“Devido às controvérsias que a reforma litúrgica pós-conciliar provocou e provoca, resolvi
postar alguns artigos e “ritos” diversos aos da Santa Igreja e documentos do
CVII para que, os leitores tomem conhecimento.”
OS ANGLICANOS SE PARECEM COM OS CATÓLICOS ROMANOS,
OU OS CATÓLICOS ROMANOS SE PARECEM COM OS ANGLICANOS?
Muitas vezes escuto das outras igrejas evangélicas, comentários dando a
entender que os Anglicanos podemos ser católicos-romanos disfarçados, ou como
se fala mais agora, "precisamos sair do armário." Esta ideia,
inclusive, toma força quando os jornais e a TV fala sobre os Anglicanos que se
convertem ao Romanismo. Ainda que, uma minoria, eles conseguem aparecer com
grande facilidade nos jornais. Por outro lado, neguem escuta dos milhares de
católicos-romanos que são recebidos nas igrejas anglicanas cada ano.
Hoje, recebi no Facebook a foto que você podem ver ao início deste artigo. Esta
foto mostra o bispo de Roma, Paulo VI, com a delegação de ministros anglicanos
e luteranos que ajudaram a refletir sobre a reforma liturgia que aconteceria no
Concílio Vaticano II.
Se observamos a foto, podemos ver que somente os ministros protestantes usam
camisa clerical, já que Roma só permitiu o uso da mesma depois do Concílio
Vaticano II. Deste modo, observamos como esta prenda de vestir de origem
presbiteriano (Igreja de Escócia) terminou sendo usada pelos católicos-romanos
pela influencia dos Anglicanos e os Luteranos.
Ao mesmo tempo, a Igreja de Inglaterra já afirmou a importância de que o culto
fosse em língua do povo no século 16. Isto também seria adotado por Roma no
Concílio Vaticano II, em meio dos protestos dos católicos-romanos
tradicionalistas.
O Missal Romano que foi desenvolvido a partir do Concílio Vaticano II, recebe
uma forte influência do Livro de Oração Comum de Cranmer e o culto luterano de
Martinho Lutero. Interessante, descobrir que os católicos tradicionalistas
chamam a liturgia surgida a partir do Vaticano II de "missa
protestante."
Os dois teólogos mais mencionados no Vaticano II, foram São Augustinho e o
Cardinal Newman (um anglicano que se converteu a Roma no século 19).
Infelizmente, está influencia não levou a uma maior reforma teológica e de
prática que Roma está precisando ainda hoje.
Hoje em dia, o curso Alpha, de origem anglicano, está sendo usado por muitas
dioceses católicas-romanas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Este é um
curso que tem dado uma nova ferramenta de evangelização a Igreja nos últimos 20
anos, dando um grande sucesso aqueles que tem seguido a metodologia de forma
correta.
Deste modo, hoje ficou com a dúvida, será que os Anglicanos nos parecemos aos
Católicos-romanos? Ou será que os católicos-romanos se parecem aos Anglicanos?
Quando pensamos sobre o culto anglicanos e a missa romana, pode parecer certa
semelhante, como também pode parecer certa semelhança entre os sistema político
dos Estados Unidos e o sistema político do Brasil, mas a coisa fica ai na
semelhança. Na prática e na doutrina, encontramos as grandes divergências.
Com certeza, os Anglicanos também temos aprendido coisas positivas com os
católicos-romanos. Contudo, isto não significa que a Igreja Anglicana e a
Igreja de Roma sejam a mesma coisa, ou sejamos semelhantes. Simplesmente,
mostra o fato de que muitas igrejas cristãs compartem elementos comuns e, ao
mesmo tempo, divergentes.
Talvez, encontre Anglicanos que sejam realmente católicos romanos disfarçados
em meio do caos religioso atual no Brasil, como também poderá encontrar
católicos romanos que sejam verdadeiramente "anglicanos disfarçados."
Contudo, isto não é a norma, mas é fruto da incoerência humana e o desejo de
ser o que não se é na realidade. Assim, surgem pessoas e grupos chamando-se de
Anglicanos, quando, realmente, não passam de ser católicos independentes.
A Igreja Anglicana é uma igreja reformada, protestante e evangélica, que não
deixa de ser católica, histórica e antiga.
Somente a Deus seja dada toda a glória.
Josep Rossello é Presidente e Moderador da Igreja Anglicana
Reformada do Brasil
Rubricas
gerais do Rito Anglicano
1. Recomenda-se a cada comungante,
particularmente ao presidente, uma cuidadosa Preparação devocional antes da celebração.
2. O Presidente,
que deve ser um Presbítero Ordenado, dirige a celebração. Compete-lhe em
exclusivo: dizer a Saudação inicial, a Oração do Dia, a Declaração de Perdão, a
Paz e a Bênção; tomar o Pão e o Cálice, e repô-los sobre a Santa Mesa; dizer a
Oração Eucarística, partir o Pão consagrado e, em cada celebração, receber o
Sacramento, antes ou depois do povo, como entender. Pode delegar a outros
Ministros as restantes partes da celebração. Em caso de necessidade, um Diácono
ou um leigo, para tal licenciado pelo Bispo, pode presidir ao Ministério da
Palavra. O Bispo, se estiver presente, deverá presidir; mas poderá delegar a um
Presbítero o que entender.
3. As Saudações entre o presidente e o povo vêm
indicadas; mas em outros momentos apropriados (nomeadamente, antes do
Evangelho, antes da Bênção e antes da Despedida), o Ministro pode dizer:
"O Senhor esteja convosco", respondendo o povo: "E contigo também".
4. O cântico Gloria in Excelsis é omitido nos tempos do Advento e da
Quaresma; e pode sê-lo em dias feriais que não sejam Dias Santos.
5. O Sermão,
como parte integrante do Ministério da Palavra, é obrigatório nas celebrações
de Domingo ou de Dias Santos. Em outros dias, pode haver uma reflexão menos
formal sob a forma de devocional.
6. Os Prefácios, quando
indicados, são obrigatórios; e podem ser usados sempre que convenientes.
7. Os Gestos do presidente serão os tradicionais,
com obrigação de tomar o Pão e o Cálice e repô-los sobre a Santa Mesa, antes da
Oração Eucarística.
8. Anúncios e quaisquer comunicações ou
proclamações que o presidente, ou o Ministro responsável pela igreja, entenda
fazer, ocorrerão antes da Saudação inicial, ou antes do Credo, ou antes da
Despedida.
9. Deve guardar-se Silêncio antes da Confissão, bem como depois de
cada Leitura Bíblica, do Convite para a Oração dos Fiéis, da Oração Eucarística
e da Comunhão.
10. Se não houver o Ministério
do Sacramento, o Ministro deverá utilizar-se das formas prescritas
para Oração Matutina ou Vespertina, podendo estas ser presididas ainda por leigos
ou Diáconos, omitindo-se, neste caso, a Declaração de Perdão e a Bênção.
RITO
EUCARÍSTICO I (Há 06 ritos eucarísticos)
Acolhida
Ao entrar o Ministro,
um Hino pode ser cantado
O Presidente pode
dizer:
Ministro: Em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
A Saudação
Ministro: O Senhor esteja
contigo!
Todos: E com teu espírito.
ou
Ministro: Graça, misericórdia
e paz de Deus, o nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo seja convosco!
Todos: E com teu espírito.
Do Domingo da
Ressurreição até o Pentecostes:
Ministro: Aleluia! Cristo
ressuscitou!
Todos: Verdadeiramente ressuscitou! Aleluia!
Palavras de Boas-vindas
ou Introdução à Celebração
Oração de Preparação _
Coleta pela Pureza
Todos: Onipotente Deus,
que vês todos os corações, conheces todos os desejos, e para quem segredo algum
está oculto; purifica os nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu
Santo Espírito, para que te amemos com perfeição, e dignamente engrandeçamos teu
santo nome; por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Orações de Confissão
Os Dez Mandamentos ou
Decálogo (p.250), As Bem-aventuranças (p.251), palavras de conforto ou o
seguinte Sumário da Lei pode ser utilizado
Ministro: Nosso Senhor Jesus
Cristo disse: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor: amarás,
pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e todo o
teu entendimento, e de todas as tuas forças. Este é o primeiro mandamento. E o
segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
nenhum outro mandamento maior do que estes. E destes dois mandamentos dependem
a Lei e os Profetas.
Todos: Senhor, tem misericórdia de nós, e escreve todas as tuas leis
em nossos corações, nós te suplicamos.
O Ministro usa a
chamada à Confissão própria do tempo ou esta outra:
Ministro: Deus amou ao mundo
que deu seu único Filho, Jesus Cristo para salvar-nos de nossos pecados, para
ser o nosso advogado no céu, e para nos conduzir à vida eterna. Confessemos os
nossos pecados, arrependidos e com fé, com o firme propósito de obedecer aos
mandamentos divinos e viver em amor e paz com todos.
Todos: Todo-poderoso Deus, nosso Pai celestial, nós temos pecado
contra ti e nosso próximo, por pensamentos e palavras, por omissão, por
descuido, por nosso desejo deliberado de pecar. Nós nos arrependemos e
confessamos os nossos pecados. Por causa de teu Filho Jesus Cristo, que morreu
por nós, perdoa o nosso passado, para que te possamos servir em novidade de
vida para a Glória do teu nome. Amém.
Ou
Todos: Misericordioso
Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nós confessamos que temos pecado por
pensamentos, palavras e obras. Nós não temos Te amado de todo nosso coração,
nem amado ao nosso próximo como a nós mesmos. Em tua misericórdia perdoa a nós
que recorremos a Ti, ajudando-nos a emendarmo-nos, e sermos dirigidos por ti,
para que sejamos justos, misericordiosos e andemos segundo o Teu querer, ó
nosso Deus. Amém.
Ou com algumas
Sentenças penitenciais o Kyrie pode ser usado:
Ministro: Senhor, tem piedade
de nós.
Todos: Senhor, tem piedade de nós.
Ministro: Cristo, tem piedade de nós.
Todos: Cristo, tem piedade de nós.
Ministro: Senhor, tem piedade de nós.
Todos: Senhor, tem piedade de nós.
O presidente diz:
Ministro: Todo-poderoso, Deus
de todos os que verdadeiramente se arrependem, tenha compaixão de nós, perdoe e
liberte-nos de todos os nossos pecados, confirme-nos e fortaleça-nos em toda
bondade, e nos guarde para a vida eterna; mediante Jesus Cristo nosso Senhor.
Todos: Amém.
Gloria in Excelsis
O Gloria in excelsis
pode ser dito (menos no Advento e na Quaresma)
Ministro: Glória a Deus nas
alturas, e na terra paz, boa vontade entre os homens.
Todos: Nós te louvamos, bendizemos, adoramos, glorificamos e te damos
graças por tua grande glória. Ó Senhor Deus, Rei do Céu, Deus Pai Onipotente. Ó
Senhor, unigênito Filho Jesus Cristo; Ó Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho do
Eterno Pai, que tiras os pecados do mundo, tem misericórdia de nós. Tu que
tiras os pecados do mundo, recebe a nossa deprecação. Tu que estás sentado à
destra de Deus Pai, tem misericórdia de nós. Porque só tu és Santo; só tu és o
Senhor; só tu, ó Cristo, com o Espírito Santo, és altíssimo na glória de Deus
Pai. Amém.
A Coleta do Dia
Depois de um momento de
Oração silenciosa, o presidente faz a Coleta do Dia(pp.280 a 333) - (noPróprio
do tempo, ver Lecionário da pp.347 a 358)
A Liturgia da Palavra
Leitura(s)
Depois de cada leitura pode
ser dito:
Ministro ou leitor: Palavra do Senhor!
Todos: Graças a Deus!
Um Salmo, cântico ou
Hino
Aclamação ao Evangelho
Leitura do Evangelho
Quando o Evangelho for
anunciado, deve-se dizer:
Ministro: Ouçamos o Evangelho
de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo...
Todos: Glória a Te seja dada, ó Senhor!
No final:
Ministro: Este é o Evangelho
do Senhor!
Todos: Louvado sejas, ó Cristo.
Sermão
O Credo
Aos domingos, festas
especiais da Igreja ou à discrição do presidente, o Credo Apostólico, o Niceno
ou outra Afirmação de Fé (p.612)
Todos: Creio em Deus Pai
Todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo seu único Filho,
nosso Senhor: o qual foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da Virgem
Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e
sepultado; desceu ao Hades; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está
sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso: donde há de vir a julgar os
vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na
comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; e na
Vida Eterna. Amém.
Orações de Intercessão
Usualmente devem ter
esta sequência:
• Pela Igreja de Cristo
• Pela criação, sociedade humana, pelo presidente e demais autoridades
• Pela comunidade local
• Pelos que estão sofrendo
• Pela comunhão dos santos
Após cada pedido, deve
ser dito:
Ministro: Senhor, na tua
misericórdia,
Todos: Ouve a nossa oração.
Ou
Ministro: Ouve-nos, Senhor.
Todos: Senhor, bondosamente, ouve-nos.
E ao final
Ministro: Misericordioso Pai,
Todos: Aceita as nossas orações por intermédio de nosso Salvador Jesus
Cristo. Amém.
Liturgia Sacramental
A Paz
Ministro: A paz seja com
todos vocês!
Todos: E com teu espírito.
Ministro: Saudemo-nos uns aos outros com a Paz do Senhor.
Todos se saúdam,
enquanto um Hino ou cântico é executado
Preparação da Santa
Mesa
Recebendo o Pão e o
Vinho (Ofertório)
Um Hino pode ser
cantado
Ofertas podem ser apresentadas neste momento, seja em espécie, seja em gêneros
O Pão e o Vinho são colocados sobre a Santa Mesa
Uma ou mais Orações podem ser ditas
O presidente recebe o Pão e o Vinho trazidos por elementos da comunidade
Prefácio e Sanctus
Uma delas pode ser
usada
Ministro: O Senhor esteja
convosco!
Todos: E com teu espírito.
Ou
Ministro: O Senhor está aqui!
Todos: Seu Espírito está conosco.
Ministro: Elevemos os nossos corações!
Todos: Ao Senhor os elevamos.
Ministro: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Todos: É digno e justo fazê-lo.
Ministro: Verdadeiramente é digno e justo, salutar e razoável que sempre,
em todo tempo e lugar, demos graças a Ti, o Deus Santo, Deus Pai Onipotente,
através de Jesus Cristo.
Segue Prefácio Próprio (p.244)
Ministro: Por isso com todos
os anjos e santos vos louvamos a uma só voz dizendo (cantando):
Todos: Santo, Santo, Santo. Senhor Deus dos Exércitos. Toda a terra
está cheia da sua glória. Bendito o que vem em nome do Senhor! Glória te seja
dada, ó Cristo! Hosana nas maiores alturas!
Oração Eucarística
Usa-se uma Oração
Eucarística adequada ao tempo litúrgico (Ver seção própria Orações Eucarísticas
pp.195-220)
Pode-se dizer ao final:
Ministro Grande é o Mistério
da Fé:
Todos: Cristo morreu. Cristo ressuscitou. Cristo voltará.
ou
Ministro: Jesus Cristo é
Senhor!
Todos: Salvador do mundo, que sobre a cruz efetuou a nossa redenção,
salva-nos, ajuda-nos, nós humildemente suplicamos.
A Oração do Senhor
Ministro: Oremos como nosso
Salvador nos ensinou:
Todos: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão
nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas
livra-nos do mal; pois teu é o Reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém.
Partindo o Pão
O presidente quebra o
Pão consagrado
Ministro: Nós partimos este
Pão para distribuí-lo aos de Cristo.
Todos: Embora sendo muitos, somos apenas um, porque nós todos
repartimos o Pão.
Ou
Ministro: Todas as vezes que
comemos deste Pão e bebemos deste Cálice,
Todos: Anunciamos, Senhor, a Tua morte, enquanto esperamos tua vinda!
Agnus Dei
Todos: Cordeiro de Deus
que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós!
Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós!
Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo, dá-nos a paz!
Recebendo a Comunhão
O presidente dirá um
destes convites à comunhão
Ministro: Aproximemo-nos
com fé. Recebamos o Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo que foi dado por nós, e
seu Sangue derramado por nós. Comamos e bebamos em memória de sua morte e
ressurreição e alimentemos o nosso coração pela fé e com ação de graças!
Ou
Ministro: Jesus é o Cordeiro
de Deus que tira o pecado do mundo. Bendito seja aquele que é convidado para a
ceia.
Todos: Senhor, eu não sou digno que entres em minha morada, mas dize
uma palavra e minha alma será salva.
Ou
Ministro: Um santo presente
de Deus para o santo povo de Deus:
Todos: Jesus Cristo é Santo. Jesus Cristo é Senhor, para a glória de
Deus Pai.
Ou da Páscoa ao
Pentecostes
Ministro: Aleluia. Cristo
nossa Páscoa foi imolado por nós.
Todos: Por isso estamos em festa. Aleluia.
O presidente e o povo
recebem a comunhão
Durante a comunhão Hinos ou cânticos podem ser cantados
Se os elementos consagrados não forem suficientes, basta o Ministro repetir o
memorial segundo Paulo aos Coríntios, no Capítulo 11
Se sobejarem elementos consagrados, devem ser consumidos pelo Ministro e
assistentes após a celebração, de forma discreta
Oração após a Comunhão
Alguns instantes de
silêncio
Todos: Amém.
A Despedida
Um Hino pode ser cantado
Avisos podem ser dados aqui
O presidente abençoa o povo com a Bênção Apostólica, Aarônica ou outra
FONTE
RITO LITÚRGICO I: www.dar.org.br
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