"Um Padre americano descobriu que, não só não era realmente um padre como nem mesmo era católico, tudo por causa da criatividade litúrgica do sacerdote que o batizou."
Carlos Esteban
Tradução: blog Salve Regina (sem revisão)
O padre Mattheu Hood, sacerdote da Diocese de Detroit, EUA desde 2017, teve uma reviravolta surpreendente em sua vida, após assistir um vídeo de seu batizado, que para muitos seria motivo de belas recordações, para o padre Hood acabou sendo um tremendo choque, pois decobriu que não foi batizado validamente, significando ainda que, não era um padre e os Sacramentos por ele ministrados - eucarística e principalmente penitência - eram igualmente inválidos.
Felizmente o padre Hood conseguiu, de certa forma, remediar o dano, informou as autoridades eclesiásticas do ocorrido e em pouco tempo recebeu novamente o Batismo, o Crisma e a Ordem.
Mas, o que ele viu naquele vídeo que provocou toda essa preocupação? A mesma coisa que já foi dita e discutida, a fórmula, não só do Batismo, como de qualquer Sacramento, não pode ser alterada sem o invalidar, e o que alguns sacerdotes fizeram, ao ceder a tentação da "criatividade litúrgica"? Substituíram o "Eu te batizo" por "nós te batizamos", supostamente para incluir toda a "comunidade" na recepção do "novo" católico à fé.
Em 24 de junho de 2020, a Congregação para a Doutrina da Fé reafirmou, em Nota Doutrinal, que o batismo conferido com a fórmula "nós te batizamos" não é válido e quem foi supostamente batizado com essa fórmula deve ser batizados e ainda, o padre, acrescentado ao documento, "não tem autoridade de dispor à vontade da fórmula sacramental", documento pode ser visto aqui. O parágrafo 1240 do Catecismo da Igreja Católica estipula que a fórmula válida para o Sacramento do Batismo na Igreja latina é: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, após pronunciar, o sacerdote, o nome do catecúmeno.
A história bizarra do padre Hood foi relatada pelo acerbispo de sua diocese, Allan Vigneron, que em uma carta pastoral publicou: "O "diácono" Mark Springer, que teria batizado o padre Hood, utilizou está fórmula invalida (nós te batizamos) na Paróquia de Santa Anastasia em Troy, Michigan-EUA, entre os anos de 1986 e 1999", diz o arcebispo na carta para os fiéis. "A paróquia e a Arquidiocese de Detroit, estão empenhadas em contatar aqueles que o diácono supostamente batizou, para que possam receber os Sacramentos de forma válida. A arquidiocese inquirou publicamente o diácono para informar aqueles que não pudemos informar.
O mesmo esforço será feito, continua o arcebispo, para localizar os fiéis das paróquias do Divino Menino, em Dearborn e de São Lourenço, em Utica, onde o padre Hood exerceu seu ministério, para explicar a situação e corrigir o que é devido".
Fonte: https://infovaticana.com/2020/08/24/seguro-que-esta-usted-bautizado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário sobre a postagem, leia: Todo comentário é moderado e deverá ter o nome do comentador. Comentário que não tenha a identificação do autor (anônimo), ou sua origem via link e ainda que não tenha o nome do emitente no corpo do texto, bem como qualquer tipo de identificação, poderá ser publicado se julgar pertinente o assunto. Como também poderá não ser publicado, mesmo com as identificações acima tratadas, caso o assunto for julga impertinente ou irrelevante ao assunto. Todo e qualquer comentário só será publicado se não ferir nenhuma das diretrizes do blog, o qual reserva o direito de publicar ou não qualquer comentário, bem como de excluí-los futuramente. Comentários ofensivos contra a Santa Madre Igreja não serão aceitos. Comentários de hereges, de pessoas que se dizem ateus, infiéis, de comunistas só serão aceitos se estiverem buscando a conversão e a fuga do erro. De indivíduos que defendem doutrinas contra a Verdade revelada, contra a moral católica, de apoio a grupos ou ideias que contrários aos ensinamentos da Igreja, ao catecismo do Concílio de Trento, ferem, denigrem, agridem, cometem sacrilégios a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Mãe de Deus, seus Anjos, Santos, ao Papa, ao clero, as instituições católicas, a Tradição da Igreja, também não serão aceitos. Apoio a indivíduos contrários a tudo isso, incluindo ao clero modernista, só será publicado se tiver uma coerência e não for qualificado como ofensivo, propagador do modernismo, do sedevacantismo, do protestantismo, das ideologias socialistas, comunistas e modernistas, da maçonaria e do maçonismo, bem como qualquer outro tópico julgado impróprio, inoportuno, imoral, etc. Alguns comentários podem ser respondidos via e-mail, postagem de resposta no blog, resposta do próprio comentário ou simplesmente não respondido. Reservo o direito de publicar, não publicar e excluir os comentários que julgar pertinente. Para mensagens particulares, dúvidas, sugestões, inclusive de publicações, elogios e reclamações, pode ser usado o quadro CONTATO no corpo superior do blog versão web. Obrigado! Adm do blog.