![]() |
Última Missa no Rito Romano Tradicional na Capela São José em Goiânia, Goiás, Brasil no dia 23 de março de 2024 |
Afinal, o que são os chamados "tradicionalistas" ou, como outros os chamam, restauracionistas, pelagianos, piedosos, arcaicos, intolerantes, radicais etc, que frequentam a Missa no Rito Romano Tradicional, alcunhada de tridentina, tradicional, em latim, gregoriana, de sempre ou ainda de São Pio V e que causam tantas rejeições, repulsas no meio católico pós-concílio do Vaticano II, em padres, bispos, cardeais e papas, afinal são monstros, demônios, anticristos?
Antes não havia rito de Missa em vernáculo na Igreja, somente entre os hereges; não havia altares-mesa no estilo luterano, somente entre os hereges; não havia “ministros da extraordinários da Eucaristia” leigos ou meninas coroinhas; não havia música mundana profana protestante na Missa, mas somente canto gregoriano; não havia Pachamama, Fiducia supplicans ou a necessidade de Summorum Pontificum; não havia seminários vazios, conventos vazios, paróquias abandonadas e escolas católicas fechadas; não havia fuga em massa de sacerdotes, religiosos; não havia “ecumenismo”, os fiéis não participavam de cultos acatólicos e padres, bispos, cardeais e o papa não frequentavam lojas maçônicas e chamavam hereges de irmãos separados ou diziam que infiéis, ateus estavam salvos em suas crenças pagãs; não mandava os católicos frequentarem cultos heréticos de anglicanos quando não tinham a Santa Missa; não havia “Católicos Carismáticos”, “Neo-Catecumenais”, liberais, padres cantores de calças apertadas, bombados, surfistas, sem batina, andando de calção, sem camisa; então antigamente não havia "tradicionalistas", porque não era necessário colocar uma separação entre os que eram católicos com os que apenas fingiam ser, pois todos os católicos, ou a sua maioria, aceitavam instintivamente o que a Santa Igreja ensinou, através dos papas, a verdade prescrita em nossa profissão de nossa fé, conheciam as Revelações e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Numa pesquisa realizada nos EUA pelo Centro de Pesquisa PEW, 69% dos entrevistados que diziam ser católicos, que frequentam a Missa ao menos uma vez na semana, respodeu que não acreditam na presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Hóstia Consagrada, não acreditam na Transubstanciação e que a Eucaristia é apenas um símbolo, fatos não só entre os "fiéis" mas também entre o clero. Dos 31% que acreditam na presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Hóstia, apenas 28% sabem que é ensinamento da Igreja a Transubstanciação.
Em outra pesquisa, esta realizada por um padre bi ritualista, Donald Kloster da Igreja de Santa Maria, nos Estados Unidos, realçou alguns dados interessantes de grupos que assistem à Missa Tradicional e dos que participam da Missa Nova. Realizada com 1.773 pessoas dos dois ritos apresentou os seguintes resultados: cerca de 2% dos católicos que assistem à Missa Tradicional aprovavam a contracepção, contra 89% dos que participam da pós-conciliar; 1% dos católicos que assistem à Missa Tradicional aprovavam o aborto, em comparação a 51% dos que assistem à Missa pós-conciliar; 99% dos católicos que assistem à Missa Tradicional afirmaram ir à missa semanalmente, contra 22% dos que assistem à Missa pós-conciliar; 2% dos que assistem à Missa Tradicional aprovavam o “casamento gay”, contra 67% dos que assistem à Missa pós-conciliar. As doações entre católicos que assistem à Missa Tradicional, é 6 vezes maior que as doações dos que frequentam a Missa nova. A taxa de natalidade entre os católicos que assistem a Missa Tradicional é 60% maior que os pós-conciliares.
Um grupo pequeno chamado de tradicionalistas que, segundo pesquisas respondem por 0,1% do número de católicos no mundo, isso quer dizer pouco mais que um milhão e trezentas mil pessoas em um universo de mais de um bilhão com menos de 0,2% de padres que celebram a Missa no rito Romano Tradicional, é motivo de tanta ira.
Respondendo então, o que é um "tradicionalista"? Somos apenas católicos. Católicos que continuam praticando a fé como ela é, sempre foi e será. Vivemos, essa Fé, como se as calamidades do pós-Vaticano II jamais tivesse existido. Cremos e prestamos culto a Deus como sempre foi na Santa Igreja e como deve ser.
Frequentamos a Santa Missa todos os domingos e festas de preceitos, a não ser que algo grave ou nosso dever de estado nos impeça; cremos que o casamento é indissolúvel é um Sacramento entre um homem e uma mulher; confessamos regularmente, pois somos pecadores e como tal reconhecemos nossas faltas e sabemos que não estamos salvos ainda; só nos aproximamos da Santa Comunhão em estado de graça e A recebemos de joelhos e na boca das mãos do sacerdote, único que pode tocá-las; cremos na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, na hóstia e no cálice e que ocorre a Transubstanciação nas palavras da Consagração dita pelo Sacerdote, persona in Christi, alter Christus; praticamos atos de piedades, sacrifícios, jejuns e abstinências como manda a Santa Igreja; que o papa, mesmo com sua deficiência, é o Vigário de Cristo na Terra e chefe da Igreja visível; cremos nos dogmas da Igreja, Céu, inferno, que Nossa Senhora é Mãe de Deus, na Santíssima Trindade, que Nosso Senhor Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiro Homem; somos contra o aborto e a eutanásia; a favor da vida; nosso fim é Deus.
Com tudo isso nós também divertimos, assistimos esportes, mas sem a paixão desordenada e os praticamos. Alguns jogam futebol, não no domingo que é dia do Senhor; outros surfam, fazem caminhada, corrida ou ciclismo; há até profissionais nos esportes; viajamos em férias, vamos a balneários, praias, não usamos trajes imodestos, à cidades históricas, e a outros países. Ouvimos músicas e assistimos a filmes, não com conteúdo imoral; vemos telejornais, canais no Youtube, que tenham bons conteúdos, navegamos na internet.
Queremos, acima de tudo, honrar a Deus da melhor maneira que podemos oferecer com o melhor culto para chegar ao Céu e contemplá-Lo face a face.
Assim é ser "tradicionalista".
Si mundus vos odit scitote quia me priorem vobis odio habuit - Ioannes XV: 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.