![]() |
| Igreja de São Pedro em Antioquia Imagem: Wikipedia |
Apresento um apanhado de trechos das cartas de Santo Ináciode Antioquia o qual escreveu enquanto era conduzido ao martírio, em tempo do imperador Trajano e jogada as feras em Roma entre 107 e 110 d. C.
Suas cartas, podem ser lidas na totalidade no blog AQUI, Santo Inácio, além de falar sobre a Santíssima Virgem, discorre sobre a necessidade da união com Deus, com Jesus Cristo e com os bispos; sobre a eucaristia, a divindade de Cristo que é o gerado não gerado que no Concílio de Nicéia será fixado no Credo.Para alguns seria a criança que Nosso Senhor tomou nos braços: E, tomando um menino, pô-lo no meio deles, e, depois de o abraçar (Mc 9, 35.
Bispo de Antioquia, onde alguns o situa como o segundo após Evódio e outros, como São Jerônimo, o coloca como o terceiro após São Pedro.
----
“Todos viveis segundo a verdade, que nenhuma heresia se aninha entre vós e que não deis ouvidos a ninguém que vos fale de qualquer coisa, a não ser de Jesus Cristo na verdade (Carta aos Efésios, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
De fato, existem algumas pessoas que dolorosamente costumam levar o Nome, mas agem de modo diferente e indigno de Deus; é preciso que eviteis essas pessoas como se fossem feras selvagens. Com efeito, são cães raivosos que mordem sorrateiramente (ib).
Existe apenas um médico, carnal e espiritual, gerado e não gerado, Deus feito carne, Filho de Maria e Filho de Deus (ib).
De fato, o nosso Deus Jesus Cristo, segundo a economia de Deus, foi levado no seio de Maria, da descendência de Davi e do Espírito Santo. Ele nasceu e foi batizado, para purificar a água na sua paixão (ib).
Ao príncipe deste mundo ficou escondido a virgindade de Maria, seu parto, e igualmente a morte do Senhor. Três mistérios retumbantes, que foram realizados no silêncio de Deus. Como, então, foram manifestados ao mundo? Um astro brilhou no céu mais que todos os astros, sua luz indizível e sua novidade causou admiração (ib).
É preciso não só levar o nome de cristão, mas ser de fato (Carta aos Magnésios, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
Jesus Cristo, que antes dos séculos estava junto do Pai e por fim se manifestou (ib).
Não vos deixeis enganar por doutrinas heterodoxas nem por velhas fábulas que são inúteis. Com efeito, se ainda vivemos segundo a lei, admitimos que não recebemos a graça (ib).
Aqueles que viviam na antiga ordem de coisas chegaram à nova esperança, e não observam mais aos sábados, mas o dia do Senhor (Domingo, nb), em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte (ib).
É absurdo falar de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, judaizar. Não foi o cristianismo que acreditou no judaísmo, e sim o judaísmo no cristianismo, pois nele se reuniu toda língua que acredita em Deus (ib).
Eu vos exorto, portanto, não eu propriamente, mas o amor de Jesus Cristo, a usar somente alimento cristão, abstendo-se de toda erva estranha, que é heresia. Aqueles que, para terem crédito, misturam Jesus Cristo consigo mesmo, são como aqueles que oferecem veneno mortal misturado com vinho melado. O incauto o toma com prazer, mas nesse prazer nefasto lhe dá a própria morte (Carta aos Tralianos, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
Aquele que está dentro do santuário é puro, mas aquele que está fora do santuário não é puro (ib).
Sede, portanto, surdos quando alguém vos fala sem Jesus Cristo, da linhagem de Davi, nascido de Maria, que verdadeiramente nasceu, que comeu e bebeu, que foi verdadeiramente perseguido sob Pôncio Pilatos, que foi verdadeiramente crucificado e morreu à vista do céu, da terra e dos infernos. Ele realmente ressuscitou dos mortos, pois o seu Pai o ressuscitou, e da mesma forma o seu Pai ressuscitará em Jesus Cristo também a nós, que nele cremos e sem o qual não temos a verdadeira vida (ib).
À Igreja que recebeu a misericórdia, por meio da magnificência do Pai Altíssimo e de Jesus Cristo, seu Filho Único; à Igreja amada e iluminada pela bondade daquele que quis todas as coisas que existem, segundo fé e amor dela por Jesus Cristo, nosso Deus; á Igreja que preside na região dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada feliz, digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que preside ao amor, que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai; eu a saúdo em nome de Jesus Cristo o Filho do Pai (Carta aos Romanos, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
Não sinto prazer pela comida corruptível. Nem me atraem os prazeres desta vida. Desejo o pão de Deus, que é a carne de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, e por bebida desejo o sangue dele, que é amor incorruptível (ib).
Filhos da luz verdadeira, evitai as divisões e más doutrinas. Onde estiver o pastor, aí deveis segui-lo como ovelhas. De fato, muitos lobos se fazem dignos de fé, através de aliciamento mau e cativam os que correm com Deus. Eles, porém, não terão lugar em vossa unidade (Carta aos Filadelfienses, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
Afastai-vos das plantas más, que Jesus Cristo não cultiva, porque elas não são plantação do Pai (ib).
Aqueles que, arrependendo-se, vierem para a unidade da Igreja, serão também de Deus, para que sejam vivos segundo Jesus Cristo. Não vos enganeis, meus irmãos. Se alguém segue cismáticos, não herdará o Reino de Deus, Se alguém caminha em conhecimentos estranhos, esse não participará da Paixão (ib).
Preocupai-vos em participar de uma só eucaristia. De fato, há uma só carne de nosso Senhor Jesus Cristo e um só cálice na unidade do seu sangue, um único altar, assim como um só bispo com o presbitério e os diáconos, meus companheiros de serviço (ib).
Se alguém vos interpreta o judaísmo, não o escuteis, porque melhor ouvir o cristianismo de homem circuncidado do que o judaísmo de incircunciso. Se ambos não falam a respeito de Jesus Cristo, são para mim estelas e túmulos de mortos (ib).
O evangelho, porém, tem algo mais especial: a vinda do Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, sua paixão e ressurreição. De fato, os amados profetas o haviam anunciado, mas o evangelho é a consumação da incorruptibilidade (ib).
Estais plenamente convencidos de que nosso Senhor é verdadeiramente da descendência de Davi segundo a carne, Filho de Deus segundo a vontade e o poder de Deus, nascido verdadeiramente da virgem, batizado por João (Batista, nb), para que toda justiça fosse cumprida por ele (Carta aos Esmirniotas, Santo Inácio de Antioquia, coleção Patrísticas Vol. 1, Padres Apostólicos, ed. Paulus).
Quero, porém, colocar-vos de sobreaviso contra as feras em forma humana. Não só não deveis recebê-las, mas, se possível, sequer encontra-las (ib).
Eles se afastam da eucaristia e da oração, porque não professam que a eucaristia é a carne de nosso Salvador Jesus Cristo, que sofreu por nossos pecados e que, na sua bondade, o Pai ressuscitou (ib).
Considerai legítima a eucaristia realizada pelo bispo ou por alguém que foi encarregado por ele. Sem o bispo não é permitido batizar, nem realizar o ágape (ib).”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Caso não tenha a identificação do autor (anônimo) ou sua origem via link não seja identificada e mesmo que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgarmos pertinente ou interessante ao assunto, como também poderá não ser publicado, mesmo com as devidas identificações do autor se julgarmos o assunto impertinente ou irrelevante. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reservamos o direito de publicar ou não, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos; de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que, contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta no próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.