a mesma coisa, ou sejamos semelhantes. Simplesmente, mostra o fato de que muitas igrejas cristãs compartem elementos comuns e, ao mesmo tempo, divergentes.

Talvez, encontre Anglicanos que sejam realmente católicos romanos disfarçados em meio do caos religioso atual no Brasil, como também poderá encontrar católicos romanos que sejam verdadeiramente "anglicanos disfarçados." Contudo, isto não é a norma, mas é fruto da incoerência humana e o desejo de ser o que não se é na realidade. Assim, surgem pessoas e grupos chamando-se de Anglicanos, quando, realmente, não passam de ser católicos independentes.

A Igreja Anglicana é uma igreja reformada, protestante e evangélica, que não deixa de ser católica, histórica e antiga.

Somente a Deus seja dada toda a glória.

Josep Rossello é Presidente e Moderador da Igreja Anglicana Reformada do Brasil



Rubricas gerais do Rito Anglicano
1. Recomenda-se a cada comungante, particularmente ao presidente, uma cuidadosa Preparação devocional antes da celebração.
2. O Presidente, que deve ser um Presbítero Ordenado, dirige a celebração. Compete-lhe em exclusivo: dizer a Saudação inicial, a Oração do Dia, a Declaração de Perdão, a Paz e a Bênção; tomar o Pão e o Cálice, e repô-los sobre a Santa Mesa; dizer a Oração Eucarística, partir o Pão consagrado e, em cada celebração, receber o Sacramento, antes ou depois do povo, como entender. Pode delegar a outros Ministros as restantes partes da celebração. Em caso de necessidade, um Diácono ou um leigo, para tal licenciado pelo Bispo, pode presidir ao Ministério da Palavra. O Bispo, se estiver presente, deverá presidir; mas poderá delegar a um Presbítero o que entender.
3. As Saudações entre o presidente e o povo vêm indicadas; mas em outros momentos apropriados (nomeadamente, antes do Evangelho, antes da Bênção e antes da Despedida), o Ministro pode dizer: "O Senhor esteja convosco", respondendo o povo: "E contigo também".
4. O cântico Gloria in Excelsis é omitido nos tempos do Advento e da Quaresma; e pode sê-lo em dias feriais que não sejam Dias Santos.
5. O Sermão, como parte integrante do Ministério da Palavra, é obrigatório nas celebrações de Domingo ou de Dias Santos. Em outros dias, pode haver uma reflexão menos formal sob a forma de devocional.
6. Os Prefácios, quando indicados, são obrigatórios; e podem ser usados sempre que convenientes.
7. Os Gestos do presidente serão os tradicionais, com obrigação de tomar o Pão e o Cálice e repô-los sobre a Santa Mesa, antes da Oração Eucarística.
8. Anúncios e quaisquer comunicações ou proclamações que o presidente, ou o Ministro responsável pela igreja, entenda fazer, ocorrerão antes da Saudação inicial, ou antes do Credo, ou antes da Despedida.
9. Deve guardar-se Silêncio antes da Confissão, bem como depois de cada Leitura Bíblica, do Convite para a Oração dos Fiéis, da Oração Eucarística e da Comunhão.
10. Se não houver o Ministério do Sacramento, o Ministro deverá utilizar-se das formas prescritas para Oração Matutina ou Vespertina, podendo estas ser presididas ainda por leigos ou Diáconos, omitindo-se, neste caso, a Declaração de Perdão e a Bênção.

RITO EUCARÍSTICO I (Há 06 ritos eucarísticos)
Acolhida
Ao entrar o Ministro, um Hino pode ser cantado
O Presidente pode dizer:
Ministro: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Todos:
 Amém.

A Saudação
Ministro: O Senhor esteja contigo! 
Todos:
 E com teu espírito.
ou
Ministro: Graça, misericórdia e paz de Deus, o nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo seja convosco! 
Todos:
 E com teu espírito.

Do Domingo da Ressurreição até o Pentecostes:
Ministro: Aleluia! Cristo ressuscitou! 
Todos:
 Verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!

Palavras de Boas-vindas ou Introdução à Celebração
Oração de Preparação _ Coleta pela Pureza
Todos: Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos, e para quem segredo algum está oculto; purifica os nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Santo Espírito, para que te amemos com perfeição, e dignamente engrandeçamos teu santo nome; por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Orações de Confissão
Os Dez Mandamentos ou Decálogo (p.250), As Bem-aventuranças (p.251), palavras de conforto ou o seguinte Sumário da Lei pode ser utilizado
Ministro: Nosso Senhor Jesus Cristo disse: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor: amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há nenhum outro mandamento maior do que estes. E destes dois mandamentos dependem a Lei e os Profetas. 
Todos:
 Senhor, tem misericórdia de nós, e escreve todas as tuas leis em nossos corações, nós te suplicamos.

O Ministro usa a chamada à Confissão própria do tempo ou esta outra:
Ministro: Deus amou ao mundo que deu seu único Filho, Jesus Cristo para salvar-nos de nossos pecados, para ser o nosso advogado no céu, e para nos conduzir à vida eterna. Confessemos os nossos pecados, arrependidos e com fé, com o firme propósito de obedecer aos mandamentos divinos e viver em amor e paz com todos. 
Todos:
 Todo-poderoso Deus, nosso Pai celestial, nós temos pecado contra ti e nosso próximo, por pensamentos e palavras, por omissão, por descuido, por nosso desejo deliberado de pecar. Nós nos arrependemos e confessamos os nossos pecados. Por causa de teu Filho Jesus Cristo, que morreu por nós, perdoa o nosso passado, para que te possamos servir em novidade de vida para a Glória do teu nome. Amém.
Ou
Todos: Misericordioso Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nós confessamos que temos pecado por pensamentos, palavras e obras. Nós não temos Te amado de todo nosso coração, nem amado ao nosso próximo como a nós mesmos. Em tua misericórdia perdoa a nós que recorremos a Ti, ajudando-nos a emendarmo-nos, e sermos dirigidos por ti, para que sejamos justos, misericordiosos e andemos segundo o Teu querer, ó nosso Deus. Amém.

Ou com algumas Sentenças penitenciais o Kyrie pode ser usado:
Ministro: Senhor, tem piedade de nós. 
Todos:
 Senhor, tem piedade de nós. 
Ministro: 
Cristo, tem piedade de nós. 
Todos:
 Cristo, tem piedade de nós. 
Ministro: 
Senhor, tem piedade de nós. 
Todos:
 Senhor, tem piedade de nós.

O presidente diz:
Ministro: Todo-poderoso, Deus de todos os que verdadeiramente se arrependem, tenha compaixão de nós, perdoe e liberte-nos de todos os nossos pecados, confirme-nos e fortaleça-nos em toda bondade, e nos guarde para a vida eterna; mediante Jesus Cristo nosso Senhor. 
Todos:
 Amém.

Gloria in Excelsis
O Gloria in excelsis pode ser dito (menos no Advento e na Quaresma)
Ministro: Glória a Deus nas alturas, e na terra paz, boa vontade entre os homens.
Todos: 
Nós te louvamos, bendizemos, adoramos, glorificamos e te damos graças por tua grande glória. Ó Senhor Deus, Rei do Céu, Deus Pai Onipotente. Ó Senhor, unigênito Filho Jesus Cristo; Ó Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho do Eterno Pai, que tiras os pecados do mundo, tem misericórdia de nós. Tu que tiras os pecados do mundo, recebe a nossa deprecação. Tu que estás sentado à destra de Deus Pai, tem misericórdia de nós. Porque só tu és Santo; só tu és o Senhor; só tu, ó Cristo, com o Espírito Santo, és altíssimo na glória de Deus Pai. Amém.

A Coleta do Dia
Depois de um momento de Oração silenciosa, o presidente faz a Coleta do Dia(pp.280 a 333) - (noPróprio do tempo, ver Lecionário da pp.347 a 358)

A Liturgia da Palavra
Leitura(s)
Depois de cada leitura pode ser dito:
Ministro ou leitor: Palavra do Senhor!
Todos:
 Graças a Deus!

Um Salmo, cântico ou Hino
Aclamação ao Evangelho
Leitura do Evangelho

Quando o Evangelho for anunciado, deve-se dizer:
Ministro: Ouçamos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo... 
Todos:
 Glória a Te seja dada, ó Senhor!
No final:
Ministro: Este é o Evangelho do Senhor! 
Todos:
 Louvado sejas, ó Cristo.

Sermão
O Credo
Aos domingos, festas especiais da Igreja ou à discrição do presidente, o Credo Apostólico, o Niceno ou outra Afirmação de Fé (p.612)
Todos: Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor: o qual foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso: donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; e na Vida Eterna. Amém.

Orações de Intercessão
Usualmente devem ter esta sequência:

• Pela Igreja de Cristo
• Pela criação, sociedade humana, pelo presidente e demais autoridades
• Pela comunidade local
• Pelos que estão sofrendo
• Pela comunhão dos santos

Após cada pedido, deve ser dito:
Ministro: Senhor, na tua misericórdia, 
Todos:
 Ouve a nossa oração.
Ou
Ministro: Ouve-nos, Senhor. 
Todos:
 Senhor, bondosamente, ouve-nos.

E ao final
Ministro: Misericordioso Pai,
Todos:
 Aceita as nossas orações por intermédio de nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

Liturgia Sacramental
A Paz
Ministro: A paz seja com todos vocês! 
Todos:
 E com teu espírito.
 
Ministro
: Saudemo-nos uns aos outros com a Paz do Senhor.

Todos se saúdam, enquanto um Hino ou cântico é executado

Preparação da Santa Mesa
Recebendo o Pão e o Vinho (Ofertório)

Um Hino pode ser cantado
Ofertas podem ser apresentadas neste momento, seja em espécie, seja em gêneros
O Pão e o Vinho são colocados sobre a Santa Mesa
Uma ou mais Orações podem ser ditas
O presidente recebe o Pão e o Vinho trazidos por elementos da comunidade

Prefácio e Sanctus
Uma delas pode ser usada
Ministro: O Senhor esteja convosco! 
Todos:
 E com teu espírito.
Ou
Ministro: O Senhor está aqui! 
Todos:
 Seu Espírito está conosco.
 
Ministro
: Elevemos os nossos corações! 
Todos: 
Ao Senhor os elevamos.
 
Ministro
: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. 
Todos: 
É digno e justo fazê-lo.
 
Ministro
: Verdadeiramente é digno e justo, salutar e razoável que sempre, em todo tempo e lugar, demos graças a Ti, o Deus Santo, Deus Pai Onipotente, através de Jesus Cristo.

Segue Prefácio Próprio (p.244)
Ministro: Por isso com todos os anjos e santos vos louvamos a uma só voz dizendo (cantando): 
Todos:
 Santo, Santo, Santo. Senhor Deus dos Exércitos. Toda a terra está cheia da sua glória. Bendito o que vem em nome do Senhor! Glória te seja dada, ó Cristo! Hosana nas maiores alturas!

Oração Eucarística
Usa-se uma Oração Eucarística adequada ao tempo litúrgico (Ver seção própria Orações Eucarísticas pp.195-220)
Pode-se dizer ao final:
Ministro Grande é o Mistério da Fé: 
Todos:
 Cristo morreu. Cristo ressuscitou. Cristo voltará.
ou
Ministro: Jesus Cristo é Senhor! 
Todos:
 Salvador do mundo, que sobre a cruz efetuou a nossa redenção, salva-nos, ajuda-nos, nós humildemente suplicamos.

A Oração do Senhor
Ministro: Oremos como nosso Salvador nos ensinou: 
Todos: 
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; pois teu é o Reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém.

Partindo o Pão
O presidente quebra o Pão consagrado
Ministro: Nós partimos este Pão para distribuí-lo aos de Cristo. 
Todos:
 Embora sendo muitos, somos apenas um, porque nós todos repartimos o Pão.
Ou
Ministro: Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, 
Todos:
 Anunciamos, Senhor, a Tua morte, enquanto esperamos tua vinda!

Agnus Dei
Todos: Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós!
Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós!
Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, dá-nos a paz!

Recebendo a Comunhão
O presidente dirá um destes convites à comunhão
Ministro: Aproximemo-nos com fé. Recebamos o Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo que foi dado por nós, e seu Sangue derramado por nós. Comamos e bebamos em memória de sua morte e ressurreição e alimentemos o nosso coração pela fé e com ação de graças!
Ou
Ministro: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Bendito seja aquele que é convidado para a ceia. 
Todos:
 Senhor, eu não sou digno que entres em minha morada, mas dize uma palavra e minha alma será salva.
Ou
Ministro: Um santo presente de Deus para o santo povo de Deus: 
Todos:
 Jesus Cristo é Santo. Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai.
Ou da Páscoa ao Pentecostes
Ministro: Aleluia. Cristo nossa Páscoa foi imolado por nós. 
Todos:
 Por isso estamos em festa. Aleluia.

O presidente e o povo recebem a comunhão
Durante a comunhão Hinos ou cânticos podem ser cantados
Se os elementos consagrados não forem suficientes, basta o Ministro repetir o memorial segundo Paulo aos Coríntios, no Capítulo 11
Se sobejarem elementos consagrados, devem ser consumidos pelo Ministro e assistentes após a celebração, de forma discreta

Oração após a Comunhão
Alguns instantes de silêncio
Todos: Amém.

A Despedida
Um Hino pode ser cantado
Avisos podem ser dados aqui
O presidente abençoa o povo com a Bênção Apostólica, Aarônica ou outra

FONTE RITO LITÚRGICO I: www.dar.org.br