(Formatação, Maria)
· \"Estabeleço hostilidade...\" (Gn 3,15).
· \"Deus te salve, cheia de graça.\" (Lc 1,28).
· \"Bendita tu entre as mulheres...\" (Lc 1,42).
2. MARIA, É A MÃE DE DEUS
O Concilio de Éfeso (431), sob o Papa São Clementino I (422-432), definiu solenemente que:
· \"Se alguém afirmar que o Emanuel (Cristo) não é verdadeiramente Deus, e que portanto, a Santíssima Virgem não é Mãe de Deus, porque deu à luz segundo a carne ao Verbo de Deus feito carne, seja excomungado.\" (Dz. 113).
Muitos Concílios repetiram e confirmaram esta doutrina:
· Concílio de Calcedônia (Dz. 148).
· Concílio de Constantinopla II (Dz. 218, 256).
· Concílio de Constantinopla III (Dz. 290).
Maria gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido, não tem uma natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem.
· \"Eis que uma Virgem conceberá...\" (Is 7,14).
· \"Eis que conceberás...\" (Lc 1,31).
· \"O que nascerá de Ti será...\" (Lc 1,35).
· \"Enviou Deus a seu Filho nascido...\" (Gl 4,4).
· \"Cristo, que é Deus...\" (Rm 9, 5).
3. A ASSUNÇÃO DE MARIA
O Papa Pio XII, na Bula \"Munificentissimus Deus\", de 1º de Novembro de 1950, proclamou solenemente o dogma da assunção de Maria ao céu:
· \"Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, cumprindo o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma ? gloria celeste\" (Dz. 2333).
A Virgem Maria foi assunta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela decomposição.
O essencial do dogma é que a Virgem foi levada ao céu em corpo e alma, com todas as qualidades e dotes próprios da alma dos bem-aventurados e igualmente com todas as qualidades próprias dos corpos gloriosos.
Entende-se melhor tudo ao recordar:
1. Maria foi isenta de pecado original e atual.
2. Teve a plenitude da graça.
Fundamentos deste dogma:
Desde os primeiros séculos foi um sentir unânime da fé do povo do Deus, dos cristãos. Os Santos Padres e Doutores manifestaram sua fé nesta verdade:
· São João Damasceno (séc. VII): \"Convinha que aquela que no parto havia conservado a íntegra de sua virgindade, conservasse sem nenhuma corrupção seu Corpo, depois da morte.\"
· São Germano de Constantinopla (séc. VII): \"Assim como um filho busca estar com a própria Mãe, e a Mãe anseia viver com o filho, assim foi justo também que Tu, que amavas com um coração materno a Teu Filho, Deus, voltasses a Ele.\"
Portanto, o fundamento deste dogma se depreende e é conseqüência dos anteriores.
4. MARIA É VIRGEM E MÃE, ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO
Em sentido próprio é a integridade física dos órgãos reprodutivos. Muitas vezes a virgindade de Maria foi atacada pelos hereges. É verdade da fé católica que Nossa Senhora ficou perfeitamente sempre virgem, antes do parto, no parto e depois do parto.
No Símbolo apostólico se diz: \"Nascido de Maria Virgem\"; nas antigas liturgias é freqüente o titulo de Maria sempre virgem. No Concílio Romano do ano 649 se definiu Maria Imaculada, sempre virgem, que concebeu sem concurso de homem e ficou também intacta depois do parto.
Na Sagrada Escritura temos a famoso trecho de Isaías 7, 14: \"Eis que uma virgem conceberá e dará a luz a um filho e o chamará Deus conosco\". O texto é certamente messiânico e, portanto a Virgem é Maria. No Evangelho cita-se esta profecia (Mt. 1, 18-23) e se conta com exatas palavras o nascimento virginal de Jesus, por obra do Espírito Santo. Os Padres da Igreja, no trecho de Ez. 44,2 veja a virgindade de Maria depois do parto: \"este pórtico ficará fechado. Não se abrirá e ninguém entrara por ele, porque por ele entrara Iahweh, o Deus de Israel, pelo que permanecera fechado\".
Toda a Tradição e concorde em defender a virgindade perpetua de Maria: Santo Agostinho afirma: \"A Virgem concebeu, a Virgem ficou grávida, a Virgem deu a luz, a Virgem é virgem perpetua\". A razão teológica deste dogma é clara e tão simples, ela esta na divindade do Verbo e na maternidade de Maria, ao qual repugnou toda a corrupção.
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