Salve Maria!
Se você
ainda não assistiu a uma Missa Tridentina (também conhecida como “Missa de
Sempre” ou ainda “Missa Antiga”), quatro aspectos lhe chamarão a atenção visual
e a auditiva:
✤ visual: o sacerdote voltado para
o Altar e o Crucifixo atrás do Altar.
✤ auditiva: o silêncio e o uso do
latim ao longo da celebração.
O Sacerdote voltado para o Altar: O padre está voltado para o
Tabernáculo e para o Altar, uma vez que ele oferece o Santo Sacrifício da
Missa. Alguns podem, a princípio, pensar que o padre dá as costas às pessoas. O
que acontece, porém, é que o padre e os fieis estão voltados para o Altar ou
versus Deum – para DEUS - e juntos oferecem suas orações durante a Missa. O
Sacerdote vai a frente, conduzindo e liderando os fieis, em uma bela peregrinação
até DEUS.
O Crucifixo: O Crucifixo fica atrás do Altar, lembrando-nos
que aquele sacrifício da Cruz e o sacrifício da Missa são o mesmo sacrifício.
O Silêncio: As pessoas entram na Igreja em silêncio, para
mostrar reverência pelo Santíssimo Sacramento no Tabernáculo e para se
prepararem, sempre em silêncio, para a Missa. Também há períodos de silêncio
durante o Canôn da Missa, enquanto o sacerdote está rezando silenciosamente no
Altar. O silêncio deve ser guardado também depois da Missa, ao sair da igreja.
A Língua Latina: Com exceção do sermão, o padre reza toda a Missa
em latim, a língua oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. O Ordinário da
Missa (ou Missal Romano Quotidiano) contém as orações fixas da Missa. Na mesma
página, você encontrará as orações em latim (a direita) e em português (a
esquerda), isso lhe ajudará a acompanhar a Missa. Além disso, ao final,
encontram-se alguns cantos que poderão ser entoados na Missa. A Epístola e o
Evangelho mudam de dia para dia, conforme o calendário litúrgico da Igreja e
nos auxiliam no culto a DEUS. Com o tempo, você aprenderá a manejar o Missal,
que é dispensável, se preferir acompanhar a Missa em silêncio ou rezando o
terço.
* O site
Missa Gregoriana, importante fonte de informações sobre a Missa Tridentina,
disponibiliza uma pequena explicação sobre a pronúncia dos fonemas em latim,
bem como o áudio do Canôn da Missa, tanto a parte que cabe ao Sacerdote, como
as respostas dos fiéis, para treinar ouvido e pronúncia. Você verá o quão suave
é o latim litúrgico, que imprime uma dignidade adicional à Santa Missa. Há
fieis que se acostumam logo de cara, outros levam mais tempo, mas o nosso
Português tem a vantagem de ser próximo ao latim, e, com o tempo, acompanhar a
Missa passa a ser fácil.
Acompanhando
a Missa
Como
mencionado acima, há aquelas leituras e orações que mudam de acordo com o
calendário litúrgico e nos auxiliam no culto a Deus. Entretanto, na obra de São
Leonardo de Porto Maurício, que escreveu um breve tratado sobre as Excelências
da Missa, podemos encontrar inspiração para adotar com fervor um método de
assistir à Santa Missa Gregoriana. Também é disponibilizado um escrito de Santo
Afonso Maria de Ligório intitulado A Grandeza do Santo Sacrifício da Missa.
O que eu
devo fazer?
✤ De pé, sentado ou ajoelhoado?
Se você
está indeciso ou não sabe quando ficar de pé, sentar-se ou ajoelhar, e se o
Missal não traz as marcações, simplesmente siga aqueles à sua volta.
✤ As Respostas:
Na Missa
Tridentina, os coroinhas respondem para o Sacerdote. A forma mais importante de
participação dos fiéis é a participação interior, por meio da qual prestamos
atenção à Missa e elevamos nossos corações e mentes em oração silenciosa.
Contudo, se você desejar se unir àquelas respostas e está familiarizado com a
pronúncia das respostas em latim, você poderá fazê-lo onde está indicado no
Missal, pelo símbolo: R.
A Santa
Comunhão
Na Missa
Tridentina, se recebe a comunhão de joelhos, na mesa de comunhão. Quem não
puder ajoelhar-se, pode obviamente receber a comunhão de pé. A nossa Capela
tem, mas se a igreja não tiver a mesa de comunhão, via de regra se usa o degrau
do altar. Observe onde os fiéis se ajoelham para comungar e faça o mesmo.
Recebe-se
a Hóstia sobre a língua (na boca), não nas mãos. Além disso, não se responde
“Amém” para o padre; ele o fará por você enquanto você recebe a Santa Comunhão.
A Igreja
Católica Apostólica Romana permite receber a Comunhão ao Católico que estiver
em estado de graça, guardar o jejum eucarístico e saber Quem vai receber. Está
em estado de graça aquele católico que se confessou validamente de todos os
pecados mortais ao padre antes da Missa.
✤Em que consiste o jejum
eucarístico?
O jejum
eucarístico é o fato de se comungar sem nenhum alimento comum no estômago, em
honra à Santíssima Eucaristia.
O
espírito do jejum eucarístico é de receber a Santa Comunhão como primeiro
alimento do dia. Quando o Papa Pio XII modificou a disciplina do jejum
eucarístico, devido à guerra, salientou que todos os que podiam deviam praticar
esse jejum, chamado natural: só tomar alimento depois da comunhão. Quem assiste
à Santa Missa cedo pode, muitas vezes, praticar esse jejum.
Apesar da
lei eclesiástica em vigor determinar apenas uma hora antes da comunhão para o
jejum eucarístico, todos os padres sérios pedem a seus fiéis que se esforcem
para deixar três horas, visto que uma hora não chega a ser nem mesmo um
sacrifício.
Caso as
crianças ou pessoas debilitadas precisarem tomar algo antes da comunhão, com
menos de três horas, procurem, ao menos, tomar apenas líquido, um copo de
leite, por exemplo.
É sempre
bom lembrar que a água pura não quebra o jejum.
Porém,
tendo se alimentado com menos de uma hora antes da hora da comunhão, não se deve,
de modo algum, se aproximar do Altar.
✤Que pecado comete quem comunga em
pecado mortal?
Quem
comunga em pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio.
✤O que deve fazer quem deseja
comungar e encontra-se em pecado mortal?
Quem
deseja comungar e encontra-se em pecado mortal não pode receber a Comunhão sem
recorrer antes ao sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato
de contrição.
É
importante lembrar que a parte principal da Missa é o Sacrifício incruento de
Nosso Senhor sobre o Altar. Na impossibilidade de se confessar para comungar, o
fiel pode fazer o que se chama de comunhão espiritual.
Santo
Afonso Maria de Ligório apresenta-nos uma oração belíssima que nos ajuda a
entender como é essa comunhão espiritual:
“Creio ó meu Jesus, que estais presente no
Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo-vos possuir em
minha alma. Mas como agora não posso receber-vos sacramentalmente, vinde
espiritualmente ao meu coração. E, como se já vos tivesse recebido, uno-me
inteiramente a vós, não consintais que de vós me aparte”.
Vestimenta
É
solicitado a todos – homens e mulheres – que venham à Missa vestidos como
requer a modéstia católica, uma vez que:
✤Estamos na presença do Santíssimo
Sacramento; e
✤As nossas roupas não devem causar
distração àqueles que estão em nossa volta.
Homens e
mulheres estão convidados a se apresentarem com roupas que demonstrem respeito
e veneração pela a dignidade do Mistério que se celebra – o Sacrifício
Incruento de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o Altar - e a terem um
comportamento nobre e respeitoso. Dispensam-se, assim, toda conversa, toda
bermuda, todo short, todo decote, mangas cavadas, todas as roupas
transparentes, justas e acima dos joelhos e o uso de celulares. As mulheres
usem vestido/saia.
Ninguém
que não esteja adequadamente trajado pode, a princípio, ser expulso de uma
igreja. A caridade manda acolher a todos. Contudo, espera-se que as pessoas
tenham o bom senso de entender o por que de usar de modéstia e decoro dentro de
uma igreja e evitem chamar a atenção para si. A pessoa que mais importa na
Missa é Nosso Senhor. A Ele devem ser dirigidos todos os olhares.
Abro um
parêntese para falar um pouco sobre os trajes:
Para os homens, o bom gosto e a modéstia, juntos, indicam que devem escolher
cores sóbrias em suas vestimentas e evitar o estilo esportivo, que não é
adequado nem mesmo em ocasiões festivas. O estilo esportivo é para praticar ou
assistir a esportes. O ideal seria o traje passeio completo, tendo em vista que
uma Missa pode ser comparada, em termos de vestimenta, a um evento social de
importância relevante. Mas, dentro das possibilidades de cada um, pode-se optar
(até por ser mais adequado a nosso clima campograndense) pelo chamado traje passeio
ou tenue de ville (traje esporte fino é uma denominação que não existe):
Mais
caprichado que o traje esporte, mas não tão sofisticado quanto o passeio
completo ou social, mesmo durante o dia não dispensa o blazer, com ou sem
gravata. Se for de terno (mais aconselhável) pode utilizar cores mais claras. À
noite o terno é escuro. As camisas podem ter botão no colarinho e os sapatos
podem ser de amarrar. Pode usar um modelo menos clássico e evite sapatos com
brilho (como os envernizados). Modelos com pesponto ou bico quadrado são uma
opção moderna para fugir do estilo clássico, sem perder a elegância. Com roupas
claras prefira os tons de marrom que combinam melhor, sem risco de comprometer
o seu visual (Maximu's Rigor).
Para as
mulheres, infelizmente, o mesmo site não serve, porque a "moda"
alterou o significado dos termos "passeio" ("tenue de
ville") e "passeio completo" para as senhoras e senhoritas,
levando-as a vestir trajes imodestos e de gosto duvidoso. Contudo, mesmo ao
usar saias e vestidos, as mulheres devem usar de bom senso, para não acabar
atraindo a atenção sobre si pelo mau gosto. Escrúpulo não é virtude.
Deselegância não é virtude. Para ser modesta, uma mulher/moça não deve
necessariamente deixar de ser atraente e se vestir como uma hippie, por
exemplo, com saias longas demais, que acabam se sujando, ao serem arrastadas
pelo chão. A se levar ao pé da letra a "moda antiga", o certo seria
que as mulheres se vestissem, hoje, como se vestia Nossa Santíssima Mãe, mas o
bom senso nos diz que isso não se deve fazer. Assim, evitem usar roupas de
1920, porque não há virtude nenhuma em chamar a atenção dessa forma.
Basicamente, a modéstia pede roupas que fujam da "última moda",que
cubram a pele e não exponham partes do corpo da mulher que, durante a Missa,
possam atrair a atenção dos homens e o olhar (de inveja ou deploração) das outras
mulheres. Li em algum lugar que o véu traz certa invisibilidade à mulher,
porque somente Nosso Senhor deve atrair as atenções de todos na Missa. Modéstia
no vestir deve traduzir essa invisibilidade.
Passeio
ou tenue de ville feminino: Vestidos (saias) em tecidos leves, tailleur.
Sapatos de salto médio ou alto. Jóias ou bijuterias discretas que combinem com
a roupa. Maquiagem discreta para o dia e um pouco mais intensa para noite.
Tecidos: linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza, javanesa, etc. Para o
dia, é mais clássico e discreto; para noite, é mais requintado.
Passeio
completo feminino: Os modelos dos vestidos e das saias são mais sofisticados,
aceitam um pouco de brilho (a noite), os tecidos, embora não mudem muito na textura
(linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza, microfibra, etc.), ganham em
sofisticação e cores. Sapatos podem ser de salto médio ou alto (sem exageros).
Bijuterias ou joia mais incrementadas. Joias, bijuterias e maquiagem acompanham
o estilo do traje escolhido, sendo mais discreto de dia e mais elaborado à
noite. Aqui, pode-se usar luvas curtas ou três quartos e chapéus: de abas
largas para ambientes abertos e de abas curtas para lugares fechados.
* Sobre o
uso da calça pelas mulheres, falaremos em um post a parte. De qualquer maneira,
não se comunga de calça e sem véu.
VÉU:
As mulheres devem usar o véu na igreja. Isso é determinação de São Paulo
Apóstolo, na Sagrada Escritura. Assim, as mulheres são encorajadas a usarem um
lenço longo ou uma echarpe, na impossibilidade de se conseguir um véu. Ao
fazerem isso, estarão expressando sua humildade e pureza diante de DEUS.
Não há
uma regra sobre a cor, mas costuma-se usar branco para as moças e preto para as
senhoras casadas e viúvas. Os véus coloridos não são proibidos, mas se deve
usar de bom senso e evitar cores berrantes, que chamem a atenção e distraiam os
fieis durante a Missa.
* Algumas
Capelas emprestam véus para a Missa àquelas senhoras/senhoritas que ainda não
têm um véu.
Após a
Missa
Você pode querer permanecer um
pouco mais depois de Missa, para a ação de graças ou simplesmente para fazer
companhia ao Santíssimo.
Aqueles que desejarem conversar são encorajados
a fazê-lo do lado de fora da igreja, em voz baixa, em respeito ao Santíssimo.
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