Seja por sempre e em todas partes conhecido, adorado, bendito, amado, servido e glorificado o diviníssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nota do blog Salve Regina: “Nós aderimos de todo o coração e com toda a nossa alma à Roma católica, guardiã da fé católica e das tradições necessárias para a manutenção dessa fé, à Roma eterna, mestra de sabedoria e de verdade. Pelo contrário, negamo-nos e sempre nos temos negado a seguir a Roma de tendência neomodernista e neoprotestante que se manifestou claramente no Concílio Vaticano II, e depois do Concílio em todas as reformas que dele surgiram.” Mons. Marcel Lefebvre

Pax Domini sit semper tecum

Item 4º do Juramento Anti-modernista São PIO X: "Eu sinceramente mantenho que a Doutrina da Fé nos foi trazida desde os Apóstolos pelos Padres ortodoxos com exatamente o mesmo significado e sempre com o mesmo propósito. Assim sendo, eu rejeito inteiramente a falsa representação herética de que os dogmas evoluem e se modificam de um significado para outro diferente do que a Igreja antes manteve. Condeno também todo erro segundo o qual, no lugar do divino Depósito que foi confiado à esposa de Cristo para que ela o guardasse, há apenas uma invenção filosófica ou produto de consciência humana que foi gradualmente desenvolvida pelo esforço humano e continuará a se desenvolver indefinidamente" - JURAMENTO ANTI-MODERNISTA

____

Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Declaração do Pe. Camel.

____

Ao negar a celebração da Missa Tradicional ou ao obstruir e a discriminar, comportam-se como um administrador infiel e caprichoso que, contrariamente às instruções do pai da casa - tem a despensa trancada ou como uma madrasta má que dá às crianças uma dose deficiente. É possível que esses clérigos tenham medo do grande poder da verdade que irradia da celebração da Missa Tradicional. Pode comparar-se a Missa Tradicional a um leão: soltem-no e ele defender-se-á sozinho”. - D. Athanasius Schneider

"Os inimigos declarados de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à verdade), sendo obra de caridade gritar: Eis o lobo!, quando está entre o rebanho, ou em qualquer lugar onde seja encontrado".- São Francisco de Sales

“E eu lhes digo que o protestantismo não é cristianismo puro, nem cristianismo de espécie alguma; é pseudocristianismo, um cristianismo falso. Nem sequer tem os protestantes direito de se chamarem cristãos”. - Padre Amando Adriano Lochu

"MALDITOS os cristãos que suportam sem indignação que seu adorável SALVADOR seja posto lado a lado com Buda e Maomé em não sei que panteão de falsos deuses". - Padre Emmanuel

“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelos administradores do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

27/02/2025

Penitência, oração e esmola


"Levanta-te e vai a Nínive, a grande cidade, e faze nela a pregação que eu te ordenar. Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Ora Nínive era uma cidade grande, diante de Deus, que tinha três dias de caminho. Jonas começou a entrar na cidade, andando por ela um dia. Clamava assim: Daqui a quarenta dias será Nínive destruída" Jonas III, 2-4


A Quaresma se aproxima, tempo de penitência, oração e esmola, da luta do bem contra o mal, da luz contra as trevas, contra o pecado, contra o mundo, contra a carne. Um combate que começa pela vitória, pela Cruz, para a luz, pela morte, pelo sepulcro, para a Ressurreição com o Cristo!

Sabemos que Paulo VI alterou as penitências (jejum e abstinência), tornando-as mais brandas, Constituição Apostólica Paenitemini, reduzindo os dias, extinguindo outras, por fim, tornaram-nas menos “rigorosas” e mais “fáceis” de serem praticadas pelos fiéis e de acordo com o mundo, que segundo o Pontífice, um dos motivos para o abrandamento das práticas de penitência seria “pela visão mais plena e profunda da Igreja" e da sua relação com o mundo, com os “irmãos separados”, com as “religiões não cristãs” e ao “progresso da cultura”.

Monsenhor Lefebvre escreveu em 1982 pela ocasião da QuaresmaOs bispos pediram ao Concílio uma redução do jejum e da abstinência que estas prescrições praticamente desapareceram. Devemos reconhecer que este desaparecimento é consequência do espírito ecuménico e protestante que nega a necessidade da nossa participação para a aplicação dos méritos de Nosso Senhor a cada um de nós, para a remissão dos nossos pecados e a restauração da nossa filiação divina.
Enquanto no passado os mandamentos da Igreja esperavam:
- jejum obrigatório durante todos os dias da Quaresma, exceto domingos, nos dias de brasa, e diversas vigílias;
- abstinência em todas as sextas-feiras do ano, nos sábados da Quaresma e, em muitas dioceses, em todos os sábados do ano.
O que resta dessas prescrições hoje?
- jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa;
- abstinência na Quarta-feira de Cinzas e nas Sextas-feiras da Quaresma.

Eis o mundo, “se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos aborrece”, Jo XV, 19.

Com a crise atual em que a Igreja foi mergulhada e que a cada dia do atual pontificado se afundando mais e mais, com novidades terríveis. Necessitamos de penitências para que Deus abrande sua ira e nos dê bons sacerdotes, "Os maus sacerdotes são o maior castigo com que Deus aflige ao povo", disse Santo Antônio Maria Claret ou ainda São João Eudes: O maior sinal da ira de Deus sobre o seu povo, e o pior castigo que ele pode infligir sobre ele, neste mundo, é quando permite que, como punição por seus crimes, o povo caia nas mãos de pastores que o são mais de nome do que de fato, que mais exercem contra o povo a crueldade dos lobos famintos, do que a caridade dos pastores carinhosos, e que, em vez de cuidadosamente lhes oferecerem um repasto, despedaçam-no e o devoram cruelmente; em vez de levar o povo para Deus, vende-o para Satanás; em vez de dirigi-lo para o céu, arrasta-o consigo para o inferno; e, em vez de ser o sal da terra e luz do mundo, são o veneno e escuridão.

Levanta-te e vai a Ninive (Jonas III, 2), assim ordenou Deus a Jonas, para que anunciasse aos ninivitas que por suas iniquidades a cidade seria destruída. Eles, porém, creram, fizeram penitências, ordenaram jejum público a todos os moradores, e até o rei levantou-se de seu trono, despojou de seu manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre as cinzas. Buscai o Senhor, disse Isaías, invocai-O enquanto está perto (Is LV, 6-7). Deus viu as penitências e não destruiu Ninive.

No Código de Direito Canônico de 1917 na Quaresma se faz o jejum simples, jejum completo, abstinência e abstinência parcial. Em outros dias no transcorrer do ano também se faz o jejum e abstinência.

O jejum simples consiste numa refeição completa e duas menores, que juntas são menores que uma refeição inteira, não sendo permitido comer entre as refeições, mas líquidos podem ser tomados. É permitido comer carne nos dias de jejum simples. A abstinência parcial e comutada com o jejum simples, é permitido comer carne na refeição principal e não nas refeições menores. Dias de jejum simples e abstinência parcial na Quaresma: segundas, terças, quartas (exceto Quarta-feira de Cinzas) e quintas.

Já o jejum completo e abstinência consiste em uma refeição completa e duas menores que juntas são menos que uma refeição inteira. Não é permitido comer carne de animais de sangue quente, molhos e sopas de carne. Não é permitido comer entre as refeições. Bebidas são permitidas. Na Quaresma os dias de jejum e abstinência são as Quarta-feira de Cinzas, toda sexta e sábado (no Sábado Santo até meia noite), e durante o ano em cada uma das Quatro Temporas (vide abaixo), nas Vigílias de Pentecostes, Assunção, de Todos os Santos e de Natal do Senhor em 24 de dezembro e em toda sexta-feira do ano, exceto em dia de festa, se faz abstinência de carne.

As Temporas:
Do Advento: Ocorre na terceira semana do Advento, após o Domingo Gaudete;
Da Quaresma: Após o Primeiro Domingo da Quaresma;
De Pentecoste: Celebrada na Oitava de Pentecostes;
De Setembro: Terceira semana de setembro, entre a exaltação da Santa Cruz (14 de setembro) e a festa de Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro).

Quem tiver problemas de saúde que impeça ficar um período longo sem alimentar ou pelo seu estado, que exija esforço físico, faça uma penitência mais branda, até mesmo a de Paulo VI, procure uma orientação com seu padre, mas vamos dedicar nossas orações e penitências a Igreja neste doloroso momento de sua paixão, ofertamos a Deus pela conversão do clero modernista, que possamos ter de volta uma cristandade plena.

Temos ainda o jejum eucarístico, antes de tomar a Comunhão, que deve ser de três horas ou uma hora para aqueles com problemas de saúde ou idade.

Façamos penitência e imploremos a misericórdia de Deus

Que Nossa Senhora das Dores nos assista nesta hora e na hora de nossa morte!
São Miguel Arcanjo, chefe da milicia celeste, rogai por nós!
São José, Patrono da Igreja, rogai por nós!

Roosevelt Maria de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.